GRAMADO – Desfile de craques do futsal nacional e mundial no Perinão nesta semana com a Super Copa de Futsal, está atraindo um grande número de torcedores. A Copa terá nesta sexta-feira (3), a semifinal com os confrontos iniciando a partir das 19h, com Praia Clube x Atlântico e na sequência, 21h, Magnus Futsal x Joinville.
Os donos da casa, a SER Gramado atuou diante da ACBF, Joinville e Praia Clube. Derrotas pelo placar de 5 a 0; 6 a 1 e 5 a 1, com destaque para os gols de Tetê. A equipe gramadense foi eliminada, assim como ACBF, Minas Futsal e Pato Futsal.
A decisão do título será neste sábado (4), às 11h. Para fazer acontecer a competição, nos bastidores muitos anônimos atuam para que tudo ocorra dentro da normalidade, para que os principais protagonistas, os atletas, façam o melhor dentro de quadra.
Mais de 80 pessoas estão atuando diretamente na competição. Somente das delegações das sete equipes, são mais de 270 pessoas. O secretário de Esportes e Lazer, Lucas Roldo, celebrou esta oportunidade que o esporte está proporcionando para a economia gramadense e oportunizando o incremento na renda e geração de emprego para as pessoas.
“Além de nós trabalhar o esporte como ferramenta de ensino, utilizamos também para movimentar a economia com o turismo esportivo, principalmente no período de baixa temporada, onde as pessoas além de vir nos eventos aproveitam a nossa qualificada gastronomia e hotelaria. A Super Copa com certeza é mais um ‘case’ que reúne equipes de alto rendimento, atraindo gramadenses e moradores de outras cidades”, revelando que muitos familiares de atletas estão em Gramado para acompanhar a competição e desfrutar das atrações turísticas da cidade. “Além de estarem aqui na cidade, alguns já estão reservando hotéis quando estiverem de férias no final do ano”, destacou.
Comemorando as vendas
Para quem está habituado a ir no Perinão acompanhar competições, uma das paradas obrigatórias é abaixo da arquibancada localizada atrás de uma das goleiras, à direita de quem acessa o ginásio pelo portão principal.
O Bar do Perinão é onde os torcedores e atletas se encontram para aquela resenha. E os proprietários do ponto, Cláudio e seu filho, Denner Kramer estão sendo beneficiados com a Super Copa Gramado de Futsal. Devido a demanda de atendimentos, um bar extra foi preciso ser instalado na arquibancada e com isso aumentando consideravelmente as vendas.
Normalmente, são comercializados cerca de 50 pasteis diariamente e com a competição, este número foi elevado para 300. Bebidas como a cerveja também incrementou as vendas com 50 fardos em cada dia do torneio. “É muito importante não somente para nós aqui no bar, mas para todos os setores de Gramado, competição como esta agrega mais emprego e renda”, disse Denner.
Além do famoso ‘pastel do Claudião’, quem está frequentando o Perinão, também pode aproveitar outra guloseima de sucesso que é a pipoca. Doce ou salgada, o consumo está sendo satisfatório, informou o comerciante Reginaldo Lopes, que veio de Porto Alegre com o seu carrinho chamado de Kid Mais.
“Está sendo uma experiência muito boa, diferente daquilo que estou acostumado e aproveitando que estou também divulgando meu trabalho”, disse ele que tem como local de trabalho o Brique da Redenção, na capital gaúcha.

Texto: Tiago Manique/JIH – [email protected]