GRAMADO – Na última quinta-feira (18), a Secretaria da Saúde de Gramado participou do encontro “Excelência na estruturação de programas de atendimento a usuários de cateterismo intermitente limpo”, promovido pelas empresas Coloplast e Samyras e que reuniu representantes de diversas prefeituras do Estado em Porto Alegre.
Na ocasião, Gramado foi convidado a apresentar o case de sucesso na implantação e estruturação do Protocolo de Atendimento a Pacientes em Cateterismo Vesical Intermitente, iniciativa que vem garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do município. O programa teve início em 2022, com um projeto piloto que contemplou quatro pacientes com o cateter hidrofílico, insumo que proporciona maior conforto, autonomia, menor risco de infecções urinárias e mais praticidade no uso diário.
Atualmente, o município atende nove pacientes com cateter hidrofílico e outros 20 usuários com o kit de cateterismo tradicional, sempre seguindo critérios técnicos definidos em protocolo, que também orienta inclusão, acompanhamento e dispensação de insumos.
Durante o encontro, a diretora da Atenção Básica, Daniele Swaizer, e a enfermeira Karolina Kanzler apresentaram a experiência exitosa na sistematização dos atendimentos, os resultados obtidos e exibiram um vídeo com depoimentos de usuários, que destacaram os benefícios e a melhoria na qualidade de vida proporcionada pela iniciativa. “Com essa experiência, a Secretaria da Saúde de Gramado reforça seu compromisso com a humanização do cuidado, o uso racional de recursos e a valorização de tecnologias em saúde que transformam a vida dos pacientes”, destaca Daniele.