InícioEducaçãoGramado e CanelaEstudantes recebem orientação sobre Educação Fiscal

Estudantes recebem orientação sobre Educação Fiscal

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A Educação Fiscal é tema de palestras na rede escolar, um trabalho de conscientização que vem sendo realizado pelo município, não só nas salas de aula, mas levando informações para toda a comunidade.

O programa é apresentado mesclando entretenimento e criatividade que são formas dos alunos verem e praticarem de uma forma diferente uma questão tão importante no cotidiano das pessoas, que é a educação fiscal.

Na semana passada, o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo, esteve ministrando palestra com os alunos da Escola Municipal Bertholdo Oppitz, com a temática Educação Fiscal.

Na oportunidade, foi explanado aos alunos a respeito da importância dos tributos e a destinação dos mesmos, já que a educação fiscal possui um papel de grande importância dentro da formação do cidadão, que no seu dia a dia faz compras e paga impostos.

Na palestra foi abordado sobre o principal tema, a Educação Fiscal que assenta-se sobre dois pilares básicos, que sustentam todas as ações desenvolvidas, a conscientização da sociedade sobre a importância, necessidade e justificativa para o pagamento de tributos.

A ação cidadã da população no acompanhamento, fiscalização e monitoramento da aplicação desses tributos para a melhoria das condições de vida do país como um todo.
Com relação à importância dos tributos, a Educação Fiscal abrange também a função social, o combate à sonegação, contrabando, ao descaminho e à pirataria.

Trabalha também a conscientização sobre as teorias financeiras da arrecadação, do orçamento público instigando o cidadão a aprender e entender seu papel como contribuinte solidário e participativo que beneficia a todos, inclusive a ele próprio.

Um folder sobre educação fiscal, organizado pela Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, foi distribuído aos alunos, incentivando as pessoas a pedirem suas notas fiscais ao efetuarem suas compras no comércio local e para que façam a adesão programa estadual, que distribui prêmios em todo o Estado.

Luciano Melo, secretário destacou a importância do envolvimento das escolas no programa de educação fiscal, com projetos que envolvem os alunos numa prática que busca a conscientização.

“Na palestra abordamos a importância social do tributo, mas principalmente o resgate de valores, como ética, empatia, respeito, cidadania, cooperação, solidariedade, direitos e deveres, buscando sempre a conscientização de todos no sentido de desenvolver o pensar coletivo”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido