Neri é o presidente

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 09/12.

O vereador Neri da Farmácia foi eleito presidente da Câmara Municipal para o ano legislativo de 2026. Sua escolha representa o reconhecimento a uma trajetória marcada pelo mérito, pelo trabalho e pela dedicação.

Neri é uma pessoa íntegra, de princípios e valores cristãos, liberal, comprometido com o projeto que defende e fiel às causas da comunidade. Seu perfil trabalhador e responsável reforça a confiança na boa condução do segundo poder do município mais amado do Brasil.

Registro aqui meu respeito, reconhecimento e apoio ao novo presidente da Câmara, certo de que sua liderança contribuirá para fortalecer ainda mais a vida pública e democrática da nossa cidade. Boa sorte, Neri.

CPI dos Pedágios

A Assembleia Legislativa montou uma CPI para investigar os pedágios existentes e propostos pelo Governo do Estado. Nosso deputado da região, Joel Wilhelm (PP), está entre os que assinaram o pedido, sugerido pelo deputado Paparico Bacchi (PL). Aliás, o tema conseguiu unir todos os setores da política, tem deputados do PL, PT e até do PCdoB entre os que estão dando a cara a tapa.

Temporais no estado

A chuva estava sendo aguardada pelo pessoal da roça. A pastagem e as plantações já estavam sofrendo. Veio em boa hora, com pouco prejuízo na produção, ainda. Porém, os temporais são assustadores e quando batem em uma região tem um poder enorme de destruição. Foi o que aconteceu em Caxias e algumas cidades vizinha. Desta feita, Canela e Gramado passaram ilesas.

Maria de Fátima

A vereadora manda notícia de que será candidata a deputada estadual pelo Republicanos no pleito do ano que vem. Sorte dela que não precisa se licenciar do cargo de vereadora para isso.

Subtração

Por outa banda o partido da vereadora teve uma importante perda esta semana. Cinco se desfiliaram descontentes com o partido e inclusive com a dupla de vereadores na Câmara. É uma força a menos para uma eventual campanha para deputada. Muitos se lançarão e desistirão, outros se manterão e poucos votos farão. O difícil é se eleger. De todo o modo vale a coragem de quem se disponibiliza.

Carta mais barata

Vinha sendo um bom negócio aos CFCs. Aumentava, aumentava, até que estourou. Chegou no limite e agora a coisa radicalizou para o outro lado. Com o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas e a renovação automática e gratuita do documento para motoristas classificados como bons condutores a lucratividade das autoescolas vai sucumbir. O governo que já crie um órgão, ou um parceiro, para cuidar desta papelada com servidores públicos. E aí, mais problemas virão. De todo modo, por ora, saudamos o barateamento que é tão necessário para tirar a carta (Carteira Nacional de Habilitação para dirigir – CNH).

O tamanho do PP

No sábado, o PP de Gramado se reuniu na Linha 28, chácara de Joni Moraes – um dos mais assíduos e tradicionais militantes, para celebrar o ano de 2025, ano de reconstrução após a tragédia climática de maio de 2024. O prefeito Nestor fez 80% dos votos na última eleição. Mas isso, por si só, poderia não ser a leitura sobre o tamanho do partido no município. Mas aí entra a explicação do mestre. Em breve entrevista ao Integração, ali mesmo no encontro, Pedro Bala descreveu: “Quando o Nestor terminar esta gestão aqui, Gramado terá 73 anos, nós (PP) vamos ter de governo 47 anos, isso é uma história, só isso já diz o tamanho que é o partido e a grandeza e importância que teve esse partido para o desenvolvimento da nossa cidade”.

Ele citou o nome de todos os ex-prefeitos do partido nestes anos todos: José Francisco Perini, Horst Volk, Waldemar Frederico Weber, e ele e o Nestor, com 4 mandatos cada. Sobre as obras e feitos, disse que o principal legado foi fazer a sociedade entender a vocação turística da cidade, pós-era do sapato. “Essa transformação, esse legado ninguém tira do PP, isso é coisa e obra nossa, essa transformação de uma cidade comum num polo gigantesco do turismo como nós temos aqui é obra nossa”, explicou.

