A Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultura Ipiranga, da Várzea Grande, no Vale das Montanhas, foi reinaugurada na sexta à noite, quando também foram comemorados seus 77 anos de fundação e os 69 anos de emancipação político de Gramado, com um maravilhoso jantar de casais, apresentações culturais do grupo Neusa Martinotto e do artista Rafael Dallarosa e baile com a banda Cia Show 4.
O prefeito Nestor Tissot e a primeira-dama Jandira, alguns vereadores e membros da imprensa também participaram do evento. Os 150 casais presentes eram compostos por pessoas da localidade, e de outras partes de Gramado, que vieram conferir a nova fase da Ipiranga.
O Mestre do Cerimonial, Fernando Gusen, leu um lindo histórico da sociedade e do bairro. Um breve vídeo do antes e do depois da Ipiranga foi exibido, com diversos depoimentos de familiares dos fundadores e envolvidos na obra de revitalização, todos muito emocionados com a boa nova. Durante a celebração também aconteceu a inauguração da galeria com fotos de ex-presidentes da Sociedade.
O único sócio fundador vivo é Alsino Altreiter, de 91 anos, que tinha apenas 14 anos no ano da fundação. Ele não estava presente, mas foi homenageado com a presença de quatro dos seus cinco filhos; João, César, Cícero e Felipe. Roselen não pôde comparecer. (Na foto César, João, o presidente Ademir, Cicero e Felipe).

O prefeito Nestor Tissot e o vereador Cícero Altreiter, que são do bairro, discursaram e destacaram a força econômica e a união de longa data entre os moradores. O prefeito também citou que o município tem muitas sociedades e que a Prefeitura sempre as apoia para manterem as atividades tão importantes para a recreação, lazer e espaço para os eventos das famílias, que são as que às constroem e mantém.
O presidente, Ademir Correa, destacou as parcerias para a reforma e concluiu tratar-se do “resgate histórico e da dignidade de uma comunidade”. Os sócios da GoodsBr Empreendimentos, que financiou a reforma no vultuoso montante de setecentos mil reais, primos Josué Neumann Spengler e Mateus Secco Neumann, disseram que assinaram esta parceria porque compreendem a importância de um lugar destes para a comunidade em geral usufruir em seus momentos de lazer e entretenimento.
Mateus tem três filhos pequenos e Josué uma menina de dez anos. Por isso ambos destacaram que buscam, também, um lugar melhor e confortável para seus próprios filhos. Mateus é arquiteto de formação e também assinou o projeto de revitalização. A obra foi feita em tempo recorde e precisou de muita união e suor nos últimos dias. Todos os empenhados na obra dedicaram muitas horas a mais por dia na última semana para vencer a lista de tarefas.

O arquiteto Mateus acabou pegando no cabo da enxada para garantir que inclusive a jardinagem estivesse linda na grande noite. A poucos dias da inauguração a reportagem do Jornal Integração fez uma live do local, quando o diretor do meio de comunicação, Cláudio Scherer, o entrevistou (foto) e mostrou que ainda faltava muita coisa para ficar pronto.
Mateus, o presidente Ademir e todos os envolvidos se mostravam confiantes e perseverantes, e venceram. O dia 15 de dezembro agora tem mais um grande significado para Gramado, marcado nas palavras do presidente Ademir “o resgate da dignidade de uma comunidade”.
E dando a devida importância ao acontecimento, o prefeito Nestor, que estava em Brasília divulgando o município turístico e angariando recursos para as obras necessárias para o bom funcionamento da cidade mais desejada do Brasil, pegou um voo mais cedo e veio direto para o baile.
A noite estava chuvosa, o estacionamento novo quase não deu conta, virando um atoleiro, mas ninguém reclamou. De certa forma todos os que vieram estavam de espírito manso e entendiam que aquela chuva toda era de pura benção. Também havia prestativos e gentis ajudantes que com seus guarda-chuvas conduziam as finas damas para dentro, secas e seguras. O casal presidente, Ademir Correa e Estela, foram muito atenciosos e simpáticos. Depois que todos estavam bem servidos com o jantar estimularam todos a dançar até a madrugada. Tudo estava magnifico, foi uma noite memorável.