InícioGeralGramado e CanelaProjeto do Trem Regional tem previsão de ser concluído até novembro

Projeto do Trem Regional tem previsão de ser concluído até novembro

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – O município de Cambará do Sul foi anfitriã para a reunião mensal da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), na manhã de sexta-feira, (13).
O encontro iniciou com explanação do presidente do consórcio do projeto do Trem Regional da Serra Gaúcha, Arnildo Schildt. Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e outros municípios, totalizando 14, deverão promover reuniões, nas quais será apresentado o traçado da futura linha férrea.

Pelo pré-projeto, irá de Bento Gonçalves a Vacaria. Das cidades que compõem a Amserra, Cambará do Sul, Canela e Nova Petrópolis já possuem Lei autorizativa para fazerem parte do consórcio.

“Com investimento de 1,5 bilhão de dólares, a ideia é concluir o projeto até o próximo mês de novembro. Serão 372 km de trilhos e estações em todas as cidades contempladas com a linha férrea”, afirma Schildt.

No dia 25, na UCS, em Caxias do Sul, ocorrerá um grande encontro com líderes municipais para finalizar o pré-projeto. “O Governo Federal apoia o projeto, mas a lei brasileira permite que os vagões andem a apenas 40km/hora e existe um o pedido para que seja liberado a velocidade de 80km/hora. Grupos de investidores da China e dos EUA estão interessados no projeto”, disse Arnildo.

Marcha dos prefeitos
O prefeito de Canela e presidente da Amserra, Constantino Orsolin, abordou sobre a Marcha dos Prefeitos, que ocorreu em Brasília, de 25 a 28 de abril. Entre os assuntos, anova Lei de Improbidade Administrativa, royalties do petróleo, regime próprio de previdência, nova Lei das Licitações, piso do magistério, plano de saneamento básico municipais e comentou ainda a respeito dos percentuais que não foram alcançados pelos municípios em 2020 e 2021, que poderão ser corrigidos até 2023, além de mobilidade de trânsito.

Ficou acordado que a Amserra enviará correspondência para a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) demonstrando a preocupação de todos e pedindo especial atenção no que diz respeito a reforma tributária sobre o ISSQN que será somado junto ao ICM’s.

Estavam presentes no encontro, além dos já citados os prefeitos de Nova Petrópolis Darlei Wolf e de São Francisco de Paulo, Marcos Aguzzolli, além do vice-prefeito de Gramado. Luia Barbacovi. O próximo encontro da Amserra ocorrerá dia 10 de junho, em Nova Petrópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido