REGIÃO – Após um período sem encontros presenciais devido à pandemia, a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), realizou na segunda-feira (10) um encontro no Campus Universitário da Região das Hortênsias.
Presidida pelo prefeito de Canela, Constantino Orsolin, um dos assuntos abordados foi o modelo de Distanciamento Controlado decretado pelo Governo do Estado, sendo que cada região pode apresentar suas sugestões para os protocolos mínimos de acordo com peculiaridades locais.
A partir daí todos os municípios dentro de sua região Covid-19, vai estabelecer os protocolos e cumprir metas e protocolos, sendo um sistema de gestão ainda mais aprimorado que o anterior. Hotelaria, gastronomia e eventos foram os segmentos mais debatidos entre os presentes.
A venda da Ceee e a privatização da Corsan foram os primeiros temas abordados, sendo conduzido pelo advogado Gladimir Chiele, da CDP, empresa que atende os assuntos jurídicos da Amserra. O processo de leilão da Ceee, já realizado pelo Governo do Estado, com a venda no valor de R$ 3,100 bilhões, sendo que este é o montante da dívida da estatal, sendo que 25% deste valor é a quota parte dos municípios.
No momento o processo está tramitando nos órgãos competentes para que seja finalizado. A efetivação do leilão será precedida com o depósito do valor que cabe a cada município do Estado. Em relação a Corsan, Chiele colocou que está sendo estudada, a modelagem que será de concessão ou privatização.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, levantou a questão do ISSQN dos cartões de créditos para que seja recolhido na cidade de consumo e ficou definido que o jurídico da Amserra vai contatar outras associações de municípios para que todas montem uma ação conjunta para reivindicar que os municípios recebam essa parcela de ISSQN.