CANELA – A Defesa Civil (DC) e Corpo de Bombeiros (CB) receberam no final da tarde de domingo (1º) da DC Nacional e Estadual alerta para a possibilidade de fortes chuvas nos próximos quatro dias.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o clima segue instável nesta terça, quarta e, em menores áreas, na quinta-feira. Um ciclone deve se formar sobre a região entre terça e quarta, o que não é comum nesta época do ano, ainda conforme a MetSul, e representa o período de maior risco.
Há probabilidade de marcas extremas, entre 300 e 500 milímetros, ou seja, o que costuma chover em quatro a cinco meses em apenas uma semana.
O alerta informa que os temporais podem ser acompanhados de ocorrências de alagamentos, inundações e enxurradas e de deslizamentos de terra em áreas de encosta. Isso também é reflexo dos altos acúmulos de chuva que vêm caindo sobre essas áreas ao longo das últimas semanas.
Planejamento
Na tarde de segunda-feira (2), estiveram reunidos na Prefeitura de Canela, os representantes das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Assistência e Governança, agente da defesa civil municipal Marcelo Fogaça e o tenente do CB de Canela, Miguel Oliveira de Souza para um planejamento para as ocorrências de chuvas fortes, além de mapear as localidades com maior risco e definindo locais que abrigarão famílias em caso de necessidade de evacuação.
Em caso de ocorrências, comunique o Corpo de Bombeiros, pelo número 193 ou a Defesa Civil Municipal: (54) 99661.8991.
Foto: Prefeitura de Canela/Divulgação
Saiba como está a situação em Gramado (ver abaixo)