CANELA – A Polícia Civil (PC) informou na manhã de hoje, sexta-feira (12) que concluiu investigação referente à ocorrência registrada em outubro de 2024, durante o primeiro turno das eleições municipais. Na ocasião, foi comunicada ao delegado Vladimir Medeiros, a possível prática de condutas ilegais relacionadas ao transporte de eleitores no dia do pleito.
Após o registro da ocorrência, a PC deu início às diligências investigativas para apurar os fatos relatados. Durante a investigação foram realizadas buscas e apreensões em residências dos suspeitos, momento em que foram recolhidos documentos e um telefone celular, os quais auxiliaram na coleta de provas. Os nomes não foram revelados pela Polícia Civil.

Conforme apurado, dois suspeitos estariam oferecendo carona e valores em dinheiro a eleitores, com a finalidade de que estes comparecessem às urnas para votar em determinado candidato. Segundo as investigações, os eleitores que aceitavam essas ofertas deveriam comprovar o voto por meio de fotografias posando com o título de eleitor e uma imagem do veículo em frente ao local de votação.
“A prática criminosa é grave, principalmente porque envolve o processo eleitoral, atentando contra princípios basilares da democracia, como a liberdade e a integridade do voto”, disse Medeiros.
Ele destaca ainda a importância da atuação policial para coibir práticas que visem fraudar a lisura do pleito. A legislação eleitoral visa a proteger o exercício livre e democrático do voto, coibindo qualquer conduta que possa influenciar, alterar ou fraudar o resultado eleitoral por meio de ofertas ilegais ou formas de aliciamento no dia da votação.













