GRAMADO – A Gramadotur trabalha na desmobilização de todos os espaços utilizados na 53a edição do Festival de Cinema de Gramado, em conjunto com os fornecedores. Em tempo recorde, a autarquia já liberou a Rua Coberta e a Praça Major, pontos nobres da cidade, além do clube Sociedade Recreio Gramadense. Já o Palácio dos Festivais, será finalizado dentro de poucos dias. Após o sucesso da edição, todas as equipes da Gramadotur estão empenhadas em finalizar as desmontagens o mais breve possível.
Esta edição histórica teve um público intenso e movimentou a Serra Gaúcha reunindo cineastas, artistas, jornalistas e estudantes. Durante os onze dias de evento a cidade recebeu cerca de 400 mil visitantes. No total, mais de 1600 ingressos foram vendidos, além de 7280 cortesias oferecidas a convidados e patrocinadores. O festival também contou com atividades abertas ao público, como os debates com elenco e diretores das produções e sessões de reprise dos filmes em competição. Reforçando o compromisso com o cinema brasileiro e sua amplificação, o evento recebeu mais de 350 jornalistas e criadores de conteúdo de diferentes cidades do Brasil e países da América Latina.
O maior festival de cinema do Brasil exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas — longas brasileiros de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos — além de produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreia de série e sessões especiais. Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos.