REGIÃO – Neste domingo (1º) será momento dos moradores da região exercerem um ato de cidadania e democrático para eleger novos conselheiros tutelares. A eleição para o Conselho Tutelar em Canela e Gramado ocorrerá das 8h às 17h.
O mandato será para o período 2024-2027. Serão eleitos cinco candidatos e três ficarão de suplentes. Os eleitos trabalham em forma de rodízio para que tenha alguém disponível para atendimento, caso necessário por 24 horas.
Neste ano o voto será realizado por meio de urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema foi adotado para agilizar o processo. Cada eleitor poderá votar em uma candidata ou candidato. Para o voto, os eleitores maiores de 16 anos deverão ir até os locais de votação com documento de identidade com foto.
Em Canela, nove candidatas (ver a lista abaixo) disputam as eleições e os locais de votação são: Escola Estadual Neusa Mari Pacheco (bairro Canelinha), Câmara de Vereadores (Centro) e Escola Estadual Adolfo Seibt (bairro Santa Marta).
Já Gramado, os eleitores poderão votar nas escolas Caic, Mosés Bezzi, Presidente Vargas, Senador Salgado Filho e Expogramado. Serão oito candidatos no total (ver lista abaixo).
A votação não é obrigatória, mas a participação popular é importante. “O Conselho Tutelar é um órgão protetor. Ninguém deve temer o Conselho, precisamos abraçar e trabalhar juntos porque eles estão ali para proteger os direitos de nossas crianças e adolescentes”, destaca o secretário da Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes.
O Conselho Tutelar é o órgão responsável por cuidar de casos de abandono ou violência por parte de familiares, atende também a queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos.
É ainda papel do conselho tutelar a função de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos e aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso. Além disso, as próprias famílias podem buscar os conselheiros com demandas por garantia de direitos e casos de conflito por guarda de filhos (promovendo a mediação entre eles).
Candidatas ao Conselho Tutelar de Canela

Candidatos e candidatas ao Conselho Tutelar de Gramado
