Início Site Página 2

O programa que pode aproximar empresas locais do mercado internacional

CANELA – O Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), será sede nesta quinta-feira (25), do primeiro encontro do Programa Exporta-RS, do Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Canbela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico. A iniciativa tem a finalidade de aproximar as empresas locais do mercado internacional e deve acontecer em outros municípios gaúchos também.

Durante o encontro com os empreendedores locais, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado irão apresentar orientações sobre o comércio exterior e estudos de mercado com potencial de compra. A prospecção de oportunidades internacionais, a identificação de clientes e o uso de ferramentas de inteligência artificial para tornar essa atração de interessados mais ágil e eficiente também entram na pauta. 


Visitas técnicas aos portos do Rio Grande do Sul e capacitações na área de comércio exterior também serão assuntos tratados durante o evento, com divulgação de informações estratégicas sobre o mercado externo.

O encontro do Exporta-RS inicia às 13h30, na arena do Cidica, no bairro Boeira, rua São Francisco, 199. Os empresários que tiverem interesse em participar devem preencher o formulário disponível online

Inicia o cadastramento dos usuários do novo transporte público de Gramado

GRAMADO – Iniciou nesta segunda-feira (22), o processo de cadastramento dos usuários para a utilização do novo sistema de transporte público do município, que começará sua operação a partir de 1º de agosto. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Gramado e a empresa Gramado Transportes Público.

Para receber o cartão ‘Nosso Transporte Público’, os passageiros devem procurar a loja que está localizada no interior do Terminal Rodoviário da Várzea Grande, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, portando um documento de identificação com foto, RG e CPF. No próximo mês de julho o trabalho de cadastramento será intensificado, com a loja funcionando aos finais de semana.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização, Tiago Procópio, ressalta que a partir da próxima semana alguns ônibus da empresa também percorrerão bairros e locais com grande fluxo de pessoas, com o objetivo de realizar o cadastramento de forma itinerante.

“Não será cobrada nenhuma taxa na entrega da 1ª via do cartão. Teremos um sistema moderno, de bilhetagem eletrônica para a recarga dos cartões”, adianta Procópio. Na sexta-feira (19), o prefeito Nestor Tissot, o vice Luia Barbacovi, o presidente da Câmara, Neri Nascimento e vereadores estiveram na loja da Gramado Transportes Público, no terminal da Várzea, para a confecção dos primeiros cartões.

O prefeito Nestor Tissot lembra que além da redução da tarifa, que passará dos atuais R$ 4,90 para R$ 4 o novo sistema ainda contará com uma frota de veículos renovada. “É um momento histórico para Gramado e trabalhamos muito para viabilizar esse novo sistema de transporte público. Teremos ônibus novos, zero quilômetros com ar-condicionado, mais horários e rotas para atender nossa comunidade”, finaliza Tissot.

FOTOS: Negócios no Connection Terroirs superam os R$ 6 milhões

GRAMADO – O Connection Terroirs do Brasil encerrou a edição deste ano consolidando-se como a principal vitrine nacional dos produtos com Indicação Geográfica (IG). Com o tema “Feito com Alma a Muitas Mãos”, o evento ampliou sua presença no centro de Gramado, reuniu mais expositores e fortaleceu a conexão entre produtores, consumidores, especialistas e compradores de todo o país.

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento contabilizou 1.726 credenciados para a Arena de Conteúdo, reuniu 58 expositores detentores de Indicação Geográfica e outros 14 representantes da agricultura familiar. A estimativa é de que cerca de 130 mil pessoas tenham circulado pelos espaços do Connection, que neste ano expandiu sua área de exposição com a ocupação de uma segunda Rua Coberta, dedicada exclusivamente aos produtos com selo de IG, aulas-show e degustação de vinhos.

Realizado pela Rossi & Zorzanello, com correalização do Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil tem como missão promover e valorizar os produtos de origem brasileira. As Indicações Geográficas certificam produtos e serviços cuja qualidade, reputação e características estão diretamente ligadas ao território de origem, contribuindo para a preservação da cultura local, a geração de renda e o fortalecimento das economias regionais.

A CEO do evento, Marta Rossi, destaca que o crescimento da edição demonstra o amadurecimento do Connection e o reconhecimento cada vez maior da importância das Indicações Geográficas para o país.

“Estamos muito felizes com a expansão do evento. Conseguimos reunir um número maior de expositores, ampliar os espaços de exposição e levar ainda mais visibilidade aos produtos com Indicação Geográfica. A ocupação de uma segunda Rua Coberta exclusivamente para os expositores de IG simboliza esse crescimento e reforça a força dos territórios brasileiros. O tema desta edição, ‘Feito com Alma a Muitas Mãos’, traduz exatamente o espírito do Connection: um trabalho construído de forma colaborativa, unindo produtores, entidades, parceiros e comunidade em torno da valorização da nossa identidade e da nossa origem”, afirma.

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação – Conbeciton foi uma oportundiade para os produtores divulgarem seus trabalhos

Além da exposição dos produtos, a programação contou com intensa agenda de conteúdo e experiências. Foram 26 horas de atividades entre palestras e aulas-show, com a participação de 16 palestrantes e público superior a mil pessoas.

As experiências gastronômicas também foram destaque. A Cozinha-Show promoveu 16 apresentações para um público de 480 pessoas, enquanto o Wine Experience realizou 22 encontros que reuniram 330 participantes. As degustações guiadas de cafés especiais receberam 100 pessoas, e aproximadamente 400 litros de café foram servidos ao público durante o evento.

O Connection também mobilizou toda a cidade. O Circuito Gastronômico envolveu 30 restaurantes de Gramado, enquanto 13 parques e atrativos turísticos integraram a programação paralela. A edição também contou com participação internacional da executiva da fabricante de tequila José Cuervo, Araceli Ramos.

Os resultados econômicos reforçaram a vocação do evento para a geração de oportunidades. A Rodada de Negócios, promovida em parceria com o Sebrae, registrou 598 reuniões entre 42 compradores e 65 fornecedores, com expectativa de movimentação financeira de R$ 5.987.648,21. Já os expositores comercializaram R$ 515.905,00 em produtos na Alameda Terroirs.

Com números recordes, expansão física e crescente participação do público e do mercado, o Connection Terroirs do Brasil se posiciona cada vez mais como plataforma estratégica para a promoção das Indicações Geográficas e para o fortalecimento dos territórios produtores brasileiros.

Foto: Anselmo Cunha/Divulgação – Roda de negócios e venda dos produtores ultrapassou os R$ 6 milhões

Curso gratuito oferecerá vagas para Pilotagem de Drone e Manutenção Predial

CANELA – A Prefeitura de Canela foi contemplada pelo convênio do Governo do Rio Grande do Sul, por meio do programa RS Qualificação Recomeçar. Dinate disso, oferecerá 45 vagas, divididas nos cursos de “Pilotagem e Legislação de Drone” e de “Manutenção Predial”, para capacitar, especialmente, pessoas desempregadas e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que também poderão receber bolsa-permanência para se manterem estudando.

Interessados em participar dos cursos podem se inscrever de 1º a 31 de julho, presencialmente, no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação (Cidica), no bairro Boeira. Para isso deverão apresentar os seguintes documentos: identidade com foto (CNH ou RG); CPF; comprovante de residência atualizado; carteira de trabalho; comprovante de inscrição no CadÚnico (se tiver); e, no caso de menores de 18 anos de idade, um documento do responsável legal.

A seleção para formar as turmas dos cursos de Pilotagem de Drone e de Manutenção Predial irá considerar alguns critérios como a idade (mínima de 16 anos) e que sejam pessoas em situação de vulnerabilidade social ou desemprego – neste último, obedecerá ordem de prioridade (assegurando 50% de preferência para mulheres):  Desempregados, com CadÚnico;  Desempregados sem inscrição;  Subocupados, inscritos no CadÚnico;  Subocupados sem inscrição;  Outros públicos inscritos no CadÚnico. A classificação final será de acordo com a inscrição e divulgada no dia 5 de agosto, no site e no Mural de Publicações Oficiais da Prefeitura de Canela.

Mais informações sobre a seleção para os cursos oferecidos pelo Programa RS Qualificação Recomeçar, em Canela, podem ser conferidas no Edital de Seleção de Alunos nº 01/2026, publicado na edição 75 do Diário Oficial do Município; pelo e-mail [email protected]; pelo telefone (54) 3282-5167; ou pelo WhatsApp (54) 3282-5167.  

Os cursos do Programa RS Qualificação Recomeçar são oferecidos por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Canela e a Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

Conheça os cursos oferecidos

Pilotagem e Legislação para Voo de Drone: o curso terá 40 horas/aula de duração, com duas turmas de 15 alunos em cada. O primeiro grupo terá aulas de 17 a 28 de agosto, e o segundo de 31 de agosto a 4 de setembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O curso acontece no Parque do Sesi, de forma presencial.  

