GRAMADO – O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul divulgou recentemente, um levantamento que avalia o nível de maturidade dos 497 municípios gaúchos em relação a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). A Prefeitura de Gramado alcançou um resultado expressivo, alcançando a 25ª colocação entre todas as cidades gaúchas, com pontuação 0,568 na classificação geral. A análise utilizou um Índice de Maturidade (IM), variando de 0 a 1, fundamentado em quatro dimensões essenciais para a administração pública: Governança das Contratações; Planejamento; Controle; e Tecnologia.
O diretor da Área de Licitações e Contratos, Frederico Pellicioli, destaca que somente em 2025 foram realizados mais de 300 processos licitatórios, entre Pregões Eletrônicos, Concorrências Eletrônicas, Dispensas e Inexigibilidade. “Este resultado demonstra o compromisso da nossa equipe com uma gestão eficiente e transparente no trato com os recursos públicos”, avalia Frederico. Gramado foi classificada no nível de Maturidade ‘Básico’, o que, no contexto atual do estado, representa uma performance de elite.
Para se ter uma ideia da importância desta conquista, o relatório aponta que 67,4% dos municípios gaúchos ainda estão em estágio ‘Insuficiente’. “A transição plena para a Nova Lei de Licitações é um desafio nacional, e Gramado reafirma seu papel de referência em gestão pública, garantindo segurança jurídica e econômica para o contribuinte”, avalia o prefeito Nestor Tissot.










