Início Site Página 3

FOTOS: Sede do Conselho Tutelar de Canela amplia estrutura de atendimento

CANELA – A comunidade passou a contar oficialmente com uma nova sede para o Conselho Tutelar. O espaço que já estava em funcionamento desde março, foi inaugurado nesta semana e representa um importante avanço na estrutura de atendimento às crianças, adolescentes e famílias do município, oferecendo melhores condições de trabalho aos conselheiros e mais conforto para a população que busca os serviços do órgão.

Durante a cerimônia, a coordenadora do Conselho Tutelar, Renata Wortmann, destacou a importância da conquista, resultado de uma longa trajetória de esforços e mobilização. Segundo ela, o novo espaço foi planejado para proporcionar um ambiente mais acolhedor e adequado às demandas do trabalho realizado diariamente pelos conselheiros.

Foto: Divulgação – Conselheiros tutelares e equipe do trabalho administrativo

“Canela cresce rapidamente e isso também aumenta as demandas sociais. Muitas famílias chegam com expectativas e acabam encontrando dificuldades. Precisamos estar atentos para reduzir as situações de vulnerabilidade e fortalecer a rede de proteção às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

O prefeito ressaltou ainda que a geração de empregos, o fortalecimento das famílias e os investimentos em educação e assistência social são fatores fundamentais para prevenir situações de risco envolvendo crianças e jovens.

Ao final da solenidade, Renata Wortmann reforçou a importância da união entre os diversos setores da sociedade e do poder público para enfrentar os desafios diários da proteção à infância.

Foto: Divulgação – Salas estruturadas para o acolhimento dos usuários

“A luta é difícil e exige dedicação todos os dias, mas estamos caminhando no rumo certo. Quando trabalhamos juntos, conseguimos avançar e construir uma cidade melhor para nossas crianças e adolescentes”, concluiu. Também participou da solenidade, o delegado Vladimir Medeiros.

O Conselho Tutelar de Canela fica situado na rua Sete de Setembro, 445, Centro. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 13h às 17h. Contatos pelo telefone (54) 3282. 5105 ou plantão (54) 98133.0820.

Foto: Divulgação – Conselho Tutelar de Canela fica situado na rua Sete de Setembro, 445, Centro.

FOTOS: Canela e Gramado estão entre os Espaços Sicredi que receberam mais de 100 mil pessoas

REGIÃO – A Sicredi Pioneira alcançou um marco significativo em sua estratégia de relacionamento com as comunidades: mais de 100 mil pessoas já passaram pelos Espaços Sicredi desde o início da metrificação dos números, em 2022. Hoje, a cooperativa conta com 12 ambientes neste formato, que sediaram 6.478 encontros nos últimos anos, entre eventos, reuniões, capacitações, atividades culturais e iniciativas comunitárias. Além da estrutura à disposição de todos, os locais oferecem atendimento financeiro e proximidade com os associados.

“Quando esse conceito surgiu, era apenas uma ideia. Nós sabíamos que a evolução dos canais digitais era inevitável, mas também sabíamos que nosso principal diferencial continuava sendo o relacionamento humano. Havia uma preocupação de que essa transformação pudesse afastar a cooperativa das pessoas. Foi nesse contexto que nasceu o conceito dos Espaços Sicredi”, explica o diretor executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stapassola Stahl.

De acordo com ele, mais do que uma agência bancária, os Espaços Sicredi são ambientes de convivência, colaboração e aprendizagem. “A marca de 100 mil pessoas demonstra que as comunidades entenderam o papel desses ambientes. Os espaços nasceram para que a comunidade pudesse chamá-los de seus e isso efetivamente está acontecendo”, celebra.

A dimensão desse alcance ganha ainda mais relevância quando observada sob a perspectiva dos municípios atendidos pela cooperativa. Presente em 21 cidades entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, a Sicredi Pioneira atua em uma região onde apenas três municípios possuem população superior a 100 mil habitantes. “O número de pessoas que já passaram pelos espaços supera a população de 18 cidades da nossa área de atuação. É uma marca muito significativa e que mostra o potencial que ainda existe para ampliar o uso desses locais”, destaca Stahl.

Foto: Mauro Stoffel/Divulgação – Espaço Sicredi Canela localizada na área central

Ambientes físicos para construir soluções coletivas

Os Espaços Sicredi recebem desde atividades culturais, formações educacionais e reuniões de entidades até ações voltadas à terceira idade, sessões de cinema, atividades sociais, entre outros eventos comunitários. A proposta é oferecer estruturas gratuitas e acessíveis para que as próprias comunidades possam se reunir, compartilhar conhecimento e construir soluções para desafios locais.

Na avaliação do diretor executivo da Sicredi Pioneira, os resultados já começam a ser percebidos, especialmente no fortalecimento dos vínculos entre os moradores e no sentimento de pertencimento das comunidades. “Os Espaços acabam funcionando como verdadeiros hubs sociais. Eles criam oportunidades para que as pessoas se encontrem, conversem, aprendam e ensinem umas às outras. É um ambiente de cocriação, cultura, arte, educação e aprendizagem disponível para as comunidades”, afirma.

Foto: Mauro Stoffel/Divulgação – Espaço Sicredi Gramado na Avenida das Hortênsias
 

A primeira unidade foi inaugurada junto à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, em 2020. Desde então, o projeto foi ampliado para diferentes cidades e bairros da região, chegando atualmente a 12 unidades localizadas em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Picada Café e Caxias do Sul.

De acordo com Stahl, a expansão ocorre sempre a partir da escuta das necessidades locais e não apenas de uma decisão institucional. “Esses espaços não são criados para a cooperativa. Eles são criados para as comunidades. Por isso, cada novo projeto nasce a partir da compreensão das necessidades e dos interesses das pessoas que irão utilizá-lo. Os Espaços Sicredi são a materialização do nosso propósito de construir comunidades melhores, pois nos aproximam ainda mais das pessoas e criam oportunidades para que, juntos, possamos construir soluções para os desafios locais”, enfatiza.

Além dos 12 Espaços Sicredi, a cooperativa conta com 40 agências bancárias, distribuídas nos 21 municípios de sua área de atuação.

Foto: Mauro Stoffel/Divulgação – Espaço Sicredi na rua São Pedro em Gramado
 

Espaços Sicredi estão à disposição da comunidade

Atualmente, os Espaços Sicredi permanecem abertos para utilização pela comunidade em geral, sejam associados ou não associados da Sicredi Pioneira, entidades, instituições e iniciativas comunitárias, de forma gratuita. Entre os ambientes disponíveis estão auditórios, salas de reunião, aula e treinamento, copas integrativas e área de coworking aberta ao público. O uso para eventos pode ocorrer diariamente, das 8h às 22h, conforme disponibilidade e reserva antecipada. Já o atendimento financeiro das agências acontece em horário comercial, das 9h às 16h.

As salas de reunião, aula e treinamento, além dos auditórios, funcionam exclusivamente mediante reserva, para garantir organização e disponibilidade aos usuários, enquanto o coworking permanece aberto para uso espontâneo ao longo do expediente financeiro. Para mais informações, acesse sicredipioneira.com.br/espacos ou entre em contato diretamente com a equipe de um dos locais.

Confira onde estão os Espaços Sicredi da região:

Gramado

Espaço Sicredi Gramado – Avenida das Hortênsias, 1990, bairro Centro

Espaço Sicredi São Pedro – Rua São Pedro, 1231, bairro Centro

Canela

Espaço Sicredi Canela – Rua Felisberto Soares, 159, sala 02, bairro Centro

Espaço Sicredi João Pessoa – Rua João Pessoa, 725, bairro Vila Raymundo

São Leopoldo

Espaço Sicredi Unisinos – Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei

Espaço Sicredi Feitoria – Avenida Feitoria, 5070, bairro Feitoria

Espaço Sicredi Scharlau – Avenida Thomaz Edison, 2465, bairro Scharlau

Espaço Sicredi Cristo Rei – Rua Medianeira, 37, bairro Cristo Rei

Novo Hamburgo

Espaço Sicredi Feevale – ERS-239, 2755, Edifício 5, 2º andar, bairro Vila Nova

Nova Petrópolis

Espaço Sicredi Nova Petrópolis – Avenida 15 de Novembro, 2045, bairro Centro

Picada Café

Espaço Sicredi Picada Café – Avenida Vicente Prieto, 146, Centro

Caxias do Sul

Espaço Sicredi Fazenda Souza – Avenida Dante Marcucci, 5051, distrito de Fazenda Souza

Sobre a Sicredi Pioneira

Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Pioneira atua há mais de 120 anos com o propósito de construir comunidades melhores. Presente em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, oferece soluções financeiras justas, com um atendimento humano, próximo e consciente. Mais do que serviços, entrega cooperação e confiança, fortalecendo a economia local e ajudando pessoas e negócios a prosperarem juntos.

Barba Moto Rides inaugura operação em Gramado com roteiros para fazer de moto

0

Uma nova forma de explorar a Serra Gaúcha acaba de chegar a Gramado. A Barba Moto Rides foi oficialmente inaugurada na última segunda-feira (16) com a proposta de oferecer passeios de moto para turistas e apaixonados por motociclismo que desejam conhecer a região sobre duas rodas.

Idealizado pelo empresário Rafael Tavares de Barros, o negócio oferece aluguel de motocicletas da marca Royal Enfield por tempo.”A Serra Gaúcha reúne paisagens e estradas que tornam a experiência sobre duas rodas muito especial. A proposta da Barba Moto Rides é oferecer uma forma diferente de conhecer a região, com segurança e liberdade para aproveitar o trajeto”, afirma. 

A frota da Barba Moto Rides conta com três modelos da Royal Enfield: Meteor 350, Shotgun 650 e Continental GT 650. Para atender diferentes perfis de viajantes, a empresa oferece roteiros sugeridos com durações variadas: Giro Livre pela Serra (2 horas); Caminhos da Serra (3 horas); Horizontes da Serra (4 horas) e Imersão na Serra (8 horas), que permite ao cliente dedicar um dia inteiro ao passeio.

Além das motocicletas, que contam com GPS acoplado, os clientes podem contratar equipamentos como botas, luvas, capa de chuva, pescoceira, intercomunicador, câmera Insta360 e óculos inteligentes Ray-Ban Meta.

Outro destaque é a parceria com o Eternize Gramado Studio. Quem realiza uma experiência com a Barba Moto Rides ganha um ensaio fotográfico profissional pelas ruas de Gramado, incluindo três fotos digitais editadas.

A iniciativa busca unir turismo e aventura, reforçando o potencial da Serra Gaúcha como destino para quem deseja viver a região além dos roteiros tradicionais.

A Barba Moto Rides se localiza na Rua Coronel João Corrêa, 184, loja 2, no Centro de Gramado, junto ao estúdio da Eternize. Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site barbamotorides.com.br ou pelo WhatsApp (54) 99490-1000.

Casal é preso por suspeita de tortura e morte de criança em Canela

CANELA – A Polícia Civil (PC) informa que, na manhã desta quinta-feira (18), foi realizada a prisão em flagrante de um casal investigado pelo crime de tortura, seguido de morte, de uma criança de 10 anos.

A vítima, natural da República do Suriname, deu entrada no Hospital de Caridade Canela (HCC) apresentando fortes dores abdominais, além de diversas lesões e marcas pelo corpo. A equipe médica prestou atendimento emergencial, porém a criança não resistiu e veio a óbito.

Diante das circunstâncias constatadas pelos profissionais de saúde, as forças de segurança foram imediatamente acionadas. A Brigada Militar chegou ao local, realizando os levantamentos preliminares e a preservação das informações iniciais. Na sequência, a Polícia Civil assumiu as diligências investigativas, sendo estabelecida atuação conjunta entre as duas instituições para o atendimento da ocorrência.

Foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento os responsáveis pela criança, um casal de padrinhos que detinha sua guarda provisória. Os investigados são naturais do Estado do Pará e residiam no município de Canela desde o ano de 2000.

Durante a análise dos elementos iniciais da investigação, foram examinados os registros médicos, a documentação hospitalar e, principalmente, os relatos prestados pelos profissionais de saúde que atenderam a vítima. Conforme informado à Polícia Civil, a criança, quando ainda estava viva e consciente, relatou que sofria agressões.

A partir do conjunto de indícios reunidos, a autoridade policial entendeu estarem presentes elementos suficientes para autuar a prisão em flagrante do casal pelo crime de tortura com resultado morte.

As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer integralmente as circunstâncias do caso e apurar eventual participação de outras pessoas ou fatos relacionados à ocorrência.

O corpo da vítima foi encaminhado para exames de necropsia e outros junto ao Posto Médico-Legal (IGP), para que os laudos oficiais apontem a causa da morte, as lesões e qualquer outro apontamento que deva ser apurado pela Polícia Civil.

Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional. As informações são da Polícia Civil de Canela.

Curso na língua kaingang terá a presença do Ministério dos Povos Indígenas e AGU

CANELA – Nesta sexta-feira (19), acontece um curso que, após 16 meses de trabalho, finaliza a Língua Indígena Viva no Direito (LIVD). Neste projeto, a aldeia Kógunh Mág traduziu três importantes documentos jurídicos, agora publicados todos juntos em um belo livro: a Constituição Federal de 1988, os ODS da ONU e a Convenção 169 da OIT. O curso é exclusivo para a aldeia e será ministrado por Ademir Garcia, estudante de Direito que é o bolsista kaingang do IDGlobal, entidade celebrante do contrato com o Governo Federal.

O conteúdo são os direitos indígenas garantidos nestas leis, convenções e objetivos que foram traduzidos por cinco professores kaingang, dois deles da aldeia de Canela. Toda a tradução kaingang foi conduzida e acompanhada pela Associação de Difusão Cultural do Canella (Adicuca).

Pedro Bala será homenageado no Dia Municipal do Migrante

GRAMADO – A Câmara de Vereadores de Gramado deverá prestar uma homenagem a uma das personalidades mais marcantes da história do município. Projeto de Decreto Legislativo apresentado pela bancada do Republicanos propõe a concessão da menção honrosa do Dia Municipal do Migrante ao ex-prefeito e empresário Pedro Henrique Bertolucci, o popular “Pedro Bala”.

A homenagem busca reconhecer a trajetória de quem escolheu Gramado para viver e ajudou a construir a cidade que hoje é referência nacional em turismo, gestão pública e qualidade de vida.

Nascido em São Francisco de Paula, em 2 de setembro de 1945, Pedro Bertolucci chegou a Gramado em 1958, aos 13 anos de idade. Desde então, fixou residência no município, completando 68 anos de contribuição à comunidade gramadense. Ainda jovem, trabalhou em um açougue, onde conquistou a simpatia dos moradores e recebeu o apelido de “Pedro Bala”, por manter o hábito de distribuir doces às crianças.

Sua participação na vida pública começou cedo. Atuou no movimento estudantil, participou da criação de iniciativas esportivas e sociais importantes, como a OLIMPREC e o Conselho Municipal de Desportos, além de integrar a comissão responsável pela fundação do Festival de Cinema de Gramado.

Formado em Técnico em Contabilidade e Bacharel em Administração de Empresas, Pedro Bala construiu uma das mais longas carreiras políticas da região. Foi vereador de Gramado por dois mandatos consecutivos, entre 1969 e 1976. Posteriormente, exerceu quatro mandatos como prefeito, nos períodos de 1983 a 1988, 1993 a 1996, 2001 a 2004 e 2005 a 2008.

