Início Site Página 24

Entre o trabalho e a vida

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, convida à reflexão sobre uma pergunta que segue atual e, para muitos, cada vez mais urgente: estamos vivendo para trabalhar ou trabalhando para viver? Em teoria, o trabalho deveria ser um meio — uma ferramenta para garantir dignidade, estabilidade e qualidade de vida. Na prática, porém, especialmente em cidades turísticas como Canela e Gramado, essa lógica parece invertida. Para uma parcela significativa da população, trabalhar deixou de ser caminho para construir um futuro e passou a ser, simplesmente, uma forma de sobreviver ao presente.

6×1 ou 5X2?

A rotina é conhecida: jornadas longas, muitas vezes em finais de semana e feriados — justamente quando a cidade mais exige de quem atua no comércio, na hotelaria e nos serviços. O esforço é intenso, mas a recompensa financeira raramente acompanha o custo de vida local. O resultado é um ciclo difícil de romper: trabalha-se muito, ganha-se pouco em relação às despesas, e sobra quase nada para investir, poupar ou planejar. Atualmente está em discussão a redução da jornada de trabalho de 6×1 para 5×2. É necessária essa redução, ninguém vai quebrar. Principalmente aqui na região.

Aqui é difícil de adquirir

Nesse contexto, sonhos que em outras realidades seriam considerados básicos, como adquirir um terreno, construir uma casa ou garantir maior segurança financeira, tornam-se distantes. Não por falta de esforço, mas por um desequilíbrio entre renda e custo de vida. É a sensação constante de estar correndo sem sair do lugar.

Viver não é apenas pagar contas

É preciso retomar, mesmo que gradualmente, o equilíbrio. Isso passa por diferentes caminhos: valorização salarial, políticas públicas mais sensíveis à realidade local, qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo sustentável e, também, uma mudança cultural que reconheça o trabalhador como alguém que precisa viver plenamente, e não apenas produzir.

Vivendo na bolha

Tem gente em Canela e Gramado que vivem numa bolha. Querem impor eles suas regras. Falam de liberdade e democracia, mas se for dentro do que eles querem impor. Exemplo foi o anúncio que a diretora da Magazine Luiza, Luiza Trajano será homenageada pela Câmara de Gramado com o Troféu Inovação Octávio Rossi em parceria com a Gramado Summit. Outro homenageado será o gramadense Gregório Nardini. A reclamação é somente porque ela supostamente tem um viés ideológico diferente de quem reclama.

Notebooks para escolas de Canela

Seis escolas municipais de Canela foram beneficiadas com notebooks novos neste ano letivo. A Secretaria de Educação fez a aquisição de 150 equipamentos, já encaminhadas às escolas. Os computadores portáteis foram adquiridos por meio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os notebooks foram distribuídos conforme a necessidade registrada por cada escola, sendo 50 para a Ernesto Dornelles, 20 para a Dante Bertoluci, 30 para a Noeli de Azevedo e Souza, 20 para a João Alfredo Corrêa Pinto, 20 para a Santa Terezinha (incluindo o prédio anexo) e 10 para a Bertholdo Opptiz. Os computadores serão utilizados por alunos, professores e pelas equipes administrativas. A previsão é de que até o final deste ano, mais educandários municipais sejam beneficiados com novos equipamentos de informática, para continuar qualificando o ensino oferecido aos estudantes canelenses.

O X da Questão

Marcha a Brasília
Entre os seis vereadores que viajaram junto com o prefeito de Canela, Gilberto Cezar, a Brasília, estavam o Cabo Antônio (MDB) e Luis Felipe Caputo (PSDB), com os discursos mais emblemáticos na Câmara de Vereadores nos últimos tempos, o Cabo pela oposição e o Caputo, do governo, mas insatisfeito. Além deles, Jonne Wulf (PSD), Rodrigo Rodrigues (PDT), Nene Abreu (MDB) e Adir Júnior (PSDB) completaram a lista.

Harmonia
De certa forma, estamos recém ingressando no segundo, de quatro, ano desta gestão e, por isso, é muito importante que haja o mínimo de convivência e bom senso por parte de todos, governistas e oposição. O principal tem de ser Canela. E isso parece muito ameaçado, às vezes. Por isso, consultei o presidente Caputo, hoje pela manhã, se essa viagem, além do objetivo-fim, que foi pleitear recursos para Canela, serviu também para aproximar todos esses personagens para o bem do município.

