CANELA – O Campus Universitário da Região das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul (UCS) abriu, recentemente as inscrições para o Mestrado em Educação, durante uma palestra promovida pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação.
O encontro teve como objetivo esclarecer o processo seletivo e aproximar os interessados da proposta acadêmica. O curso de pós-graduação stricto sensu está previsto para março de 2026 e oferece 20 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão.
Na oportunidade, a coordenadora do PPG em Educação, professora Eliana Rela, apresentou a trajetória do programa, que soma 16 anos de atuação entre mestrados e doutorados, e destacou o impacto da formação continuada para a docência. Segundo ela, a realização de um mestrado amplia a formação de professores de escolas públicas e particulares, tanto em nível profissional quanto pessoal.
“Contribui para o desenvolvimento acadêmico, incentiva a reflexão crítica e fortalece as habilidades de pesquisa aplicáveis em sala de aula. Além disso, proporciona valorização profissional, melhores oportunidades de carreira e repercute diretamente na qualidade do ensino e na inovação educacional”, afirmou. A programação também contou com orientações práticas do professor José Edimar de Souza sobre a elaboração do currículo na plataforma Lattes (CNPq), requisito do processo seletivo.
Já o mestrando Rodrigo Luis de Quadros falou sobre sua trajetória no mestrado e as professoras Andréa Wahlbrink Padilha da Silva e Cristina Maria Pescador apresentaram as linhas de pesquisa e o corpo docente do PPG. A professora Nilda Stecanela encerrou a palestra com explicações sobre a construção do projeto de pesquisa. Para Eliana Rela, o perfil buscado pelo programa é de candidatos comprometidos com a melhoria da educação, capazes de desenvolver análises críticas e dispostos a propor soluções inovadoras para os desafios educacionais.
A diversidade de experiências e perspectivas, segundo ela, é valorizada como elemento enriquecedor das pesquisas. O diretor do Campus UCS Hortênsias, professor Gilberto Hummes, reforçou a importância regional da iniciativa: “A nova turma do Mestrado em Educação fortalece o papel da UCS na Região das Hortênsias, promove a formação de profissionais qualificados, impulsiona a pesquisa e contribui para o desenvolvimento educacional e comunitário”.