Sob sua gestão, Gramado passou por profundas transformações urbanas e administrativas. O município tornou-se a primeira prefeitura do Brasil a receber a certificação de qualidade ISO 9001 e conquistou importantes reconhecimentos nacionais. Mais recentemente, em 2025, Pedro Bertolucci recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Atualmente, continua contribuindo para o desenvolvimento econômico local como sócio-proprietário do Parque Olivas de Gramado.

Na justificativa do projeto, os vereadores Roberto Cavallin e Maria de Fátima destacam que Pedro Bala representa o exemplo do migrante que adotou Gramado com dedicação e amor, ajudando a transformar o município em uma referência nacional. A entrega da homenagem deverá ocorrer em Sessão Solene da Câmara, em data a ser definida pela Mesa Diretora.

Dois são presos por extorsão seguido de sequestro em Gramado

GRAMADO – A Polícia Civil (PC) deflagrou, na manhã de terça-feira (16), no bairro Dutra, operação policial para cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão com apoio da Delegacia de Canela. A investigação apura a prática dos crimes de extorsão mediante sequestro, lesões corporais e invasões de domicílio.

A investigação conduzida pela delegada Fernanda Aranham, apurou que os investigados, juntamente com outros comparsas ainda não identificados, teriam submetido uma vítima, um homem, a grave violência física e psicológica em razão de uma dívida de R$ 170 relacionada a uma conta de energia elétrica.

Conforme apurado, em fevereiro deste ano, a vítima, um homem, foi abordado na saída do trabalho por três indivíduos, que obrigaram a ingressar em um veículo sob ameaças com arma de fogo e faca. Mantida sob o poder dos criminosos, a vítima foi agredida fisicamente e coagida a realizar transferências bancárias via PIX em favor dos criminosos.

As investigações também apontaram que, semanas após os fatos, os mesmos suspeitos passaram a procurar a vítima em diversos endereços, chegando a invadir residências durante a madrugada, arrombando portas e utilizando armas, causando pânico aos moradores.

Conforme informado pela Policia Civil de Gramado, a coleta da prova identificou elementos que embasaram a representação pelas prisões preventivas dos investigados. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional. As investigações prosseguem visando à identificação dos demais envolvidos e ao completo esclarecimento dos fatos.

As informações são da Policia Civil de Gramado.

Gramadense busca empate e garante segundo jogo da semifinal em casa pela Copa FGF

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) está na semifinal da Copa FGF com a melhor campanha do Grupo A. Na tarde desta quarta-feira (17), o Trem da Serra foi até Santa Cruz do Sul e conquistou um importante empate em 2 a 2 diante do Santa Cruz, resultado que garantiu a liderança da chave e a vantagem de decidir em casa na próxima fase.

A equipe gramadense terminou a primeira fase com 11 pontos, um a mais que o Santa Cruz, que encerrou sua participação com 10 pontos. A partida foi marcada pela reação do Gramadense. Após sair atrás no placar por 2 a 0 ainda nos minutos iniciais do primeiro tempo, o time demonstrou poder de reação e buscou o empate antes do intervalo.

O primeiro gol do Trem da Serra saiu aos 18 minutos. Após boa jogada, Keven apareceu para descontar e recolocar a equipe na partida. Já aos 44 minutos, Wilsinho fez grande cruzamento e Kerlly subiu mais alto que a defesa para marcar de cabeça, deixando tudo igual no placar.

Com a igualdade, o Gramadense confirmou a primeira colocação do Grupo A e agora terá pela frente a equipe do Bagé, vice-líder do Grupo B, na semifinal da competição. Os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta, valendo vaga na decisão da Copa FGF.

O primeiro duelo acontecerá em Bagé, enquanto a partida decisiva será realizada na Vila Olímpica, em Gramado, diante da torcida gramadense. Do outro lado da chave, Brasil de Pelotas e Santa Cruz disputam a outra vaga na final do torneio. As datas dos jogos ainda serão confirmadas.

Cancelamento do concurso do magistério preocupa participantes

GRAMADO – A incerteza sobre o futuro do concurso público do magistério de Gramado levou dezenas de candidatos à Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (15). O plenário ficou lotado por representantes dos grupos considerados aptos e não aptos na etapa do exame psicotécnico, que agora se unem em torno de um objetivo comum: aproveitar, sempre que juridicamente possível, as etapas já realizadas do certame cancelado.

Os participantes esperavam que representantes do Executivo comparecessem para prestar esclarecimentos, especialmente a secretária de Educação, Simone Tomazelli, a secretária de Administração, Débora Brantes, ou a procuradora-geral do Município, Mariana Reis. No entanto, nenhuma delas esteve presente.

O vereador Professor Pedro Lazaretti pediu cautela ao Executivo para que ninguém seja prejudicado. Segundo ele, é o próprio município quem mais precisa do concurso. “Dois terços dos monitores e um terço dos professores atuam hoje por contrato. Não pode haver mudanças no meio do período escolar. As crianças não podem ficar desassistidas”, afirmou, revelando ter solicitado à Secretaria de Educação a renovação dos contratos temporários até a definição da situação.

A vereadora Professora Denise destacou a importância dos profissionais presentes. “É a educação e o município de Gramado que precisam de vocês”, disse aos candidatos. Ela lembrou ainda que quase 100 laudos do psicotécnico apresentavam textos praticamente idênticos, situação que levantou dúvidas sobre a condução da etapa. Os vereadores solicitaram documentos e relatórios aos candidatos para encaminhar as demandas ao Executivo.

Foto: Divulgação – Professora Ana Laura Neves

A professora Ana Laura Neves, de Nova Petrópolis, disse ter saído frustrada da reunião. Com 12 anos de atuação na rede estadual, sem qualquer advertência na carreira, ela afirmou ter obtido nota máxima na prova objetiva, mas acabou reprovada no psicotécnico.

“Paguei uma fortuna pelo laudo, outra fortuna para advogado e agora quero saber até quando. Quanto tempo ainda vamos esperar? Viemos aqui para ouvir mais do mesmo?”, questionou, em razão da não presença de representante do Executivo.

Foto: Divulgação – Max Borgs, coordenador da Comissão ficou de frente aos vereadores para fazer seus questionamentos

Coordenador-geral da comissão dos aprovados e aptos, Max Borges contou que possui contrato com o município e buscava, por meio do concurso, a estabilidade profissional.

“Estudamos durante meses, investimos recursos altos, abrimos mão do convívio com a família. Muitos vieram de fora. Não queremos decidir o futuro do concurso, nem privilégios. Queremos informações, saber quais medidas estão sendo tomadas, quais os prazos e se existe possibilidade de aproveitamento do que já foi feito”, afirmou.

Vice-coordenador do grupo dos aptos, Rhuan Muller defendeu que todas as etapas sejam aproveitadas sempre que houver respaldo jurídico. E sobre as pessoas que venderam pertences para participar do certame, revelou que não conhece, mas chegaram relatos, por meio de comentários em redes sociais e nos grupos. “Fomos surpreendidos pela entrevista da Procuradoria (ao Jornal Integração) na quarta-feira, dia 10 e que foi publicada dia 12, um dia depois da nota da Prefeitura que foi dia 11, e que por isso o caos se instaurou”, disse.

Max acrescentou que o concurso reuniu cerca de 2.500 participantes, com mais de 600 candidatos aprovados e considerados aptos até aqui. Segundo ele, há relatos de pessoas vindas de diferentes regiões do Estado, como Bagé, que fizeram empréstimos e investiram economias para disputar uma vaga.

Ao final do encontro, o sentimento predominante era de apreensão. Mais do que uma definição imediata, os candidatos cobram clareza, respeito e uma resposta pública fundamentada sobre os próximos passos do concurso que, até poucos dias atrás, representava a esperança de estabilidade para centenas de profissionais da educação.

