GRAMADO – O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Manotaço é uma das instituições de maior reconhecimento em Gramado, seja pela sua expressiva contribuição para o fortalecimento da cultura gaúcha ou pelos eventos que realiza, sempre com o propósito de aproximar o tradicionalismo da comunidade.
Mais do que um espaço físico, o CTG é um celeiro de valores: ali, homens, mulheres, jovens e crianças se dedicam diariamente ao estudo, à vivência e ao amor pelas tradições do Rio Grande do Sul, mantendo vivo o espírito gaúcho.
Na noite desta segunda-feira (15), durante a sessão ordinária descentralizada realizada na sede do CTG, a Câmara Municipal de Gramado entregou moções de reconhecimento a jovens que se destacam na preservação e promoção do tradicionalismo:
- Mariana Prochsch Caberlon – 1ª Prenda Juvenil da 27ª Região Tradicionalista na 55ª Ciranda Cultural de Prendas. Ao longo de sua trajetória, Mariana demonstrou profundo conhecimento da história, dos costumes e dos valores gaúchos, aliando postura exemplar e compromisso com a causa cultural.
- Enzo Rodrigues Haack – atual 1º Piá Farroupilha da 27ª Região Tradicionalista. Iniciou sua trajetória no CTG Manotaço aos 8 anos, passou pela invernada pré-mirim e hoje integra a invernada mirim. Em 2023 conquistou o Crachá de 2º Piá Farroupilha no concurso interno do CTG.
- Gabriele Zanotti de Azevedo – 1ª Prenda Mirim do CTG Manotaço – Gestão 24/25 e atual 1ª Prenda Mirim da 27ª Região Tradicionalista. Gabriele tem se destacado por sua dedicação à cultura gaúcha e engajamento em ações sociais e culturais.
- Tarlis Tomasini (Lili) – apaixonada por cavalos e pelas tradições desde os 7 anos, participa de cavalgadas, desfiles e rodeios. Sua trajetória é marcada por conquistas expressivas, incluindo títulos como Campeã Brasileira de Laço, Campeã de Duelos femininos e mistos e Campeã da Fecars, consolidando seu nome entre os grandes talentos do laço no Estado.
“Mariana, Enzo, Gabriele e Tarlis são exemplos de jovens que respiram tradição e inspiram nossa comunidade. Esta homenagem é uma forma de valorizar e incentivar atitudes que fortalecem o desenvolvimento social e cultural de Gramado. Vocês nos enchem de orgulho e ajudam a manter viva a chama do tradicionalismo”, destacou o vice-presidente do Legislativo, vereador Rafael Ronsoni.