Habeas

O vereador Leandro Gralha ficou só 24 horas preso desta vez, de quinta para sexta da semana passada. O Habeas foi concedido pelo Tribunal de Justiça de Porto Alegre, sem restrições. É uma diferença constatada em relação às prisões da época da Caritas, onde o Tribunal negava as solturas, deixando a questão ao judiciário local.

Assim, Gralha está livre inclusive para exercer seu mandato. Ainda assim, preferiu um atestado para não precisar comparecer à sessão de ontem. Será que em uma semana a vergonha passa?

Julgamento político

A coisa está tão escancarada de que o julgamento é meramente político que um dos acusados pediu a inclusão do ministro Fux em seu julgamento sobre a ‘tentativa de golpe’. Claro que o Xandão negou.

Ai se piscar

O fim de semana foi o caos devido à falta de água em Gramado. Prejuízo financeiro incalculável e desmoralizador para o município com tantos destaques como um dos principais destinos dos turistas brasileiros e um desrespeito monumental com os consumidores, trabalhadores, crianças e idosos. Os relatos do setor gastronômico e hoteleiro são cômicos, porém óbvios.

Aqueles dois segundos

Agora, o que preocupa mesmo é a explicação que o representante da Corsan deu na Câmara de Vereadores de Gramado, ontem à noite, sobre o ocorrido. Foi um “pisca” da energia elétrica. Segundo ele, aquele pisca de um ou dois segundos causa um grande estrago, pois o religamento dos motores de bombeamento é muito demorado. Ou seja, vai continuar faltando água.

Gre-Nal

Parabéns aos colorados, que contaram com um verdadeiro milagre para se manter na principal série do futebol brasileiro. Para dizer a verdade, o gigante colorado só passou por esse sufoco em razão da má gestão da diretoria. Já a torcida, por sua vez, acaba exposta e precisa se agarrar a todos os santos para alcançar o milagre.

Mistura

O Papa disse que o sexo no casal serve para mais do que simplesmente perpetuar a espécie. Em outras palavras, liberou o parque de diversão.

Mais um preso político na Venezuela morreu na cadeia de Nicolás Maduro, o idolatrado pelo nosso presidente Lula. Alfredo Dias tinha a minha idade, 56 anos. Porém, ontem Donald Trump, presidente dos EUA, disse que os dias de Maduro “estão contados”.

A Austrália, para onde muitos brasileiros gostariam de emigrar, ordenou que só maiores de 16 anos podem ter uma rede social. As empresas como o Facebook e o Instagram estão tendo o trabalho de deletar as contas dos menores.

Flávio Bolsonaro se lançou pré-candidato a presidente, indicado pelo pai, e desde logo colocou preço na causa: se aprovarem a anistia, abre mão.

Hoje a Câmara Federal votaria, ou votou, projeto para reduzir as penas aos condenados injustamente por tentativa de golpe (dosimetria).

Em janeiro de 2024, Nestor anunciou em coletiva de imprensa que o Arcanjo São Miguel teria hemodiálise e a reforma do Centro Cirúrgico. Talvez até pela tragédia da enchente o assunto foi se enrolando, até que esta semana tivemos a assinatura da secretária estadual da Saúde destinando os recursos para o fim. Mas ainda não dá para falar em prazo, pois as obras terão de ser licitadas. “Os recursos serão ainda liberados pelo Estado para depois iniciar a licitação. Os projetos demoraram 1 ano para serem aprovados (muito complexos). Vigilância de Saúde do Estado = FEPAN”, respondeu hoje à coluna o Dr. Bira, adjunto da Saúde de Gramado.

Bira também disse que o edital para a licitação da empresa gestora do Hospital deve ser lançado esta semana. Sabe-se que o contrato com o Ana Nery é temporário, de no máximo um ano, que se completa no final de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido