REGIÃO – Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amsera) participaram na quarta-feira (31) da Assembleia Geral de Prefeitos, promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – (Famurs), na Expointer, em Esteio.
Temas como apresentação do Plano de Inovação aos Municípios, o termo de cooperação junto ao Sebrae-RS, com objetivo de fomentar a educação empreendedora e qualificação de professores e também a retomada do Prêmio Boas Práticas foram tratados no tradicional encontro.
No evento, foi entregue aos candidatos ao Governo do Estado presentes um ofício da entidade, elencando as prioridades da região (ver abaixo). Os candidatos que não estavam no encontro receberão o ofício em seus comitês de campanha eleitoral.
“A Amserra busca o desenvolvimento da região e o comprometimento dos candidatos com as proposta elencadas para que sejam viabilizadas em favor de todos os municípios. Após a eleição, será feito um novo contato com o eleito com a finalidade de promover um estreitamento no relacionamento com a região para que implementem as demandas apresentadas e validadas por todos os prefeitos”, disse o prefeito de Canela e presidente da Amserra, Constantino Orsolin.
A Amserra já enviou também pedido de audiência com o governador Ranolfo Vieira Junior. Na oportunidade será entregue ofício solicitando atendimento a essas demandas.
Prioridades solicitadas
Mais efetivo para Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros (CB). Aeroporto Regional das Hortênsias; manutenção das rodovias pela EGR e DNIT; manutenção periódica da RS115 e RS235, bem como como a limpeza nas placas de sinalização; construção de novas lombadas eletrônicas, PPP (parceria Público Privada); saneamento e ampliação de atendimento das redes de água pela Corsan; melhorias e adequações necessárias nas escolas estaduais; que sejam sanadas as dívidas da Saúde e Transporte Escolar com os municípios.
Na área de pavimentações foram elencadas: Rota Panorâmica (Canela/Três Coroas); estrada Gramado/Santa Maria do Herval (ERS 373) e a (ERS 476); estrada Canela/Lajeado Grande em São Francisco de Paula; e, a via Nova Petrópolis/Gramado a ser duplicada. Um pedido especial, de que o próximo secretário de Estado do Turismo do RS seja uma pessoa da região também faz parte do documento.