Selic 15%
Cadê a Gleisi Hoffmann? E cadê a oposição? Ninguém fala nada! Durante os dois primeiros anos deste governo, a Gleisi e o Lula murmuravam palavrões a cada reunião do Copom, e a culpa era do Bolsonaro. Pelo menos tinha quem reclamasse. Atualmente, nem um pio. Nossa oposição fraca e vendida. Menos mal que, como é ano eleitoral, de março até outubro isso vai melhorar um pouco. Do jeito que está, baixando para 12, 13%, já vai parecer o país das maravilhas.
De fato, não tem como falar de tudo o que está acontecendo. Um assunto abafa o outro. Nem a imprensa consegue acompanhar tudo. É Master, INSS, Correios, fundos de pensão etc. e tal. Ainda por cima, o Bolsonaro está preso. Fico imaginando como será este país até final de o final de 2030.
É duro, mas é queijo
Fui dar uma conferida no trabalho de tubulação para o tratamento de esgoto na Rua D’Artagnan de Oliveira, aquela que faz o triângulo com a RS-235 e a Estrada Velha, em frente ao Hotel Galo Vermelho, no bairro Avenida Central.
O cano central passa por uma das laterais da via e, para cada residência do outro lado, é preciso fazer uma travessia até o cano, enterrada a cerca de 80 centímetros de profundidade. É picotar o asfalto. Em seguida, virá outra luta: convencer, ajudar e facilitar para que cada residência faça, de fato, a ligação.
A maioria das ligações terá de ser por bombeamento; poucas poderão ser feitas por gravidade. E assim é em todo o Brasil. É preciso que tenhamos paciência e colaboremos, pois, finalmente, os canos para o tratamento do esgoto chegaram. Obrigado, Deus! Ainda está longe de acabar, mas já é realidade.
Tolão é o cara
Ele estava na Secretaria de Educação quando foi implantado o primeiro ano de turno integral, em 2019, e volta agora, em 2026, quando o nono e último ano será integrado. Foi muito legal que o governo anterior, com todos os percalços que surgiram com a pandemia, a gritaria do vereador do PDT, Jerônimo Rolin, e de outros, na Câmara, falando em “amontoado” de crianças, entre outros ataques, não tenha desistido. Também é muito bom que o atual governo tenha dado continuidade e vá finalizar isso agora. Canela na frente de todos! E ainda restarão dois anos deste governo onde o foco poderá ser apenas a melhoria, já que todas as sérias já foram contempladas. Viva!
Faz diferença
O turno integral faz diferença. Primeiro, porque as famílias ficam tranquilas ao saber que os filhos estão em um local seguro enquanto trabalham. Segundo, pela melhoria na aprendizagem.
Na edição de hoje da Folha do Mate, de Venâncio Aires, página 4, a diretora da Escola Municipal São Judas Tadeu, Lisiane Siebeneichler, ao receber a informação de que a escola está entre as 200 melhores do Estado em alfabetização, atribuiu os bons resultados ao turno integral oferecido para todas as turmas. Segundo a matéria, a escola também lidera o ranking do Ideb no município, conforme os últimos dados divulgados em 2024.
Festa do figo
Este evento mobiliza Nova Petrópolis todos os anos, Linha Araripe e Linha Brasil se intercalam na realização. Vejam os números, são 380 expositores. Mas, Gramado também tira uma fatiazinha deste bolo. Linha Nova, Linha Bonita e Linha Ávila sempre participam.
Constantino em campanha
O ex-prefeito, Constantino Orsolin apareceu na redação do Integração nesta quarta-feira, à tarde. Era por volta das 16h30min quando o ex-prefeito de Canela, Constantino Orsolin, veio nos visitar. Daqui, seguiu para outra visita, desta vez a um comerciante (e eleitor) canelense que tem loja em Gramado.
Segundo ele, essas visitas são constantes e acontecem diariamente. “Uma porque me dá uma alegria muito grande rever os amigos, e outra porque eles me contam tudo”, disse ao colunista sobre suas andanças. Uma das coisas que teria ouvido por aí é que, durante a campanha, teriam dito aos eleitores: “se roubando fizeram tanto, imagina quanto não dará para fazer sem roubar”.
No momento, o objetivo de Orsolin é a pré-campanha para deputado estadual, mas ficou a impressão de que 2028 também está no radar. Ele está de olho em tudo!
Um banco para cada um
Com o que roubaram daria para uns quantos terem seu próprio banco. Nem vamos falar do Xandão, que lá daria vários bancos. Só o Lewandowski levou cinco milhões por alguns dias de assessoria, assim que saiu do STF. Quando chamado pelo maior de todos, finalizou o contrato e colocou um filho. Os fundos de pensões que se explodam.
Suado ou roubado
Nos executivos alguns salários são mesmo muito baixos. Mesmo ministros do STF, imagina, de 46 mil deve sobrar um pouco mais que trinta liquido. Aí o cara tem que trabalhar e dar satisfação o ano inteiro para faturar 360 mil, enquanto que num Master da vida ganha cinco milhões em dois meses. É a diferença de dinheiro suado e roubado.
Os bons não querem
De fato, para alguns cargos o setor público não remunera o suficiente. Ainda ontem conversando com o ex-prefeito de Canela por três mandatos, Constantino Orsolin, chegamos neste assunto. Um engenheiro por 8, 10 mil, não vem, pois na iniciativa privada, em um único projeto, pode ganhar mais do que isso. Para o secretariado também este é o problema, muitas vezes.
Você sabia?
O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento de crianças e adolescentes em 2025, segundo dados enviados pelos estados e o Distrito Federal ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
O total representa uma média de 66 desaparecimentos de menores de 18 anos por dia e uma alta de 8% em relação a 2024, quando foram notificados uma média de 60 desaparecimentos diários nessa faixa etária.