Resposta de Caputo
Selecionei algumas frases para compartilhar da resposta do Caputo: “Sim, sim… foi bem produtivo… até os vereadores da oposição também tiveram bastante oportunidade de estar junto e conversar com ele; realmente foi um momento bem legal, onde o foco principal era Canela… não tinha nenhum outro foco; todos unidos em busca de soluções para recursos travados no governo federal e em busca de emendas para projetos e maquinário para Canela; foi muito legal mesmo; e o principal… independente de direita ou esquerda, se eu gosto ou não de deputado, tentamos ir em todos os deputados e senadores, independentemente de partidos… o foco sempre foi Canela… mas a única coisa que foi ruim foi que coincidiu com a Marcha dos Vereadores… não sabíamos… aí estava lotado lá; mas o prefeito foi um grande parceiro nessa viagem e juntos, sem dúvida, mostramos que estamos focados e unidos por Canela… Executivo e Legislativo… juntos, oposição e situação”.

Lotado
Ali faltou um pouco de planejamento. São 60.311 vereadores no Brasil. E, como podem viajar de graça, ou ao custo dos cidadãos, imaginemos quantos vão para lá, e especialmente quando tem um álibi como esse, a Marcha dos Vereadores. Aliás, procurei e não achei uma linha a respeito nos meios de comunicação, tamanha a importância.

Bessias
Quem ganhou não ganhou e quem perdeu também não perdeu, e quem pensa que ganhou, na verdade perdeu, e quem pensa que perdeu, na verdade ganhou. Dilmei.

Não ‘dispioreia’
Explicando a ‘dilmada’ do outro tópico. O Senado fez ontem o que deveria fazer sempre: aprovar e reprovar com a própria convicção e isenção, como poderíamos imaginar a derrota de Messias por 42 a 34. Mas não, aquilo ontem foi uma birra, que joga ainda mais luz sobre a realidade lastimável da nossa Pátria. Quem articulou a derrota do governo, reprovando o indicado de Lula ao STF, Jorge Messias, foi o cara que talvez seja o pior que a nação gerou de político em todos os tempos, Davi Alcolumbre, mancomunado com Alexandres de Moraes. Não esqueçamos que foi ele que rejeitou os dois relatórios das CPIs, do INSS e do Crime Organizado, que indiciavam mais de 200 pessoas, entre eles três ministros do STF. E foram esses ministros que articularam, junto com Alcolumbre, a rejeição a Messias.

Churrasco

A direita faz churrasco, e parece mesmo um alento, mas certamente pagaremos um preço muito alto por esta manobra, que não se repetia há 132 anos, quando foi a última vez que um indicado pelo presidente foi rejeitado. A julgar pelo acontecido ontem, Messias é um cara bom! Ele disse que tem (teve) o apoio do único que se salva no STF, André Mendonça.  E, vejam, o Lula vai indicar outro — seria este melhor? Claro que não. O que me admira é que uma raposa velha como o Lula tenha caído nessa fria, de pagar tamanho mico. O maior negociador, comprador com o nosso dinheiro e mentiroso, no resto da sua vida, ainda não sabe com quem tem que negociar essas indicações.

Amigo do amigo…

Foram muito discursos ontem no Congresso. Eu acompanhei o máximo, e perplexo. O que suplicou a senadora Soraya Thronicke, que concorreu a nada menos do que a Presidência da República em 2024, em plena sabatina, é o retrato fiel do que vivemos: “Eu desejo-lhe sucesso, e no dia que vestir a toga, eu lhe peço, que não se esqueça dos amigos que fez nesta caminhada”. Messias teve160 dias desde a indicação em novembro passado para fazer amigos dentro do senado. Ao ouvir isso deve ter desejado a derrota.

Alessandro Vieira

Este senador foi o relator da CPI do Crime Organizado, cujo relatório que indiciava três dos 10 ministros do STF, foi rejeitado por artimanha do Alcolumbre. E, foram estes três, que segundo Vieira, articularam junto com o presidente do Senado, David Alcolumbre, a rejeição a Messias. Eu ouvi a fala de Vieira na sabatina, gostei muito, sugiro a quem tiver oportunidade, e ele declarou o voto a favor da aprovação dele. Mas, parece, uma vitória da direita. Não, quem venceu ontem foi a sacanagem. Fica um clima de incertezas em pleno ano eleitoral. Lula deve fazer de tudo para virar Alcolumbre e aprovar mais alguém seu ainda neste ano, pois se perder a eleição a vaga fica aberta para o próximo presidente.

Ofuscado

Ontem também teve a reunião do Copom, que anunciou, no meio daquele alvoroço no Congresso, a nova taxa Selic, com mísero meio por cento de redução, para 14,5 ao ano. Os que gritavam no parlamento tem dinheiro em poupança e para ele, quanto mais ala a taxa, mais rende. Já para nós aqui é sufocante. Não tem como a economia melhorar desta forma.

Divulgação – Foto – corte

Começou hoje, 30 de abril, a 35ª Festa da Colônia de Gramado, que segue até o dia 17 de maio. As soberanas do evento, para o biênio 2026/2027, Rainha Erika Barbacovi (Linha Bonita) e as princesas Isabela Cavalli Jung (Linha Furna) e Lisandra Mewius (Linha Bonita), visitaram o Jornal Integração convidando a população a participar. Além da simpatia e do conhecimento geral da corte, destaque para os trajes, inspirados nas etnias alemã, italiana e portuguesa. A solenidade de abertura ocorre na sexta, dia 1º, às 11 horas. Paralelamente à Festa da Colônia ocorre a exposição Feito em Gramado, com 190 participantes, cuja abertura será no sábado, às 10h30min.

Feriadão

Já estávamos com saudade de um feriadão, não é? Desde o dia 20 que não se repetia. De todo modo, para uma região turística acaba sendo bom. E vai ser especial com a Festa da Colônia e a exposição Feito em Gramado. Também tem a Festa do Trabalhador, amanhã, a partir das 14 horas, no Lago Joaquina, a Cavalgada da Fé, em Canela e a programação campeira do CTG no Parque de Rodeios, no Saiqui.

Ocupação

A coluna consultou duas redes de hotéis. Uma respondeu que tem ocupação total até o dia 03, a outra 80%. A lástima é a previsão de chuva, que vai afastar um pouco aqueles turistas de última hora, que viriam de carro aproveitar os eventos e as calçadas – restaurantes.

Dia das mães

Aí, o outro final de semana já é Dia das Mães, que também promete boa movimentação na região.

Como disse o amigo Celso Fioreze hoje em uma conversa conosco: “O ano vai ser positivo, esperamos que lá em cima (Brasília) se resolva, o povo está muito está endividado”. Na torcida junto, amigo Celso. 

São Miguel

A Prefeitura conseguiu virar a decisão judicial que trancava a licitação para um novo gestor para o Hospital São Miguel. Logo, o prazo vai seguir de onde estava parado. Nos próximos dias devemos ter mais notícias.

ACIC em pauta
A Associação Comercial e Industrial de Canela promove, no dia 13 de maio (quarta-feira), mais uma edição da tradicional reunião-almoço, desta vez com foco nos investimentos previstos para 2026. O encontro será no Restaurante La Estación, a partir das 11h30, com networking, seguido de almoço e apresentação do prefeito Gilberto da Conceição Cezar e do vice-prefeito Gilberto Tegner.

A programação inclui palestra e espaço para perguntas, com encerramento previsto para as 13h30. O investimento é de R$ 82, com uma bebida inclusa, e as vagas são limitadas a 70 participantes. O evento é aberto a associados e não associados. Confirmações pelo WhatsApp: (54) 98121-7722. São só 70 vagas, esgotarão rapidamente.

Hospital São Miguel

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que liberou o andamento do Chamamento Público nº 2/2026, para a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), já reflete no cronograma do processo, que foi retomado pelo Município de Gramado, conforme a PGM, Mariana Melara Reis (foto). As atualizações foram definidas em reunião, ontem pela manhã e publicados no portal da prefeitura.

Conforme a nova programação, o recebimento de propostas reinicia em 4 de maio e segue até 13 de maio de 2026. Quando da suspensão judicial, ainda restavam oito dias úteis para a entrega da documentação, prazo que agora foi reestabelecido, mantendo o dia 13 de maio como data final para participação das entidades interessadas.

O resultado preliminar, com a relação das empresas habilitadas, está previsto para 20 de maio. Na sequência, as visitas técnicas ocorrerão entre 28 de maio e 6 de junho. Já a fase de apresentação e análise das propostas será realizada entre 19 de junho e 7 de julho.

A homologação do resultado definitivo está prevista para 31 de julho, quando deverá ser conhecida a instituição responsável pela gestão do hospital pelos próximos três anos.

A retomada do cronograma ocorre após decisão da desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, proferida em 28 de abril, às 15h58, que concedeu efeito suspensivo ao recurso do Município, liberando o prosseguimento do certame.

Na decisão, a magistrada destacou que a discussão sobre eventual desequilíbrio financeiro do contrato exige análise mais aprofundada:

“É necessária a produção de prova que demonstre, de forma inequívoca, que a cláusula impugnada inviabiliza a adequada prestação do serviço ou ocasiona um desequilíbrio econômico-financeiro substancial ao contrato.”

