InícioEducaçãoGramado e CanelaEstudantes recebem orientação sobre Educação Fiscal

Estudantes recebem orientação sobre Educação Fiscal

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A Educação Fiscal é tema de palestras na rede escolar, um trabalho de conscientização que vem sendo realizado pelo município, não só nas salas de aula, mas levando informações para toda a comunidade.

O programa é apresentado mesclando entretenimento e criatividade que são formas dos alunos verem e praticarem de uma forma diferente uma questão tão importante no cotidiano das pessoas, que é a educação fiscal.

Na semana passada, o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo, esteve ministrando palestra com os alunos da Escola Municipal Bertholdo Oppitz, com a temática Educação Fiscal.

Na oportunidade, foi explanado aos alunos a respeito da importância dos tributos e a destinação dos mesmos, já que a educação fiscal possui um papel de grande importância dentro da formação do cidadão, que no seu dia a dia faz compras e paga impostos.

Na palestra foi abordado sobre o principal tema, a Educação Fiscal que assenta-se sobre dois pilares básicos, que sustentam todas as ações desenvolvidas, a conscientização da sociedade sobre a importância, necessidade e justificativa para o pagamento de tributos.

A ação cidadã da população no acompanhamento, fiscalização e monitoramento da aplicação desses tributos para a melhoria das condições de vida do país como um todo.
Com relação à importância dos tributos, a Educação Fiscal abrange também a função social, o combate à sonegação, contrabando, ao descaminho e à pirataria.

Trabalha também a conscientização sobre as teorias financeiras da arrecadação, do orçamento público instigando o cidadão a aprender e entender seu papel como contribuinte solidário e participativo que beneficia a todos, inclusive a ele próprio.

Um folder sobre educação fiscal, organizado pela Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, foi distribuído aos alunos, incentivando as pessoas a pedirem suas notas fiscais ao efetuarem suas compras no comércio local e para que façam a adesão programa estadual, que distribui prêmios em todo o Estado.

Luciano Melo, secretário destacou a importância do envolvimento das escolas no programa de educação fiscal, com projetos que envolvem os alunos numa prática que busca a conscientização.

“Na palestra abordamos a importância social do tributo, mas principalmente o resgate de valores, como ética, empatia, respeito, cidadania, cooperação, solidariedade, direitos e deveres, buscando sempre a conscientização de todos no sentido de desenvolver o pensar coletivo”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido