Garibaldi iniciou mobilização para a realização de testes rápidos (Foto Ana Biondo, Divulgação)
Bento Gonçalves é a cidade na região da Serra com o maior número de mortes. São três casos, sendo o mais recente o de um paciente de 64 anos, que faleceu no domingo, 3. Na segunda, 4, a Secretaria da Saúde notificou mais 29 casos, elevando para 145 o número de positivos para a doença. A cidade registra sete pacientes internados em unidades de tratamento intensivo, 95 estão em isolamento domiciliar e 17 em hospitais. Do total, 22 estão curados.
A vítima da Covid-19, em Farroupilha, é um paciente de 86 anos, que morreu na madrugada da segunda, 4. Ele estava internado no Hospital São Carlos para tratamento de câncer. A cidade registra 52 casos positivos, sendo 33 mulheres e 19 homens. Há 80 casos descartados para a doença e nove curados.
A segunda morte, em Garibaldi, foi confirmada no domingo à tarde. O paciente de 62 anos estava internado desde 19 de abril em unidade de tratamento intensivo, em Canoas, e não tinha comorbidades prévias. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, a cidade tem 28 casos positivos, dos quais sete estão curados, sete em isolamento hospitalar e três em unidades de tratamento intensivo. Outras 90 pessoas encontram-se em isolamento domiciliar.
Na segunda, 4, a Prefeitura de Garibaldi adquiriu 500 exames RT-PCR, mesmo tipo utilizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado. Ainda está prevista a compra de mais 3 mil unidades. "Com a coleta da secreção nasal, este teste mostra se o vírus está circulando pelo corpo", explica a secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes.
Para agilizar os diagnósticos, o material coletado será enviado à Universidade Feevale, que deve fornecer o resultado entre 24 e 48 horas. A Feevale é credenciada ao Governo do Estado e os resultados são direcionados ao boletim da Secretaria Estadual da Saúde. A coleta de material de pacientes com sintomas já iniciou no auditório do Pronto Atendimento Médico.
A paciente de Flores da Cunha, de 52 anos, que havia coletado material em hospital particular de Caxias do Sul, testou negativo para a Covid-19. No momento, a cidade não tem nenhum caso confirmado, nem suspeito. Dos 12 suspeitos, 11 foram descartados e o caso confirmado já se curou. Há somente 12 pessoas em isolamento domiciliar nos últimos 14 dias, prazo de manifestação da doença.