Coluna publicada no dia 26/08.

Os municípios de Gramado e Canela protagonizaram, nesta semana, um momento que pode marcar uma virada de chave no esporte regional. Em um gesto histórico, o secretário de Esporte e Lazer de Gramado, e o diretor do Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Canela (DMEL), Marcelo Drehmer firmaram o protocolo “Violência Zero”, que unifica as punições contra atletas e equipes envolvidas em atos de agressão nos eventos esportivos das duas cidades.
Medidas adotadas
Os metidos a valentões, pois são assim quando estão em grupo, sozinho a coragem vai lá embaixo, viram uns franguinhos acuados pela raposa, estão impedidos de participar de competições quando estes cometerem agressões graves, seja em Canela ou Gramado. Automaticamente estarão impedidos de competirem.
Lucas e Marcelo deram o recado
Mais do que uma regra esportiva, a iniciativa é um recado claro: quem faz da violência uma prática dentro do esporte não terá espaço nas quadras e campos da região. A foto simbólica do aperto de mão entre Lucas Roldo e Marcelo Drehmer representa a união de esforços em prol da paz, um gesto que ficará registrado como exemplo de liderança e coragem.
E as reações?
É evidente que os brigões não devem ter recebido a novidade com entusiasmo. Mas é justamente essa a essência da medida: tirar do ambiente esportivo aqueles que insistem em transformá-lo em palco de agressões e desrespeito.
Mais do que uma punição, o “Violência Zero” é um pacto por um esporte melhor, mais justo e seguro. Gramado e Canela, ao unirem forças, dão um passo que transcende rivalidades locais e apontam para um futuro em que a bola, e não a briga, seja a protagonista.
Repercussão
Observando pelas redes sociais, os comentários foram todos positivos. Alguns sugeriram até reforço na segurança tanto interno quanto no lado externo dos espaços esportivos, surgiu também para que os calendários de ambos sejam também acordados, mas neste caso até onde tenho conhecimento já ocorre. Claro que a Primeira Divisão de Canela e Gramado acontecem praticamente em um mesmo período, mas não nos mesmos dias.
Sugestão
Recentemente destacamos aqui neste espaço sobre essa necessidade e que já estava sendo debatido pelos gestores esportivos. Outra sugestão que faço, que poderia ser estudada, mas claro tem que verificar a legalidade que os nomes dos agressores sejam publicizados em painéis fixados na entrada dos espaços esportivos.
Inscrições Bocha em Trio
A Secretaria de Esporte e Lazer de Gramado, anunciou a abertura das inscrições para o Campeonato Municipal de Bocha em Trio. As equipes interessadas têm até o dia 12 de setembro, sexta-feira, para se inscrever. Para participar, os times devem se dirigir à Secretaria, localizada no ginásio Perinão, durante o horário de funcionamento da Prefeitura. Cada equipe pode inscrever um mínimo de 7 e um máximo de 10 atletas.
As partidas da primeira fase do torneio serão realizadas, preferencialmente, às sextas-feiras. Já a segunda fase, as semifinais e a grande final, estão programadas para acontecer aos sábados. A rodada de abertura do campeonato está marcada para o dia 26 de setembro, uma sexta-feira, às 19h.
Futsal Primeira Divisão
A bola vai rolar para a elite do futsal gramadense. O Campeonato Municipal de Futsal da Primeira Divisão já tem data marcada para começar. A competição se inicia no dia 12 de setembro, sexta-feira, no Perinão. Sete equipes participarão do torneio em busca do título: Hawai, Belvedere de Munique, Associação Unidos Futsal, Diabos Vermelhos, Panelão, Olivas Futsal e Atlético Daqui. Confira os confrontos da primeira rodada:
19h30: Panelão x Hawai, 20h30: Belvedere de Munique x Olivas Futsal e 21h30: C.F. Diabos Vermelhos x Atlético Daqui.