O processo segue em tramitação, com o mérito ainda pendente de julgamento.

1ª Festa do Trabalhador será nesta sexta-feira com programação gratuita

GRAMADO – O município será palco de um grande momento de celebração e valorização da classe trabalhadora. Amanhã, sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador, acontece a 1ª Festa do Trabalhador de Gramado, no Lago Joaquina Rita Bier, das 14h às 20h, com entrada gratuita.

O evento promete reunir trabalhadores e suas famílias em uma tarde de integração, lazer e mobilização social. A programação conta com shows musicais de Bochinho, D’Abéra, Cássyano Islabá e Percussão do Samba, além de sorteio de brindes e praça de alimentação, garantindo diversão para todas as idades.

Mais do que uma comemoração, a atividade também reforça pautas importantes para a classe trabalhadora, como o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, bandeiras que vêm mobilizando trabalhadores em todo o país.

A iniciativa é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado (Sintrahg), em parceria com o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Canela (Seth) e a Rádio Verdes Campos, fortalecendo o compromisso das entidades com a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da região.

A organização convida toda a comunidade a participar desse momento especial. “É um dia de celebração, mas também de união e reflexão sobre os direitos e a qualidade de vida de quem move a economia”, destacam os organizadores. Em caso de chuva, o evento ocorrerá normalmente, segundo informou a organização.

Cavalgada da Fé marca nesta sexta-feira o início da Romaria de Caravaggio

CANELA – O grande destaque deste ano da Romaria de Caravaggio é a retomada de um momento muito aguardado. Com apoio do CTG Querência e da Associação Tradicionalista de Canela,  a Cavalgada da Fé, volta a integrar a programação após alguns anos, resgatando uma das mais belas expressões de devoção da cultura gaúcha.

Nesta sexta-feira (1º), a partir das 9h30, os cavalarianos partem da Igreja Matriz rumo ao Santuário, onde, às 11h30, acontece uma celebração tradicionalista. A expectativa é grande, e as entidades tradicionalistas de Canela já confirmam presença, reforçando o espírito coletivo e a força desta manifestação de fé.

“A cavalgada da fé será um momento grandioso e contamos com a presença de muitos cavaleiros e das pessoas que gostam da tradição gaúcha. Com a fé que temos em Nossa Senhora de Caravaggio, realizaremos uma cavalgada de agradecimento por tudo de bom que recebemos’, afirma um dos coordenadores do evento André Debastiane.

PROGRAMAÇÃO

Neste mês de maio, a programação é intensa. A Novena, que ocorre de 14 a 22 de maio, sempre às 19h30, na Cripta do Santuário, reunindo a comunidade em noites de oração, reflexão, profunda conexão espiritual e preparação para as romarias. Na sequência da programação, a Romaria dos Jovens e a Jornada Diocesana da Juventude acontece no dia 23 de maio, com concentração às 8h30 na Igreja Matriz, saída às 9h, rumo ao Santuário, e Missa campal às 11h45, reunindo a energia e a espiritualidade da juventude em um momento de conexão e protagonismo.

No dia 24 de maio, é a vez da Romaria Motorizada e de Ciclistas, que parte às 8h30 da Igreja Matriz e celebra Missa campal ao meio-dia, demonstrando que a fé também acompanha os novos tempos e diferentes formas de participação.

Já no dia 25 de maio, às 19h30, o Terço Luminoso percorre um trajeto simbólico da Cripta até o Monumento da Prece, proporcionando um momento de introspecção e beleza, marcado pela luz e pela oração.

Encerrando as romarias, em 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, ocorre a tradicional Romaria a Pé com saída às 8h30 da Igreja Matriz, seguida de missa campal às 11h e celebração na Cripta às 15h, reafirmando a essência do peregrinar como gesto de fé e entrega.

Mega Stock Goods Br realiza segunda edição com sofás, poltronas e cadeiras em destaque

GRAMADO – Goods Br anuncia a segunda edição da Mega Stock, que chega com um novo tema e proposta: “Mês das Mães: Design que Abraça”. O evento acontecerá entre os dias 6 e 10 de maio, aproveitando o final de semana do Dia das Mães para oferecer uma experiência única de compra focada em conforto, aconchego e qualidade.

Após o sucesso da primeira edição (“O Grande Garimpo”), que recebeu mais de 1.000 visitantes e comercializou mais de 2.000 itens, a Mega Stock evolui sua proposta. Enquanto a primeira edição explorou a descoberta e a aventura, a segunda edição aprofunda a conexão emocional, transformando a compra em um ato de cuidado e afeto.

“A segunda edição é sobre reconhecer que design não é apenas estética — é funcionalidade, conforto e emoção. É criar espaços onde as pessoas se sentem bem. E o Mês das Mães é o momento perfeito para essa mensagem”, destaca Josué Neumann Spengler, diretor da Goods Br.

Produtos em destaque

A segunda edição evidencia categorias que naturalmente conectam com a narrativa de aconchego: sofás, poltronas e cadeiras. “Cada um desses produtos foi escolhido porque representa conforto, qualidade e design. São os lugares onde as famílias se reúnem, onde as mães descansam, onde os momentos acontecem”, explica a equipe de curadoria da Goods Br.

Além dos destaques, milhares de itens de diferentes categorias permanecem disponíveis para garimpo nos quatro andares do pavilhão — como decoração, iluminação, utilitários, quadros, jogos e muito mais — tudo com condições especiais e preços reduzidos.

Calendário de narrativas

A segunda edição marca a evolução de um modelo inovador. Enquanto a primeira edição (“O Grande Garimpo”) focou na descoberta, a segunda edição (“Mês das Mães: Design que Abraça”) aprofunda a conexão emocional. Esse calendário de narrativas complementares mantém a Mega Stock fresca, relevante e sempre aguardada.

“Cada edição é uma oportunidade de oferecer algo novo, algo significativo. A Mega Stock não é apenas um evento, é um calendário de experiências”, reforça Josué Neumann Spengler.

Serviço

O quê: Mega Stock Goods Br – 2ª Edição: “Mês das Mães: Design que Abraça”
Quando: De 6 a 10 de maio

Horário: Das 9h às 17h
Onde: Goods Br Distribuidora – Vale das Montanhas, Av. 1º de Maio, 3400, Várzea Grande, Gramado/RS
Entrada: Gratuita

“Todos por Todas” no enfrentamento à violência doméstica

CANELA – Pioneira no Rio Grande do Sul, sendo uma das 14 casas de abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica no estado, a Casa Vitória lançou na noite de ontem, quarta-feira (29), a campanha “Todos por Todas”. A iniciativa consiste na venda de camisetas com mensagens de conscientização e enfrentamento à violência doméstica. Toda a renda obtida será integralmente revertida para a instituição de Canela.

As peças estão disponíveis em sete modelos, nas versões feminina e masculina, ao valor de R$ 99 nos pontos de venda de alguns dos apoiadores da ação: lojas Versatile, Brechó Segunda Gracia e Inpulse Fitness, todos localizados em Canela.

De acordo com a coordenadora da instituição, Manoela Negrelli, a campanha é um convite à participação coletiva. “Mais do que uma ação em que todo o lucro será revertido para a Casa Vitória, essa campanha é um chamado para que toda a sociedade se envolva no enfrentamento à violência doméstica. Cada camiseta representa apoio, conscientização e compromisso com essa causa”, destaca.

A programação contou ainda com duas palestras sobre o tema, ministradas pelo produtor Daniel Costa e pela psicóloga Vânia Rodrigues.

CASA VITÓRIA

A Casa Vitória foi criada em 2021 para acolher mulheres e famílias vítimas de violência doméstica. Desde sua inauguração, já realizou mais de 1065 atendimentos impactando diretamente a vida de mulheres e famílias de Canela. A entidade é pioneira no estado, sendo uma das 14 casas abrigo existentes no Rio Grande do Sul.

Além de oferecer um espaço seguro, se diferencia por realizar iniciativas educacionais voltadas para a prevenção e oferecer um atendimento multidisciplinar, que fortalece as mulheres atendidas e trabalha para evitar a perpetuação da violência entre gerações.

O espaço é financiado exclusivamente pela Prefeitura de Canela, destacando o compromisso do município em enfrentar a violência doméstica e promover igualdade e respeito. Para acompanhar o trabalho da instituição siga @casavitoriacanela. 

Anunciada data da quarta edição do Capacete Rosa

CANELA – Na véspera do Dia das Mães e para homenagear a força e o protagonismo feminino, o Corpo de Bombeiros de Canela promove no dia 9 de maio (sábado), a 4ª edição do Capacete Rosa, no Parque do Sesi.

A iniciativa contará com uma variada programação, com torneio de voleibol, encontro de veículos antigos, comercialização de produtos diversos, oficinas e apresentações culturais e artísticas, das 8h às 18h. A programação é aberta ao público, com o ingresso sendo um item de higiene feminino.

A sargento do Corpo de Bombeiros, Jéssika Assmann, destaca que esta edição foi pensada para ser especial. “Geralmente o Capacete Rosa acontece em março, mas neste ano decidimos fazer diferente e homenagear a força, a determinação e a coragem das mães. Por isso, a advogada e coordenadora da Casa Vitória de Canela, Manoela Negrelli, será a homenageada”, explica. 

De acordo com a comissão organizadora, o Capacete Rosa é o maior evento voltado ao público feminino na Serra Gaúcha, e foi criado para valorizar o papel feminino na sociedade e tudo que ele representa, por isso conta com a colaboração de órgãos públicos como a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), e o Poder Judiciário.


A madrinha da iniciativa, a juíza Simone Chalela, da Vara da Violência Doméstica e do Juizado da Infância e Juventude de Canela, afirma que o Capacete Rosa é muito mais que um evento festivo, mas oferece um espaço de informação e acolhimento para as mulheres vítimas de violência e suas famílias.

“Nesses três anos que participo, o que mais me marcou foi ver mulheres de diferentes classes sociais e de níveis de estudo, todas juntas, participando de oficinas, das atrações gratuitas, e é muito bom ver que ali não existe rivalidade”, atesta a magistrada.

Inscrições para o torneio de voleibol e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no Instagram @cbmrs.5bbm dos Bombeiros de Canela.

Infelizmente a proposta da vereadora Grazi é necessária

A proposta apresentada pela vereadora Graziela Hoffmann (PDT) reacende um debate necessário, e cada vez mais urgente, em Canela: até que ponto o município deve assumir um papel mais ativo na fiscalização dos serviços essenciais pela Aegea/Corsan.

A sugestão de criação de um departamento exclusivo para fiscalizar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário não surge por acaso. Infelizmente ela é necessária, pela realidade vivida diariamente por moradores de diversos bairros, onde problemas deixaram de ser pontuais para se tornarem parte da rotina.

Problema que se repete

Falta de água frequente, interrupções prolongadas no abastecimento, qualidade duvidosa da água e ruas danificadas após intervenções são reclamações recorrentes em regiões como Vila Suzana, Santa Marta e Alpes Verdes, entre outras localidades. Recentemente, moradoras dos bairros Distrito Industrial e São Rafael reclamaram da coloração barrenta da água, assim como mau cheiro.

Negligência nas obras

Outro ponto bastante reclamado pela população é quanto a recuperação das vias públicas após obras. A abertura de valas para manutenção de redes, seguida por reparos mal executados, resulta em ruas desniveladas, buracos e deterioração precoce do asfalto. O custo, muitas vezes, acaba recaindo indiretamente sobre o próprio município e, consequentemente, sobre o contribuinte. A reportagem  do Jornal Integração questionou em evento da Aegea/Corsan em fevereiro deste ano sobre a responsabilidade destas obras. Eele citou que quem executa são empresas contratadas pela concessionária, mas o dever de fiscalizar é da própria Aegea/Corsan. Alguém  aí está falhando.

Falha na comunicação

Entre críticas, a falha na comunicação por parte da concessionária é uma dela. Muitas vezes a população é surpreendida por obras em vias, sem aviso prévio. Obras são iniciadas sem divulgação clara e prazos não são informados. Não é apenas a falta de água que incomoda, mas também a falta de informação.

A proposta

É nesse cenário que a proposta da vereadora ganha relevância. A criação de um departamento municipal especializado permitiria que o poder público deixasse de atuar apenas de forma reativa e passasse a exercer um controle contínuo e qualificado sobre a concessionária. A ideia também pode ser avançada pela própria Câmara, ou criar uma Comissão envolvendo representantes do setor público e  privado com a inclusão de engenheiros e ambientalistas.

Vereadores Jovens

A Câmara Municipal de Gramado, por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, anunciou a data para a cerimônia de posse e diplomação da 7ª Legislatura do Programa Vereador Jovem. A solenidade será realizada dia 14 de maio, às 18h, no Plenário Júlio Floriano Petersen, na Câmara Municipal de Gramado.

Emenda para Saúde de Canela

O prefeito Gilberto Cezar, recebeu em seu gabinete notícia de que a deputada federal Denise Pessôa (PT) indicou o envio de recursos para auxiliar no custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde ao município, por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil. A confirmação da emenda foi entregue pelo assessor da parlamentar, José Artur Schiling, que estava acompanhado do presidente do Partido dos Trabalhadores em Canela, Júlio César Nogueira.