Manutenção Predial: com 80 horas/aula de duração, o curso acontece de 1º a 29 de setembro, também no Parque do Sesi, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, presencialmente. Será formada uma turma com 15 alunos.

Bolsa-permanência

O Programa RS Qualificação Recomeçar também disponibiliza bolsa-permanência aos estudantes de Canela, inscritos nos cursos, e que comprovarem frequência mínima de 80% e aproveitamento. Para cada 40 horas/aula de formação concluídas, o aluno recebe R$750,00 para auxiliar na continuidade dos seus estudos. O teto é R$1.500,00 para estudantes dos cursos com 80 horas.

O valor referente à bolsa-permanência é repassado diretamente pelo Governo do Estado ao aluno, por meio do Cartão Cidadão. Os recursos são provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), criado para gerir recursos destinados à reconstrução, recuperação e adaptação climática das regiões afetadas pelas calamidades públicas.

Semana começa com rodada cheia no futsal de Canela

CANELA – A semana inicia movimentada para o esporte canelense, com uma série de partidas programadas pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL). Na noite desta segunda-feira (22), o ginásio Carlinhos da Vila recebe jogos válidos pelo Futsal Série Prata, além de uma partida isolada da categoria Sub-13 do Futsal de Base.

Quatro equipes entram em quadra. Abrindo a programação da noite, às 19h30, pelo sub-13, Grupo A, o Olé Futsal enfrenta o Jornada Branco. Na sequência, três partidas válidas pela Série Prata.

Pelo Grupo B, às 20h, a Casa Blanca Futsal encara a Galera da Estevão. Logo depois, às 20h40, o Certinho Evento/Projeto 25 mede forças com os Peleadores. Fechando a noite, às 21h20, o Ice Club enfrenta o Del Trago Futsal.

A expectativa é de mais uma noite de grande movimentação no ginásio Carlinhos da Vila, reunindo atletas, dirigentes e torcedores. Com diversas competições em andamento, o calendário esportivo organizado pelo DMEL segue intenso, proporcionando oportunidades para atletas de diferentes categorias e fortalecendo a prática esportiva em Canela.

Senac Gramado anuncia nova sede

GRAMADO – O Senac Gramado inaugura na próxima terça-feira (23), sua nova sede, oferecendo uma estrutura moderna e ampliada para atender alunos, empresas e a comunidade da região. Localizada na Avenida das Hortênsias, 516, uma das principais ruas da cidade, a nova escola foi pensada para aproximar ainda mais a formação profissional das demandas reais do mercado.

Além de trazer mais conforto, acessibilidade e qualidade no processo de ensino, a escola contará com ambientes especializados para diferentes áreas de formação profissional. Entre os destaques estão as amplas cozinhas pedagógicas e confeitaria, destinadas aos cursos da área de gastronomia, e a Sala Bistrô, ambiente destinado às atividades práticas de cursos como Sommelier de Vinhos e Maître.

O prédio ainda dispõe de salas para cursos de idiomas, sala de informática equipada para capacitações na área de tecnologia e espaços voltados aos cursos de turismo, setor estratégico para a economia local. Um amplo estacionamento para alunos e visitantes também está disponível no local.

Para a diretora da escola, Daniela Barbosa, a nova sede representa um avanço na qualificação profissional da Região das Hortênsias. “A expectativa é que a escola se consolide como referência regional na qualificação de profissionais, acompanhando o crescimento e a sofisticação dos setores de serviços e turismo na região”, destaca. Mais informações estão disponíveis pelos telefones (54) 3286.4445 ou pelo WhatsApp (54) 98406.0785.

Após denúncia, BM prende homem com arma e drogas

CANELA – No começo da noite de sexta-feira (19), após informações sobre um indivíduo armado transitando em um veículo Siena, no bairro São Lucas, a Brigada Militar (BM) realizou buscas e abordou o motorista no carro considerado suspeito.

Foi encontrado com o homem de 41 anos, um revólver calibre 22, 10 munições do mesmo calibre e outras cinco munições do calibre 38. O suspeito também estava carregando uma balança de precisão e uma porção de maconha. O autor foi preso em flagrante e encaminhado ao presídio de Canela.

Segundo a BM, o preso possui antecedentes por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio.

As informações são da Brigada Militar.

Crescente

Segundo o diretor do campus da UCS em Canela, Gilberto Hummes, a instituição conta atualmente com cerca de 1.400 estudantes distribuídos entre cursos técnicos, graduações, pós-graduações e mestrados. O número é bastante animador. Nos momentos mais difíceis, o campus chegou a registrar pouco mais de 500 alunos.

Universidade Comunitária da Serra

O crescimento reflete não apenas uma maior preocupação dos jovens e de suas famílias com a qualificação profissional e a formação acadêmica, mas também o empenho da universidade em ampliar sua oferta de cursos e fortalecer sua participação nos movimentos e demandas da comunidade regional.

Essa integração com a região é tão evidente que até mesmo a tradicional sigla UCS, historicamente associada à Universidade de Caxias do Sul, vem ganhando uma nova interpretação institucional. Internamente, professores, gestores e colaboradores têm sido incentivados a utilizar a expressão Universidade Comunitária da Serra, reforçando o caráter regional da instituição e sua presença em diversos municípios, muito além dos limites de Caxias do Sul. A mudança de conceito amplia a identificação da comunidade com a universidade e evidencia seu compromisso com o desenvolvimento de toda a Serra Gaúcha.

Comandante local

Estive com Gilberto Hummes nesta semana e pude perceber que há muitas novidades em andamento e outras em fase de preparação no camping das Hortênsias. Muitas destas novidades já são orientação do novo reitor (2026/2030), Asdrubal Falavigna, que nos próximos dias será apresentado ao público aqui das Hortênsias. O detalhamento desses projetos e das perspectivas para o futuro da UCS em Canela ficará para uma entrevista ao vivo marcada para o dia 1º de julho.

Atenção torcedor

Com um chamado desses, certamente quem gosta de futebol já pensa no anúncio de um grande jogo. Mas não é. Ouvi na Rádio Guaíba que a folha mensal do Inter bate os R$ 24 milhões. A do Grêmio, segundo comentam, chega aos R$ 30 milhões. Título possível? Não ser rebaixado.

Observem que isso, a folha do Inter só, representa mais dinheiro do que o investido na folha de pagamento dos servidores municipais de Canela e Gramado somadas, com os impostos inclusos (Canela 10 e Gramado 14, +-). Ou seja, cerca de 30 ou 40 jogadores do Inter, mais alguns “orelhas secas” de um clube de futebol, recebem o equivalente ao salário de aproximadamente três mil trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, engenheiros, professores e tantos outros profissionais essenciais à sociedade.

É uma comparação que impressiona e faz refletir sobre os valores que movimentam o futebol moderno. Enquanto cidades inteiras dependem do trabalho de milhares de servidores para funcionar diariamente, um pequeno grupo de atletas concentra cifras milionárias para disputar campeonatos cujo maior objetivo, muitas vezes, é simplesmente evitar o rebaixamento.

El Niño

O Governo do Estado anunciou ontem medidas de alerta e prevenção para possíveis enchentes e temporais durante a primavera. Setembro, outubro e novembro são os meses de maior risco. O governador Eduardo Leite disse que muitas obras foram realizadas e que o Estado estará mais preparado do que em 2024, quando foi surpreendido pela enchente histórica. Ainda que haja um viés político envolvido, é importante aproveitar o que interessa e permanecer em alerta.

Segurança Pública

O vereador Roberto Danani descobriu, não se sabe com quem, que os dois carros novos utilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Canela estão em nome da Rek Parking, empresa concessionária do estacionamento rotativo. A coluna esclareceu o caso com o secretário Adriel Buss. É fato!

Segundo explicou Adriel, trata-se de um valor que a Prefeitura tinha a receber da empresa. Como a concessionária não dispunha do montante à vista, optou por financiar os veículos, que, após quitados, serão incorporados ao patrimônio do município. Até lá, durante os 36 meses do financiamento, permanecerão registrados em nome da empresa.

“É um acordo irreversível, ou seja, não há como eles não repassarem os veículos para nós. Em contrapartida, eles assumem também o pagamento do licenciamento durante esse período”, garantiu Buss.

Mão Amiga

Projeto liderado pelo Frei Jaime Bettega, com ações expressivas em Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha e cerca de 500 colaboradores, chega a Canela. Recentemente, a instituição assumiu a gestão de duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em Caxias do Sul. A Canela, o grupo chegou por meio da administração de um lar para crianças, mas a expectativa é de ampliar significativamente sua atuação no município nos próximos anos. Havia também grande interesse em assumir a gestão do Oásis Santa Ângela, mas, quando o fechamento da instituição foi anunciado, o processo já estava encaminhado por outros caminhos.

Nas próximas edições traremos mais detalhes. Já está em fase de produção uma matéria completa com o Frei Jaime, abordando os projetos atuais e os planos para Canela e região.

Festa Colonial

“De 17 de julho a 2 de agosto, Canela te espera para celebrar as raízes, as tradições e os sabores do interior. Venha para a 32ª Festa Colonial!”. Recado da Secretaria de Turismo de Canela.

Dia sim, dia não

Afrouxa de um lado, aperta do outro. Da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado, sessão desta quarta-feira, o deputado autor do Fundo do Turismo, Guilherme Pasin (PP), alertou para prejuízos que o Acordo União Europeia-Mercosul, representa para o setor de queijos, azeites e, principalmente, para a vitivinicultura. O parlamentar cobrou medidas de proteção e compensação para garantir que os produtos brasileiros possam competir em pé de igualdade com similares europeus “fortemente subsidiados”. Em sua avaliação, só medidas de salvaguarda, que são gatilhos acionados quando há discrepância de informações em dados concretos, não bastam para garantir a sobrevivência de setores sensíveis, como o do vinho, no mercado.

Obras na ERS-373

O Estado vai investir quase R$ 20 milhões no trecho de 6,5 km da ERS-373 até a divisa com Santa Maria do Herval. Considerando que o trecho até a Sociedade São Luiz e o da Sociedade Independente em diante já estão em boas condições, restará bem menos do que os 6,5 km para receber os R$ 20 milhões. Isso é muito bom!

Assertivo

O vice-prefeito Luia, o secretário de Obras, William Camilo, e o subprefeito da Várzea Grande, Carlos Foss, estiveram no DAER esta semana para verificar exatamente o que será feito e, quem sabe, colaborar com o projeto.

Todo esse recurso deve ser aproveitado da melhor forma. Esta estrada é perigosa e muito relevante. Imagino que, a cada 300 metros, deva haver uma rótula para que os moradores possam fazer o retorno com segurança para acessar os bairros e residências. Que não sejam feitas obras faraônicas nas contenções, que poderiam até precisar ser deslocadas em futuras ocorrências de enchentes, e que o foco esteja na segurança da via para pedestres e transeuntes.

Estado de coisas

As contratações públicas devem ser amplamente divulgadas a fim de alcançar o maior número de interessados. Por outra banda, como visam unicamente o melhor preço, muitas vezes a qualidade fica de lado. Aí recai sobre os políticos a responsabilidade de contratar alguém que, muitas vezes, entrega algo muito ruim e, em outros casos, nem entrega.

O que fazem alguns prefeitos (não necessariamente os de Gramado e Canela), publicam os editais no site da FAMURS para que menos pessoas os vejam. Ledo engano. Os malandros estão sempre vasculhando esses canais e, no fim, são os bons que acabam não ficando sabendo.

O próprio conselheiro e vice-presidente do órgão fiscalizador das prefeituras, o TCE-RS, Edson Brum, comentou um caso real ontem, durante encontro com a imprensa: uma prefeitura licitou dois tratores de que tanto precisava, mas o vencedor do certame não conseguiu fazer a entrega, o prazo se esgotou e o município perdeu a verba.

É como dizia o editorial do Integração da quinta-feira passada: querendo fiscalizar e garantir o bom uso dos recursos públicos, o legislador acabou se perdendo e criando um emaranhado burocrático quase impossível de desenrolar.

Dois exemplos

Uma empresa de Natal, no Rio Grande do Norte, sem nenhuma afeição, paixão ou ligação emocional com o Natal Luz, ficou encarregada de uma das partes mais importantes do evento: a ornamentação das ruas, que tem o objetivo de transmitir a parte lúdica da época.

Em outro caso, a banca contratada para realizar um concurso público revelou-se uma farsa. E há ainda mais um exemplo: a obra de contenção do Três Pinheiros, cuja empresa vencedora da licitação abandonou os trabalhos.

Reflexos

E é por estas e outras que, conforme reconheceram o presidente Iradir Pietroski (foto) e o vice-presidente Edson Brum, do TCE-RS, muitas pessoas já não demonstram interesse em disputar cargos como prefeito ou até mesmo vereador. O excesso de burocracia torna a gestão pública cada vez mais complexa, e a responsabilidade acaba recaindo sempre sobre quem ocupa o cargo político e os técnicos cada vez mais se resguardando.

