Início Site Página 5

Aegea/Corsan anuncia obras para Canela e Gramado

REGIÃO – A Aegea/Corsan dá continuidade nesta semana ao cronograma de obras em saneamento básico com frentes de trabalho em Canela e Gramado. Segundo informou a empresa, as intervenções têm como objetivo ampliar a cobertura da rede de esgotamento sanitário, melhorar a infraestrutura urbana e contribuir para a preservação ambiental dos municípios.

Em Canela, as equipes atuarão na expansão do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de novas redes coletoras e ramais domiciliares, além da repavimentação de trechos onde as obras já foram concluídas. Os serviços ocorrerão no Beco da Alegria, Canelinha, Centro, São Rafael, Vila Boeira e Vila Raymundo.

Segundo a concessionária, as melhorias fazem parte do plano de ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto na cidade, beneficiando moradores e contribuindo para a qualidade de vida da população.

Já em Gramado, os trabalhos avançam no bairro Vila Moura, onde novas frentes de expansão da rede de esgoto foram iniciadas. As obras contemplam as ruas Theodoro Michaelsen, Angelina Caberlon Michaelsen e Leduino Michaelsen da Silva, locais que receberão a infraestrutura necessária para a futura ligação dos imóveis ao sistema de coleta.

“A ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário integra o conjunto de investimentos realizados pela Aegea/Corsan nos municípios da região, visando aumentar os índices de saneamento e atender às metas estabelecidas pelo novo marco legal do setor”, citou a empresa por meio de nota.

Durante a execução dos serviços, podem ocorrer intervenções temporárias no trânsito e na circulação de pedestres nas áreas atendidas. A orientação é para que motoristas e moradores redobrem a atenção à sinalização e respeitem as orientações das equipes que atuam nos locais.

Futsal Veteranos de Gramado define classificados; Canela tem rodada nesta quarta-feira

REGIÃO – A primeira fase do Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Gramado foi encerrada e definiu os classificados para a sequência da competição. Com a conclusão dos jogos classificatórios, 12 equipes garantiram vaga nas fases decisivas do torneio, que agora entra em sua reta final.

As equipes Atlético Daqui, Panelão, Associação Unidos Futsal e Basei Academy foram os grandes destaques da primeira fase. Donas das melhores campanhas, elas conquistaram classificação direta para a terceira fase da competição, correspondente às quartas de final.

As demais equipes disputarão a segunda fase em confrontos eliminatórios, marcados para a próxima quinta-feira (18), no Perinão. Os vencedores avançam para enfrentar os times já classificados.

Confrontos da segunda fase – Gramado

19h – Meia Boca Futsal x Santa Cruz

20h – Jean/Sparta x Galera do Pantera

21h – Renegados x Weiss Construções

22h – Sonda x Racing Gramado

VETERANOS DE CANELA

O Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Canela também movimenta a semana com três partidas programadas para esta quarta-feira (17), no ginásio Carlinhos da Vila. Pelo Grupo A, às 20h, a equipe dos Abelhudos enfrenta o Tiririca Futsal em confronto importante para a definição das posições da chave. Na sequência, às 20h40, pelo Grupo B, a Galera da Estevão encara o Kamaleon, buscando somar pontos importantes na classificação. Fechando a rodada, às 21h20, também pelo Grupo B, o Monte Sião mede forças com a equipe da A.F. Cruzeiro do Sul/Old Boys.

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

0

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parque
de Flores. No dia 27 de junho, o parque promove uma edição especial do seu tradicional
Luau, que chega à sua 10ª edição em uma versão totalmente inspirada nas festas juninas.
O evento acontece das 13h às 18h, no Restobar do Mátria, reunindo atrações para toda a
família em meio às paisagens do maior parque de flores das Américas.
A programação vai contar com DJ, música ao vivo, brincadeiras temáticas, comidas típicas
e uma grande fogueira, criando uma atmosfera acolhedora para celebrar a estação mais fria
do ano. A proposta é unir o charme das festas juninas à natureza exuberante do parque,
proporcionando uma experiência única para moradores e turistas que visitam a Serra
Gaúcha.
Além das atrações especiais, os visitantes poderão aproveitar toda a estrutura do Mátria,
que conta com mais de 30 jardins, gastronomia, passeios e cenários que se transformam a
cada estação.
Segundo a organização, a expectativa é reunir famílias, grupos de amigos e visitantes em
uma tarde de diversão, cultura e convivência, reforçando o compromisso do parque em
oferecer experiências que vão além da contemplação dos jardins.
Os ingressos já estão disponíveis para compra antecipada pelo site do Mátria Parque de
Flores. Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 99235-1918.

O que o Gramadense precisa para garantir a liderança do grupo na Copa FGF

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) entra em campo nesta quarta-feira (17) para um dos compromissos mais importantes da temporada. Líder do Grupo A da Copa FGF com 10 pontos, o Trem da Serra enfrenta o Santa Cruz, às 15h, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, precisando apenas de um empate para garantir a primeira colocação da chave e uma importante vantagem na fase semifinal da competição.

A equipe gramadense chega embalada após manter a liderança do grupo graças ao empate em 1 a 1 entre Santa Cruz e Brasil de Farroupilha, resultado ocorrido no domingo (14), no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. Com isso, o Santa Cruz chegou aos nove pontos e permaneceu na segunda colocação, um ponto atrás do Gramadense.

Além da liderança, está em jogo uma vantagem estratégica para a sequência da competição. Caso confirme a primeira posição, o Gramadense enfrentará o segundo colocado do Grupo B na semifinal e terá o direito de disputar a partida de volta diante de sua torcida, em Gramado, decidindo a classificação para a final em casa.

Uma derrota, o cenário muda. O Gramadense terminaria a fase classificatória na segunda colocação e teria pela frente o Brasil de Pelotas, líder confirmado do Grupo B. O tradicional Xavante, que recentemente aprovou a implementação da SAF, teria a vantagem de decidir a vaga para a final no estádio Bento Freitas, em Pelotas. O primeiro confronto seria disputado em Gramado.

Enquanto isso, a segunda vaga do Grupo B segue indefinida. Guarany de Bagé, Bagé e Farroupilha de Pelotas ainda brigam pela classificação e podem cruzar o caminho do Gramadense caso a equipe da Serra confirme a liderança da chave.

Diante da importância do confronto, a expectativa é de um duelo equilibrado nos Plátanos. Para o Gramadense, o objetivo é claro: somar ao menos um ponto e garantir a liderança do Grupo A, assegurando o direito de decidir a semifinal em seus domínios e mantendo vivo o sonho de chegar à decisão da Copa FGF. O campeão garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2027 e o vice na Copa Sul-Sudeste.

Câmara aprova projeto que obriga limpeza de terrenos

CANELA – A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de segunda-feira (15), o Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Rodrigo Rodrigues (PDT), que altera o Código de Posturas do Município e estabelece regras mais rígidas para a conservação de terrenos urbanos.

A nova legislação determina que proprietários de terrenos edificados ou não mantenham suas áreas roçadas, limpas, drenadas e livres de entulhos, resíduos sólidos e materiais inservíveis. O objetivo é evitar problemas relacionados à saúde pública, à proliferação de insetos e roedores, além de preservar a segurança e o aspecto urbanístico da cidade.

A norma prevê multa de 10 a 20 VRMs para quem descumprir as determinações. Antes da penalidade definitiva, o proprietário será notificado para realizar a regularização dentro do prazo estabelecido pela autoridade competente. Caso não atenda à notificação, a Prefeitura poderá executar os serviços de limpeza, roçada, remoção de resíduos e drenagem do imóvel, cobrando posteriormente os custos do responsável pelo terreno.

Na justificativa do projeto, o vereador destacou que o abandono de terrenos é um problema recorrente em Canela, favorecendo a proliferação de vetores de doenças, causando transtornos aos vizinhos e comprometendo a qualidade de vida da população. Segundo Rodrigo Rodrigues, a medida busca dar ao Município instrumentos mais eficazes de fiscalização e atuação, reforçando o dever dos proprietários quanto à função social da propriedade urbana.

Com a aprovação do Legislativo, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo Municipal.

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

0

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta.

Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional Baile de Debutantes, reunindo jovens, famílias e a comunidade em uma noite que promete celebrar histórias, memórias e elegância.

Marcado para o dia 17 de outubro de 2026, o evento integra uma iniciativa da atual gestão da entidade, presidida por Gabriela Michaelsen, que busca resgatar uma tradição que marcou gerações de gramadenses e ocupou lugar de destaque no calendário social da cidade.

Mais do que uma noite de celebração, o projeto foi concebido como uma experiência completa para as participantes. Ao longo dos meses que antecedem o baile, as debutantes terão a oportunidade de vivenciar momentos especiais, fortalecer laços de amizade e participar de atividades que tornam essa jornada ainda mais significativa.

“A retomada do Baile de Debutantes representa o compromisso da Sociedade Recreio Gramadense em preservar tradições que fazem parte da identidade da nossa cidade. Estamos construindo um projeto cuidadosamente planejado, que valoriza o protagonismo das jovens e promove momentos de integração entre famílias e comunidade”, ressalta a presidente.

A programação inclui coquetel, aulas de postura e etiqueta, cuidados com a pele, palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal, além de sessão de fotos pré-evento com book digital.

O projeto também contará com experiências exclusivas opcionais, como desfile beneficente no Chá da Liga Feminina de Combate ao Câncer, noite especial no Hard Rock Cafe Gramado e uma tarde no Olivas de Gramado.

Segundo a organização, o retorno do Baile de Debutantes representa o resgate de uma tradição historicamente ligada à integração entre famílias e à valorização dos momentos marcantes da juventude.

O projeto é destinado a jovens entre 14 e 16 anos, sendo aberto tanto para associadas quanto para não associadas da Sociedade Recreio Gramadense.

As vagas são limitadas, e as inscrições já estão abertas.

Investimento

Para associadas — filhas, netas ou bisnetas de associados — a inscrição é isenta, sendo necessária apenas a aquisição de quatro convites para o jantar, no valor individual de R$ 350, totalizando R$ 1.400, com possibilidade de parcelamento em até seis vezes.

Para não associadas, o investimento é de R$ 5.000, acrescido da aquisição obrigatória de quatro convites para o jantar, totalizando R$ 6.400, também com possibilidade de parcelamento em até seis vezes.

Vagas limitadas

Com número restrito de participantes, o projeto foi desenvolvido para proporcionar acompanhamento próximo e experiências personalizadas às debutantes durante toda a preparação.

As interessadas podem obter mais informações e garantir participação pelo WhatsApp (54) 99244-9558.

A expectativa da Sociedade Recreio Gramadense é de que o retorno do baile marque o início de uma nova fase para uma das celebrações mais tradicionais da história social de Gramado, conectando passado, presente e futuro em uma noite inesquecível

Divulgado os encontros preparatórios para a Conferência Municipal de Cultura

CANELA – Na próxima segunda-feira (22), iniciam os encontros preparatórios, promovidos pela Prefeitura de Canela, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, para discutir os eixos temáticos contemplados no Plano Municipal de Cultura e que estão com ações em desenvolvimento. Serão seis encontros, marcados para às 19h, no Espaço Nydia Guimarães. O evento é aberto a toda a comunidade, com credenciamento no local para eleição dos novos conselheiros do segmento.

O tema escolhido para a Conferência deste ano foi “Cultura como identidade: retorno social, humano e econômico”, e será abordado a partir de cada eixo nos encontros, sendo eles: Folclore, tradições gaúchas e manifestações populares; Museologia, bibliotecas, acervos, arquivos e patrimônio histórico; Teatro, circo e literatura; Artesanato, artes gráficas e plásticas; Música e dança; e, Cinema, fotografia e audiovisual.

O resultado dos encontros preparatórios serão levados para apreciação da comunidade cultural na Conferência Municipal de Cultura, que ocorre no dia 18 de julho, no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação (Cidica), a partir das 13h. O objetivo é revisar e avaliar as metas do Plano Municipal de Cultura em vigor.  

O diretor de Cultura do Município, Leonardo de Abreu, esclarece que no dia da Conferência haverá credenciamento para interessados em compor o Conselho Municipal. “Pedimos que aqueles que desejarem colocar seus nomes à disposição para serem conselheiros, enviem currículo com comprovação mínima de 2 anos de participação em atividades culturais”, informa. O envio deve ser feito até 15 de julho para o e-mail [email protected].

Confira abaixo as datas dos encontros preparatórios, de acordo com o eixo:

Segunda-feira (22) – Folclore, tradições gaúchas e manifestações populares
Terça-feira (23) – Museologia, bibliotecas, acervos, arquivos e patrimônio histórico
Quinta-feira (25) – Teatro, circo e literatura
Terça-feira (30) – Artesanato, artes gráficas e plásticas
Quarta-feira (1º de julho) – Música e dança
Quinta-feira (2 de julho) – Cinema, fotografia e audiovisual.

Com antecedentes por tráfico, homem é preso por porte ilegal de arma

CANELA – Na noite de segunda-feira (15), a Brigada Militar (BM) em patrulhamento no bairro Dante, visualizou cinco pessoas em atitudes suspeitas. Ao perceber a presença dos policiais militares, um homem que estava com uma pistola na cintura e correu e tentou se desfazer da arma.

O suspeito, de 32 anos, segundo a BM, com antecedentes por tráfico de drogas, foi abordado, sendo apreendida a pistola, calibre 9mm, e um carregador com 16 munições intactas. O autor foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado ao presídio de Canela.

As informações são da Brigada Militar.

Rua Eduardo Gans na Vila Maggi passa a ter sentido único

CANELA – A Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Fiscalização, informa que desde ontem, segunda-feira (15), a rua Eduardo Gans, no trecho entre as ruas Assis Brasil e Camboatá, no bairro Maggi, adotará sentido único. A mudança atende solicitação da direção da Escola Estadual Carlos Wortmann, com a finalidade de aumentar a segurança viária nas proximidades do educandário, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes.

De acordo com o Departamento de Trânsito, a via, que hoje é de mão dupla, passará a ser de mão única, com sentido rua Assis Brasil/rua Camboatá. A alteração foi definida após a realização de estudos técnicos, que indicam o aumento da segurança para pedestres que circulam no local, melhor organização do tráfego nessa quadra, redução de conflito entre os veículos e mais fluidez na circulação. A equipe de Trânsito esclarece ainda que haverá um período de adaptação à alteração no sentido da rua Eduardo Gans, mas pede a compreensão e colaboração de toda a comunidade nesta fase.

Canelenses conquistam o pódio em corridas de rua pelo RS

CANELA – Os atletas canelenses Cássio Gralha da Silva e William Kirch vêm colecionando resultados expressivos nas principais corridas de rua realizadas no Rio Grande do Sul durante o primeiro semestre. Com desempenho consistente e dedicação aos treinamentos, ambos têm representado Canela com destaque, conquistando pódios e consolidando seus nomes no cenário esportivo regional.

Competindo na categoria de 30 a 34 anos, Cássio obteve excelentes resultados ao longo da temporada. Em Tramandaí, conquistou o 3º lugar na Sicredi Day Run. Já em Igrejinha, alcançou a 2ª colocação na Voa Day Run. Em Taquara, durante a corrida comemorativa do aniversário do município, subiu ao lugar mais alto do pódio ao garantir o 1º lugar em sua categoria. O atleta também conquistou o 2º lugar em Três Coroas e repetiu a colocação em Novo Hamburgo.

William Kirch também teve um semestre de destaque, especialmente nas classificações gerais das provas. Em Tramandaí, conquistou o 3º lugar geral. Na Voa Day Run, em Igrejinha, ficou entre os cinco melhores atletas da competição, alcançando a 5ª colocação geral. Já na Meia Maratona de Igrejinha, garantiu o 1º lugar em sua categoria. Em Taquara, obteve o 2º lugar geral, enquanto em Três Coroas terminou na 4ª posição geral. Em Novo Hamburgo, voltou ao pódio com o 2º lugar em sua categoria.

Além das competições realizadas em diferentes cidades gaúchas, os atletas também marcaram presença na Rústica Solidária de Canela, realizada no mês de maio. Correndo em sua terra natal, Cássio e William participaram da prova que reuniu atletas da região em uma iniciativa que uniu esporte, solidariedade e integração comunitária, reforçando a ligação dos corredores com a cidade que representam nas pistas.

Moradores do bairro Santa Marta, os atletas agora buscam apoio e patrocínio para ampliar sua participação em competições. Os recursos são fundamentais para custear inscrições, deslocamentos, alimentação adequada e a aquisição de equipamentos esportivos necessários para a manutenção do alto rendimento.

William, que atua na área da saúde e é reconhecido pelo trabalho desenvolvido em academia da cidade, destaca a importância do incentivo recebido ao longo de sua caminhada no esporte.

“Sou muito grato a todos que me incentivam, acreditam e caminham comigo nesse processo. Cada conquista é resultado de muito esforço, mas também do apoio das pessoas que estão ao nosso lado”, afirma.

Já Cássio é exemplo de transformação e perseverança. Após uma significativa mudança de vida proporcionada pelo esporte, ele segue alcançando resultados expressivos e demonstra que a disciplina diária e a determinação são capazes de transformar sonhos em conquistas. Com dedicação, foco e espírito de superação, os dois atletas seguem treinando e levando o nome de Canela cada vez mais longe, dentro e fora das pistas.