GRAMADO – A quinta temporada do Observatório Iecine estreia neste sábado (6/9), às 19h30, na tela da TVE, uma série de quatro episódios sobre o 53° Festival de Cinema de Gramado. Exibido quinzenalmente, o programa – realizado pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – apresenta entrevistas, matérias e coberturas sobre o cinema do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (10/9), às 18h, haverá reprise.
O primeiro dos quatro episódios, gravados durante o evento, traz um especial sobre os longas gaúchos em competição, reunindo entrevistas com realizadores e críticos de cinema, como Cristiano Aquino, Paulo Casanova e Ticiano Osório. O segundo episódio faz um resumo das atividades do Iecine com homenageados, anúncios e depoimentos institucionais. Entre os entrevistados do episódio, está o secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Eduardo Loureiro, que conversa sobre a importância do Festival de Cinema de Gramado para a cultura gaúcha e nacional.
Já o terceiro programa aborda o evento de mercado do festival, o Conexões Gramado Film Market, com pautas sobre inovação, ecossistemas audiovisuais, debates sobre regulação do streaming e inteligência artificial. O episódio traz falas de convidados, organizadores e gestores públicos, entre eles Joelma Gonzaga, Marcelo Freixo, Marcos Santuário, Rosa Helena Volk e Vera Zaverucha. O capítulo final da série exibe um apanhado de temas diversos com artistas participantes do evento, como Bárbara Colen, Caio Blat, Edson Celulari, Johnny Massaro e Vitória Strada.
O Observatório Iecine tem direção de programação de Sofia Ferreira, que divide apresentação com Andrea Camboim, e Matheus Walter assina a direção de episódios e a edição. O programa conta com apoio da Cinemateca Paulo Amorim (vinculada ao Iecine) e da TVE, emissora pública vinculada à Secretaria de Comunicação (Secom). A atração pode ser vista ao vivo pela TVE (canal digital 7.1) e pelo site da emissora, e a gravação será disponibilizada nos canais do Iecine e da TVE no YouTube.
Serviço
Nova temporada do Observatório Iecine
Quando: Sábado (6/9), às 19h30, com exibição quinzenal (reprise na quarta-feira (10/9), às 18h)
Onde: Ao vivo pela TVE (canal digital 7.1 e site) – a gravação ficará disponível no YouTube (canais do Iecine e da TVE)