CANELA – O Corpo de Bombeiros realizou solenidade na manhã de segunda-feira (21), no Museu do Caminhão, para apresentar duas novas aquisições da corporação.
Trata-se de um Caminhão Auto Bomba Tanque zero quilômetro, modelo Volkswagen, que possui alta tecnologia embarcada, reserva técnica de líquido gerador de espuma, bem como capacidade de 4.500 litros de água para o combate a incêndio.
O caminhão que foi entregue pelo Governo do Estado ainda conta com câmbio automático, canhão de água e equipamentos de combate a incêndio, resgate e rádios com tecnologia americana. O outro veículo apresentado na solenidade foi um carro SUV modelo Jeep Compass, entregue pelo Poder Judiciário, que será utilizado como viatura administrativa e operacional. O veículo foi adesivado e equipado com o apoio do Mobilização Comunitária de Combate a Violência de Canela (Mocovi).
“Canela é um exemplo de que quando o poder público e a comunidade unem esforços, os resultados são alcançados. Os equipamentos e as viaturas que possuímos atualmente são de ponta, de última geração, e não perdem em nada para o que é utilizado em países da Europa”, comentou o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado.

Projetos para conclusão do quartel
Os bombeiros de Canela receberão em breve um novo quartel, que terá uma estrutura ampla, sustentável e moderna para auxiliar nos serviços prestados à população. A primeira etapa da obra já está concluída e foi efetivada através de recursos do Fundo de Reequipamento de Bombeiros.
Já a segunda etapa da edificação será executada com recursos do município e de emendas parlamentares. No entanto, para que a obra tenha continuidade faltava a conclusão de alguns projetos complementares que foram entregues ao prefeito Constantino Orsolin no ato de segunda-feira (21).
Com uma área total de 895m², junto ao Parque do Lago, a expectativa é de que o novo quartel seja inaugurado até o final de 2023. “Vamos ter um quartel referência aqui na nossa cidade, no padrão de Canela, que sirva como modelo para outros municípios. É o mínimo que podemos entregar para estes guerreiros que colocam a vida das pessoas em primeiro lugar em detrimento as suas próprias vidas”, comentou o prefeito.
“Independente da estrutura do quartel, sempre primamos por um trabalho silencioso e de excelência. Mas a nossa comprometida corporação merece uma estrutura mais adequada e saio daqui convicto de que isto acontecerá em um futuro próximo”, completou o tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar.
Para encerrar o evento o Corpo de Bombeiros de Canela prestou homenagens a empresários e profissionais civis que de alguma forma contribuíram com a corporação, além de homenagear bombeiros que se aposentaram recentemente e militares que estão na ativa.