Início Site Página 4

Acic Jovem Canela foca em novo projeto e anuncia reestruturação de sua diretoria

CANELA – Na segunda-feira (15), o núcleo Acic Jovem realizou uma reunião estratégica para definir os rumos de suas próximas ações na comunidade. Entre os temas centrais da pauta estavam o plano de comunicação para o lançamento de um novo projeto, o remanejamento de cargos internos e o desenvolvimento de estratégias de contingência para garantir o sucesso das atividades.

Juventude em ação: divulgação nas escolas e mídia local

Com o objetivo de engajar diretamente o público jovem, o núcleo projeta uma série de visitas institucionais às escolas da região. O grupo também estuda expandir o alcance da divulgação por meio de parcerias com veículos de comunicação locais, incluindo visitas a emissoras de rádio e matérias nos jornais da cidade.


Acic Jovem: Nova estrutura otimiza a gestão do núcleo

Diante da necessidade de adaptar a gestão ao número atual de membros ativos, garantindo eficiência sem sobrecarregar a equipe, o núcleo votou e aprovou uma reformulação em seu organograma.


Nova liderança da Acic Jovem:

Presidente: Larissa de Moura Rocha. Responsável por liderar as diretrizes do grupo, representar oficialmente a entidade e conduzir as reuniões.

Vice-presidente: Arthur Urrutia de Oliveira. Atuará no suporte direto à presidência, assumindo a representação oficial do núcleo em caso de ausência da titular.

Marketing: Karen Letícia Varela de Lima. Cargo mantido por votação do grupo, que considerou vital ter uma liderança focada exclusivamente na comunicação e imagem institucional do núcleo.

Mais de 500 dançarinos estarão em Canela para Festival Internacional

CANELA – O município se prepara para receber um dos maiores intercâmbios culturais do ano. Nos dias 12 e 13 de julho, o Teatro Municipal (Teatrão) será palco do Festival Internacional de Dança Winter in Dance 2026, evento que reunirá mais de 500 dançarinos vindos do Paraguai, além de grupos e artistas de diferentes modalidades e países. A entrada será gratuita para a comunidade canelense.

A iniciativa não terá custos financeiros para a Prefeitura de Canela e promete movimentar a cidade com apresentações de danças paraguaias, argentinas, jazz, malambo e diversas outras expressões artísticas, promovendo a integração cultural entre os povos da América do Sul.

O anúncio oficial foi realizado pelo prefeito Gilberto Cezar em suas redes sociais, durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), com a participação do secretário de Turismo de Canela, Athos Cunha e do organizador Alex Martinez, responsável pela mobilização dos grupos paraguaios que participarão do encontro.

“Além de enriquecer a programação cultural da nossa cidade, o festival fortalece o turismo local, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio por meio dos convênios e da presença de visitantes de diferentes regiões. Canela segue se consolidando como destino de grandes eventos, valorizando a cultura, gerando oportunidades e proporcionando experiências únicas para moradores e turistas. Será uma excelente oportunidade para conhecer, celebrar e vivenciar diferentes culturas por meio da dança”, disse.

Segundo Martinez, o Winter in Dance será uma oportunidade única para celebrar a diversidade cultural por meio da dança. “Convidamos cordialmente todos os moradores de Canela e região para participarem deste concurso internacional de dança. Teremos apresentações de dança paraguaia, dança argentina, jazz, malambo e muitas outras modalidades. Será um grande encontro cultural e artístico que reunirá talentos de diferentes lugares”, destacou.

O organizador ressalta ainda que a expectativa é trazer mais de 500 participantes do Paraguai para a Serra Gaúcha, fortalecendo os laços entre os países e proporcionando experiências enriquecedoras para artistas e público.

Além do aspecto cultural, o evento também deverá gerar impacto positivo na economia local. A presença de centenas de visitantes movimentará a rede hoteleira, restaurantes, comércio e atrativos turísticos de Canela.

“Estamos trabalhando em conjunto com hotéis, restaurantes e empresas parceiras para receber todos da melhor forma possível. Já temos convênios estabelecidos e excursões organizadas para proporcionar uma experiência completa aos participantes”, explicou Martinez.

Para Athos Cunha, a realização do festival reforça a vocação do município para sediar grandes eventos e amplia sua projeção internacional.

“A dança é uma importante ferramenta de integração entre os povos. Receber mais de 500 visitantes do Paraguai demonstra a força de Canela como destino turístico e cultural. Eventos como este fortalecem nossa economia, promovem intercâmbio cultural e oferecem novas experiências tanto para os moradores quanto para os turistas”, afirmou.

Avós procuram vereadores para pedir ar-condicionado em escolinha de Gramado

GRAMADO – A sessão da Câmara de Vereadores, realizada na noite de segunda-feira (15), teve uma cena que chamou a atenção da reportagem do Jornal Integração. Os avós Celso Antônio Correa e Luciana Rodrigues chegaram ao Legislativo acompanhados dos três netos pelos quais são responsáveis legais— de 5 anos, 3 anos e apenas 7 meses de idade — com a esperança de conversar com os vereadores sobre uma reivindicação considerada urgente pela família: a instalação de aparelhos de ar-condicionado na Escola de Educação Infantil Espaço Brincar, no bairro Piratini.

Segundo Luciana, uma das crianças frequenta a instituição e a preocupação com as condições enfrentadas pelos alunos tem afetado profundamente a família. “Ficar longe o dia todo sem saber que estão em um lugar aconchegante mexe muito comigo. E ver os pais deixando assim, sem questionar, também”, desabafou.

Ela relata que, na última sexta-feira, retornou para casa bastante triste após presenciar pais e filhos chegando à escola com os pés molhados por causa da chuva, sabendo que permaneceriam o restante do dia com os calçados úmidos e em um ambiente sem aquecimento adequado. “O município tem condições de ajudar. Isso mexe muito com o meu psicológico”, afirmou.

O casal correu para chegar antes do início da sessão, marcada para as 18 horas. No entanto, não conseguiu chegar antes do começo dos trabalhos, com as três crianças. Com o plenário lotado por pessoas interessadas nas discussões sobre o concurso público do magistério, acabaram desistindo de procurar os parlamentares e foram embora sem conseguir apresentar o pedido.

A situação, porém, foi percebida pela equipe do Jornal Integração, que conversou com os avós do lado de fora da Câmara.A Escola Espaço Brincar é uma instituição particular, mas mantém convênio com o Município, que compra vagas para atender crianças da rede pública. Procurada pela reportagem, a secretária municipal de Educação, Simone Tomazelli, informou que a situação será averiguada. “A Secretaria de Educação fará contato com a instituição para avaliar a possibilidade de instalação de aparelhos de ar-condicionado na escola”, respondeu.

Moradores solicitam melhorias na estrada do Chapadão

CANELA – Moradores da localidade do Chapadão, no interior do município, estiveram reunidos semana passada com o vice-prefeito Gilberto Tegner, o Tolão, para apresentar reivindicações relacionadas às condições da estrada da comunidade.

Cerca de 70 moradores participaram do encontro, solicitando melhorias como patrolamento mais frequente e a colocação de brita em trechos considerados críticos. Durante a reunião, foi destacado que já foram realizadas melhorias em mais de 100 metros da via.

Uma nova reunião ficou agendada para a próxima semana, quando deverão ser definidos os detalhes de um acordo entre a comunidade e o poder público para atender às principais demandas apresentadas.

Alexandre Selau, um dos líderes da comissão de moradores, ressaltou a importância das melhorias para a comunidade. Segundo ele, as ações são fundamentais para proporcionar mais segurança, melhores condições de tráfego e qualidade de vida aos moradores da região.

“Essa melhoria é muito importante para todos que utilizam a estrada diariamente, facilitando o deslocamento dos moradores, produtores rurais e demais usuários da via”, destacou Selau.

Aegea/Corsan anuncia obras para Canela e Gramado

REGIÃO – A Aegea/Corsan dá continuidade nesta semana ao cronograma de obras em saneamento básico com frentes de trabalho em Canela e Gramado. Segundo informou a empresa, as intervenções têm como objetivo ampliar a cobertura da rede de esgotamento sanitário, melhorar a infraestrutura urbana e contribuir para a preservação ambiental dos municípios.

Em Canela, as equipes atuarão na expansão do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de novas redes coletoras e ramais domiciliares, além da repavimentação de trechos onde as obras já foram concluídas. Os serviços ocorrerão no Beco da Alegria, Canelinha, Centro, São Rafael, Vila Boeira e Vila Raymundo.

Segundo a concessionária, as melhorias fazem parte do plano de ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto na cidade, beneficiando moradores e contribuindo para a qualidade de vida da população.

Já em Gramado, os trabalhos avançam no bairro Vila Moura, onde novas frentes de expansão da rede de esgoto foram iniciadas. As obras contemplam as ruas Theodoro Michaelsen, Angelina Caberlon Michaelsen e Leduino Michaelsen da Silva, locais que receberão a infraestrutura necessária para a futura ligação dos imóveis ao sistema de coleta.

“A ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário integra o conjunto de investimentos realizados pela Aegea/Corsan nos municípios da região, visando aumentar os índices de saneamento e atender às metas estabelecidas pelo novo marco legal do setor”, citou a empresa por meio de nota.

Durante a execução dos serviços, podem ocorrer intervenções temporárias no trânsito e na circulação de pedestres nas áreas atendidas. A orientação é para que motoristas e moradores redobrem a atenção à sinalização e respeitem as orientações das equipes que atuam nos locais.

Futsal Veteranos de Gramado define classificados; Canela tem rodada nesta quarta-feira

REGIÃO – A primeira fase do Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Gramado foi encerrada e definiu os classificados para a sequência da competição. Com a conclusão dos jogos classificatórios, 12 equipes garantiram vaga nas fases decisivas do torneio, que agora entra em sua reta final.

As equipes Atlético Daqui, Panelão, Associação Unidos Futsal e Basei Academy foram os grandes destaques da primeira fase. Donas das melhores campanhas, elas conquistaram classificação direta para a terceira fase da competição, correspondente às quartas de final.

As demais equipes disputarão a segunda fase em confrontos eliminatórios, marcados para a próxima quinta-feira (18), no Perinão. Os vencedores avançam para enfrentar os times já classificados.

Confrontos da segunda fase – Gramado

19h – Meia Boca Futsal x Santa Cruz

20h – Jean/Sparta x Galera do Pantera

21h – Renegados x Weiss Construções

22h – Sonda x Racing Gramado

VETERANOS DE CANELA

O Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Canela também movimenta a semana com três partidas programadas para esta quarta-feira (17), no ginásio Carlinhos da Vila. Pelo Grupo A, às 20h, a equipe dos Abelhudos enfrenta o Tiririca Futsal em confronto importante para a definição das posições da chave. Na sequência, às 20h40, pelo Grupo B, a Galera da Estevão encara o Kamaleon, buscando somar pontos importantes na classificação. Fechando a rodada, às 21h20, também pelo Grupo B, o Monte Sião mede forças com a equipe da A.F. Cruzeiro do Sul/Old Boys.

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

0

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parque
de Flores. No dia 27 de junho, o parque promove uma edição especial do seu tradicional
Luau, que chega à sua 10ª edição em uma versão totalmente inspirada nas festas juninas.
O evento acontece das 13h às 18h, no Restobar do Mátria, reunindo atrações para toda a
família em meio às paisagens do maior parque de flores das Américas.
A programação vai contar com DJ, música ao vivo, brincadeiras temáticas, comidas típicas
e uma grande fogueira, criando uma atmosfera acolhedora para celebrar a estação mais fria
do ano. A proposta é unir o charme das festas juninas à natureza exuberante do parque,
proporcionando uma experiência única para moradores e turistas que visitam a Serra
Gaúcha.
Além das atrações especiais, os visitantes poderão aproveitar toda a estrutura do Mátria,
que conta com mais de 30 jardins, gastronomia, passeios e cenários que se transformam a
cada estação.
Segundo a organização, a expectativa é reunir famílias, grupos de amigos e visitantes em
uma tarde de diversão, cultura e convivência, reforçando o compromisso do parque em
oferecer experiências que vão além da contemplação dos jardins.
Os ingressos já estão disponíveis para compra antecipada pelo site do Mátria Parque de
Flores. Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 99235-1918.

O que o Gramadense precisa para garantir a liderança do grupo na Copa FGF

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) entra em campo nesta quarta-feira (17) para um dos compromissos mais importantes da temporada. Líder do Grupo A da Copa FGF com 10 pontos, o Trem da Serra enfrenta o Santa Cruz, às 15h, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, precisando apenas de um empate para garantir a primeira colocação da chave e uma importante vantagem na fase semifinal da competição.

A equipe gramadense chega embalada após manter a liderança do grupo graças ao empate em 1 a 1 entre Santa Cruz e Brasil de Farroupilha, resultado ocorrido no domingo (14), no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. Com isso, o Santa Cruz chegou aos nove pontos e permaneceu na segunda colocação, um ponto atrás do Gramadense.

Além da liderança, está em jogo uma vantagem estratégica para a sequência da competição. Caso confirme a primeira posição, o Gramadense enfrentará o segundo colocado do Grupo B na semifinal e terá o direito de disputar a partida de volta diante de sua torcida, em Gramado, decidindo a classificação para a final em casa.

Uma derrota, o cenário muda. O Gramadense terminaria a fase classificatória na segunda colocação e teria pela frente o Brasil de Pelotas, líder confirmado do Grupo B. O tradicional Xavante, que recentemente aprovou a implementação da SAF, teria a vantagem de decidir a vaga para a final no estádio Bento Freitas, em Pelotas. O primeiro confronto seria disputado em Gramado.

Enquanto isso, a segunda vaga do Grupo B segue indefinida. Guarany de Bagé, Bagé e Farroupilha de Pelotas ainda brigam pela classificação e podem cruzar o caminho do Gramadense caso a equipe da Serra confirme a liderança da chave.