Foto: Júlio Dias/Divulgação

Viatura Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Canela recebeu semana passada uma nova viatura. UmFiat Fastback, adquirido por meio de Emenda Impositiva de autoria do vereador Jone Wulff (PSD), no valor de R$ 125 mil.A nova viatura chega para reforçar a estrutura da corporação e será utilizada em diversas frentes de atuação, como atendimentos emergenciais, apoio em ocorrências de menor complexidade, deslocamento de equipes, vistorias e ações preventivas, ampliando a agilidade e a eficiência dos serviços prestados à comunidade.Participaram do ato de entrega o prefeito, Gilberto Cezar, o soldado Vargas, representando o Corpo de Bombeiros, secretário de Obras, César Prux, e o secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Fiscalização, Adriel Bus.

Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação

Bem-vindo, Caio!

Ontem, terça-feira (28), veio à luz Caio, meu segundo neto, irmão deste aí da foto, o Matteo. O Caio veio à luz, mas também trouxe muita luz para a nossa família. Estávamos ansiosos pela sua chegada! Imaginemos o Matteo (FOTO), que vai completar três anos em 26 de agosto, a turbulência de sentimentos nesses nove meses ouvindo do Caio, sem saber exatamente o que isso significava. Só de hoje em diante é que ele vai vivenciar, de fato, um irmãozinho, com todas as suas dinâmicas. Enfim, é vida que se renova e ganha cada vez mais sentido, é responsabilidade e comprometimento, é dar sequência, é o que vale a pena. É relevante, é horizonte de luz, é um caminho bom de caminhar

Volnei da Saúde
Hoje recebi o amigo Volnei Desiam (da Saúde) no programa Chimarrão e Atualidades. Não costumo fazer entrevistas durante esta uma hora, das sete às oito, mas com ele eu me senti obrigado. Ele ingressou no serviço público como motorista da saúde em 2002, oito meses antes do Integração iniciar atividade na região, e desde então é um contato frequente como fonte para nossas reportagens. Em 2016 concorreu a vereador pela primeira vez e, desde então, foi ainda mais frequente o contato, até que, em 2024, teve um tumor no cérebro e teve de se afastar da vida pública.

Não solte, aperte
No caso do Volnei, o que me chama atenção é a facilidade que muitos têm de soltar a mão de amigos, de pessoas que lhes foram importantes. Parece que o termo ‘foram’ significa mesmo um desvinculo. Quando não é mais importante para mim, não resolve mais os meus perrengues, não me interessa mais. Mas quem nunca sentiu a dor de uma ingratidão?
Mas o bicho é guerreiro e já pensa até em voltar. Com histórico de duas eleições, ambas com a segunda maior votação entre os mais de cem candidatos, com mais de mil e trezentos votos, quem é esperto respeita.

Vereadores
A Câmara de Canela terá a sessão da semana só na quinta, eis que meia dúzia de vereadores está em Brasília e só volta amanhã.

Brasília
Estão lá, com o prefeito Gilberto Cezar: Cabo Antônio e Nene Abreu (MDB); o presidente Caputo e Adir Júnior (PSDB), Jonne Wulf, do partido do prefeito, PSD, e o Rodrigo Rodrigues (PDT).

Multiefeitos
Nestas condições, da pluralidade partidária e da presença do prefeito, acho que vale a pena a viagem. Primeiro que, como estamos em campanha eleitoral, os deputados e ministros todos estão atrás de cabos eleitorais. Em segundo, é que assim ninguém vai fazer pedidos esdrúxulos que nem sejam viáveis, como já ocorreu no passado. Pedro Bala sempre dizia: tem que levar os projetos!

Foi um, voltam sete
Foi na viagem um cabo, mas voltarão sete. Os seis vereadores e o prefeito terão de assumir a campanha de alguém lá para garantir algum recurso ao município.

Cobrança indevida
É certo que esta empresa que comprou a Corsan está colocando a conta da compra nos consumidores. Não tem outra explicação a quantidade de cobrança a maior que estamos recebendo. O vereador Pedro Lazaretti voltou ao assunto na sessão de ontem dos vereadores de Gramado. É preciso chamar a Agesan, agência reguladora, eles próprios já estiveram duas vezes na Câmara e não muda muito.

É palpável

Fui pessoalmente à residência de um casal de aposentados que está recebendo cobrança indevida. Como podem verificar nas cobranças, nos dois últimos meses, duplicou e triplicou o valor. E os tadinhos dos aposentados tentando reverter a situação, indo e vindo. Como podem ver, a conta com vencimento em fevereiro foi de 110,23; março 153,48; abril 331,53 e maio 435,28. Alô, promotoria, acordem! No mínimo, quem tem de correr são os que cometem o erro, não os idosos e demais vítimas. Ao invés de pagarem a ligação do esgoto, irão investir tudo em contas de consumo e assim conviver com uma bola de neve.