Foto: Divulgação – Público lotou as dependências da Câmara de Vereadores durante reunião com os parlamentares

Prefeitura reforça compromisso com transparência

Em nota oficial divulgada neste domingo (15), a Prefeitura de Gramado afirmou que as investigações envolvendo o concurso público do magistério vão além de questionamentos sobre os critérios técnicos ou a aplicação das avaliações psicológicas. Segundo o Executivo, há indícios de irregularidades semelhantes às identificadas em outros municípios envolvendo a mesma empresa contratada para organizar o certame.

O caso já foi encaminhado ao Ministério Público Estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça, e a Administração garante que adotará todas as medidas administrativas e legais para responsabilizar a empresa por eventuais falhas, omissões ou atos ilícitos.

A nota destaca ainda que o Município foi vítima da situação, tendo contratado a banca por meio de procedimento regular e observando os princípios da legalidade, impessoalidade e transparência. A Prefeitura também ressaltou que é a principal interessada no esclarecimento dos fatos, uma vez que a suspensão do concurso afeta diretamente a prestação dos serviços públicos, especialmente na área da Educação, que depende da contratação de novos profissionais.

Por fim, o Executivo reiterou que permanece à disposição da Câmara de Vereadores e dos órgãos de controle para colaborar com as investigações e orientou os candidatos a acompanharem as informações exclusivamente pelos canais oficiais do Município.

LEIA MAIS

Adolescente é apreendido suspeito de matar Kevin William

CANELA – A Polícia Civil (PC) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (17), um adolescente suspeito pela morte de Kevin William Lopes dos Santos, de 18 anos. A idade do menor não foi informada. O corpo foi localizado no dia 7, em uma área de mata de pinus nas proximidades da localidade conhecida como “Paredão”, às margens da Estrada Passo do Inferno. Conforme informado pela PC, a vítima estava desaparecida desde o dia 29 de maio.

Os policiais civis da Delegacia de Polícia de Canela cumpriram ordem judicial de internação provisória e mandado de busca e apreensão domiciliar expedidos pela Justiça. Os agentes deslocaram-se até um apartamento localizado no bairro Vila Boeira, onde localizaram o adolescente na companhia de familiares.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram uma sacola plástica contendo diversas porções de substância com características semelhantes à maconha, totalizando aproximadamente 195 gramas.

Após a apreensão, o adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais, sendo posteriormente encaminhado para atendimento médico. Ao final das formalidades, permaneceu à disposição da Justiça para os encaminhamentos cabíveis.

INVESTIGAÇÃO

As investigações apontam que a vítima e o adolescente estiveram juntos em um estabelecimento comercial antes de se deslocarem para a região onde o crime teria ocorrido. Os elementos reunidos no procedimento indicam que Kevin foi morto por  golpe de faca na região do pescoço, sendo abandonado em meio à vegetação, em tentativa de dificultar sua localização.

O delegado Vladimir Medeiros, responsável pela investigação, destacou a rápida elucidação do caso e os índices históricos de esclarecimento de homicídios no município.

“Este é o terceiro homicídio registrado em Canela no ano de 2026. Todos os casos ocorridos neste ano tiveram origem em desavenças entre pessoas conhecidas e envolveram o emprego de faca, sem uso de armas de fogo. Também é importante destacar que o último homicídio relacionado à atuação de organizações criminosas ou facções no município ocorreu em julho de 2025, ou seja, há aproximadamente um ano, ocasião em que a Delegacia de Polícia de Canela esclareceu todos os crimes e efetivou a prisão de todos os suspeitos. A Polícia Civil de Canela mantém um histórico de excelência na investigação desses crimes, alcançando índice de esclarecimento de mais de 99% dos homicídios registrados nos últimos 12 anos, período em que estou à frente da Delegacia de Polícia do município”, afirmou o delegado, acrescentando que a investigação prossegue “para o completo esclarecimento dos fatos e conclusão do procedimento policial”, finalizou.

As informações são da Policia Civil de Canela.