Diante da importância do confronto, a expectativa é de um duelo equilibrado nos Plátanos. Para o Gramadense, o objetivo é claro: somar ao menos um ponto e garantir a liderança do Grupo A, assegurando o direito de decidir a semifinal em seus domínios e mantendo vivo o sonho de chegar à decisão da Copa FGF. O campeão garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2027 e o vice na Copa Sul-Sudeste.

Câmara aprova projeto que obriga limpeza de terrenos

CANELA – A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de segunda-feira (15), o Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Rodrigo Rodrigues (PDT), que altera o Código de Posturas do Município e estabelece regras mais rígidas para a conservação de terrenos urbanos.

A nova legislação determina que proprietários de terrenos edificados ou não mantenham suas áreas roçadas, limpas, drenadas e livres de entulhos, resíduos sólidos e materiais inservíveis. O objetivo é evitar problemas relacionados à saúde pública, à proliferação de insetos e roedores, além de preservar a segurança e o aspecto urbanístico da cidade.

A norma prevê multa de 10 a 20 VRMs para quem descumprir as determinações. Antes da penalidade definitiva, o proprietário será notificado para realizar a regularização dentro do prazo estabelecido pela autoridade competente. Caso não atenda à notificação, a Prefeitura poderá executar os serviços de limpeza, roçada, remoção de resíduos e drenagem do imóvel, cobrando posteriormente os custos do responsável pelo terreno.

Na justificativa do projeto, o vereador destacou que o abandono de terrenos é um problema recorrente em Canela, favorecendo a proliferação de vetores de doenças, causando transtornos aos vizinhos e comprometendo a qualidade de vida da população. Segundo Rodrigo Rodrigues, a medida busca dar ao Município instrumentos mais eficazes de fiscalização e atuação, reforçando o dever dos proprietários quanto à função social da propriedade urbana.

Com a aprovação do Legislativo, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo Municipal.

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

0

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta.

Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional Baile de Debutantes, reunindo jovens, famílias e a comunidade em uma noite que promete celebrar histórias, memórias e elegância.

Marcado para o dia 17 de outubro de 2026, o evento integra uma iniciativa da atual gestão da entidade, presidida por Gabriela Michaelsen, que busca resgatar uma tradição que marcou gerações de gramadenses e ocupou lugar de destaque no calendário social da cidade.

Mais do que uma noite de celebração, o projeto foi concebido como uma experiência completa para as participantes. Ao longo dos meses que antecedem o baile, as debutantes terão a oportunidade de vivenciar momentos especiais, fortalecer laços de amizade e participar de atividades que tornam essa jornada ainda mais significativa.

“A retomada do Baile de Debutantes representa o compromisso da Sociedade Recreio Gramadense em preservar tradições que fazem parte da identidade da nossa cidade. Estamos construindo um projeto cuidadosamente planejado, que valoriza o protagonismo das jovens e promove momentos de integração entre famílias e comunidade”, ressalta a presidente.

A programação inclui coquetel, aulas de postura e etiqueta, cuidados com a pele, palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal, além de sessão de fotos pré-evento com book digital.

O projeto também contará com experiências exclusivas opcionais, como desfile beneficente no Chá da Liga Feminina de Combate ao Câncer, noite especial no Hard Rock Cafe Gramado e uma tarde no Olivas de Gramado.

Segundo a organização, o retorno do Baile de Debutantes representa o resgate de uma tradição historicamente ligada à integração entre famílias e à valorização dos momentos marcantes da juventude.

O projeto é destinado a jovens entre 14 e 16 anos, sendo aberto tanto para associadas quanto para não associadas da Sociedade Recreio Gramadense.

As vagas são limitadas, e as inscrições já estão abertas.

Investimento

Para associadas — filhas, netas ou bisnetas de associados — a inscrição é isenta, sendo necessária apenas a aquisição de quatro convites para o jantar, no valor individual de R$ 350, totalizando R$ 1.400, com possibilidade de parcelamento em até seis vezes.

Para não associadas, o investimento é de R$ 5.000, acrescido da aquisição obrigatória de quatro convites para o jantar, totalizando R$ 6.400, também com possibilidade de parcelamento em até seis vezes.

Vagas limitadas

Com número restrito de participantes, o projeto foi desenvolvido para proporcionar acompanhamento próximo e experiências personalizadas às debutantes durante toda a preparação.

As interessadas podem obter mais informações e garantir participação pelo WhatsApp (54) 99244-9558.

A expectativa da Sociedade Recreio Gramadense é de que o retorno do baile marque o início de uma nova fase para uma das celebrações mais tradicionais da história social de Gramado, conectando passado, presente e futuro em uma noite inesquecível