GRAMADO – O mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Verde, que chama atenção para um tema urgente e sensível: o abandono de animais. Em Gramado, os números reforçam a importância de ampliar a conscientização. Em 2025, o município registrou 972 casos de abandono entre cães e gatos, mais que o dobro dos 430 casos registrados em 2024.
Mesmo diante desse cenário, o município tem ampliado suas ações de proteção animal. “A Prefeitura de Gramado, por meio do Programa de Posse Responsável, atua com ações de educação, incentivo à castração, adoção responsável e combate aos maus-tratos. É preciso que toda a comunidade também faça a sua parte”, afirma Laura de Rossi, coordenadora do programa.
Neste ano, mais de duas mil castrações e chipagens foram realizadas pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde. Também foram realizadas ações educativas e de resgate, em parceria com ONGs, comunidade e, em alguns casos, com apoio da Brigada Militar e Polícia Civil. “Abandonar animais é crime, e também um ato de negligência que afeta a saúde pública, o bem-estar coletivo e principalmente o sofrimento dos próprios animais. A adoção deve ser feita com consciência, pois envolve cuidado, afeto e compromisso para a vida toda”, completa Laura.