Festa da Colônia
Começa quinta a Festa da Colônia e a exposição Feito em Gramado, no Expogramado. São eventos aguardados e que, além de negócios, trazem uma espécie de alento, de alegria ao coração. Para mim, é especial, porque minha origem é da colônia, onde nasci, cresci e sobrevivi até os 20 anos. Vê-los hoje em dia, com toda a evolução que veio desde 1989, quando vim para a cidade, dá um orgulho gigante.

Folha dos servidores
Os servidores públicos de Gramado e Canela terão seus depósitos em conta na quinta, dia 30. Bem no dia que inicia a Festa da Colônia e a Feito em Gramado, e véspera de feriado com Festa do Trabalhador no Lago Joaquina.

20 milhões
A folha dos municipários de Canela soma o montante de 7.126.094,00 líquido (bruto 11.569.293,74), enquanto os gramadenses todos juntos dividirão a quantia de 10.219.970,43, já feitos os devidos descontos, como INSS e IR. São quase 18 milhões injetados na economia e mais de 25 milhões desembolsados pelas duas prefeituras. Os demais cálculos comparativos você mesmo pode fazer.

Patinando
Por iniciativa da Câmara de Vereadores, estão em discussão regras para os patinetes: questões de segurança e proteção aos usuários e, claro, aos transeuntes, preservação e organização dos espaços urbanos, não abandono e prevê penalidades à empresa que opera. Tem até criança andando com essas coisas. Mas, se analisar bem, ver um adulto em cima destas porcarias é ainda mais perturbador.

Vai uma picanha aí?
Vendo a eleição em risco e tentando conquistar mais alguns através de benefícios governamentais, desta vez o governo encontrou uma forma maravilhosa para o povo pagar suas dívidas, levar crédito (em votos) e não gastar um pila. Vai liberar o que já é dele, o FGTS. Enquanto isso, a foto é autoexplicativa sobre como está a nossa economia.

Para deputado
Gramado e Canela podem ter três candidatos a estadual, ou nenhum. Até aqui o mais provável é o ex-prefeito de Canela, Constantino Orsolin. Este eu acho que passa na convenção. Em Gramado, a vereadora Maria de Fátima faz a pré-campanha com visitas aos municípios vizinhos e aguarda uma decisão do Republicanos, de Porto Alegre. Nos últimos dias surgiu também o nome do ex-vereador Professor Daniel, que está no PSD. Ele confirmou à coluna, no início da tarde de hoje, que há a possibilidade, que teve convite do partido e que terá uma reunião “esta semana” em Porto Alegre para definições, mas que ainda não existe nada de concreto.

Democracia
Quem mais fala em democracia parece pretender matar os opositores. Ao que parece, isso é mundial, não só no Brasil. Já são registradas três tentativas de assassinato contra o presidente norte-americano, Donald Trump. Esses caras arrumam laranja até para matar, não dá para entender. Diferentemente do que aqui, lá, no entanto, quem tenta vai para a perpétua!

Rogai por nós!
Santa Ângela, minha Senhora! Apresentaram como uma sucessão, mas então gostaria de entender por que primeiro deixaram as internas serem transferidas, ao custo até da própria vida. Coitadas, estavam tão acostumadas. Mas, ao que parece, ali vem outro modelo de OASIS, com valores muito diferentes, e isso que decerto impediu que aquelas internas permanecessem. Achei uma enganação!

Tchau, querida!
Mais um ministro do STF no meio da poeira em tempos de ser sabatinado. É só puxa-saco que vai para lá. Este Jorge Messias é aquele que levou o documento de nomeação a ministro da Casa Civil ao Lula na época para que ele pudesse “usar em caso de necessidade”, como disse a Dilma (presidenta), para não ser preso. Há possibilidade de não ser aprovado amanhã, só porque o dono do Brasil, presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ainda não decidiu. Mas, caro leitor, não fique torcendo contra o Messias, se não for este virá outro, ainda pior.

Receita Federal
Tem quem não viu com bons olhos a “parceria” da prefeitura de Gramado com a Receita Federal. Mas é o estilo da esquerda de arrecadar. Enquanto isso, os idosos não têm para onde correr com suas contas de água triplicadas em mãos. É o IPTU mais caro do mundo, a água e esgoto nas nuvens, ao invés de subterrâneo, e o salário “ó”.

Ponto facultativo
Por que será que mais de 1.700 se candidataram para as cinco vagas na Gramadotur, se o salário inicial nem é tão alto? Quatro vagas são para o administrativo, com remuneração de R$ 4.398. Advogado, R$ 8 mil, não é alto. Mas, certamente, quem vai para o setor público já conta com os penduricalhos desde o início.