Enquanto de um lado se criam mais regras, exigências e controles, de outro acabam se afastando pessoas qualificadas que poderiam contribuir com a administração pública. Muitos deixam de se colocar à disposição da comunidade por receio de não conseguir entregar as respostas que a população espera e exige ou, ainda, por medo de responder judicialmente por erros administrativos, sendo obrigados a devolver recursos ou até mesmo sofrer outras penalidades.

O resultado é um ambiente cada vez menos atrativo para quem deseja ingressar na vida pública com boas intenções e disposição para trabalhar.

Pastel do Bem

Uma deliciosa oportunidade para ajudar quem precisa. No dia 17 de julho, das 14h às 19h, acontece o Pastel do Bem, na Sede Leodoro Azevedo, em Canela. Toda a renda arrecadada será destinada a uma ação solidária.

Os pastéis médios estão sendo vendidos antecipadamente por R$ 12,00. A organização convida a comunidade a participar e contribuir com esta iniciativa, que transforma um simples lanche em um gesto de solidariedade.

Informações e pedidos pelo WhatsApp: (54) 99687.5759.

Justiça determina prisão preventiva de casal investigado por tortura e morte de criança

CANELA – A juíza Simone Ribeiro Chalela determinou a prisão preventiva do casal investigado pelo crime de tortura seguido de morte envolvendo uma criança de 10 anos. A decisão ocorreu na tarde desta sexta-feira (19), após a prisão em flagrante da dupla ocorrida na quinta (18). Na justificativa da medida, a magistrada salientou a gravidade da conduta apurada e a necessidade de assegurar o desenvolvimento regular das investigações.

De acordo com os autos, o casal, padrinhos da manina, oriundos do estado do Pará detinha a guarda provisória da vítima desde dezembro de 2025, conforme decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

“A gravidade concreta dos fatos, aliada à especial condição de vulnerabilidade da criança e ao dever de proteção que recaía sobre os investigados, revela acentuada reprovabilidade da conduta e reforça a necessidade de resguardar a ordem pública e a adequada persecução penal”, avaliou.

A juíza ressaltou que a materialidade do crime ficou demonstrada em provas, como o boletim de ocorrência policial e os relatórios de atendimento médico. “Os indícios de autoria são consistentes e recaem sobre os flagrados”, concluiu ela.

De acordo com o registro policial, a criança deu entrada no Hospital de Caridade de Canela (HCC), em estado de extrema gravidade, apresentando desidratação acentuada, hipoglicemia e múltiplas lesões corporais, vindo a falecer após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O processo tramita em segredo de justiça.

LEIA MAIS

Entidades alertam para desafios da economia

ESTADO – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,25 ponto percentual, passando a Selic para 14,25% ao ano. A medida foi recebida de forma positiva por representantes da indústria e do comércio gaúcho, que consideram o movimento importante para estimular a atividade econômica, embora ainda insuficiente diante dos desafios enfrentados pelos setores produtivos.

Para o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, a continuidade da queda dos juros representa um alívio para a indústria, que convive com aumento de custos provocado por fatores externos, como os reflexos da guerra no Oriente Médio, além das preocupações com a possibilidade de um forte fenômeno El Niño e discussões sobre mudanças na legislação trabalhista.

Bier destaca, entretanto, que a redução dos juros precisa ser acompanhada por avanços na área fiscal. Segundo ele, maior equilíbrio das contas públicas, previsibilidade e confiança são condições fundamentais para que o país possa conviver de forma duradoura com taxas de juros mais baixas, ampliando investimentos e fortalecendo a competitividade da indústria.

Na mesma linha, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, afirmou que a decisão do Copom era amplamente esperada pelo mercado. Para ele, apesar da inflação ainda permanecer elevada e das expectativas inflacionárias continuarem acima das metas, o cenário internacional tornou-se menos pressionado diante das perspectivas de encerramento do conflito no Oriente Médio.

Bohn ressalta, porém, que permanecem preocupações relacionadas à inflação de serviços, aos possíveis impactos do El Niño sobre os preços dos alimentos e da energia elétrica e ao persistente desequilíbrio fiscal brasileiro. Segundo o dirigente, os juros continuam em níveis historicamente elevados, limitando a atividade produtiva e reduzindo a capacidade de consumo das famílias, especialmente pelo alto comprometimento da renda com o pagamento de dívidas.

As duas entidades convergem na avaliação de que a redução da Selic é um passo importante para a economia brasileira, mas defendem que novos avanços dependerão da evolução da inflação e, principalmente, de medidas que garantam maior equilíbrio fiscal e segurança para investidores e empreendedores.