Início Site Página 23

Prazo para regularização do título eleitoral se encerra nesta quarta-feira

REGIÃO – O prazo para regularização do título de eleitor e emissão do primeiro documento se encerra nesta quarta-feira (6), e a movimentação no Cartório Eleitoral de Canela e Gramado tem sido intensa nos últimos dias. A informação foi destacada pelo chefe do cartório, Guilherme Cavagnoli, em entrevista ao Jornal Integração, onde também apresentou orientações importantes à população.

Segundo Cavagnoli, o fechamento do cadastro eleitoral ocorre cerca de 150 dias antes do pleito, etapa necessária para a organização das urnas e dos cadernos de votação. “Amanhã [quarta-feira] é o último dia para quem quiser fazer o primeiro título, transferir ou regularizar a situação eleitoral. Depois disso, o cadastro é fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o processo das eleições”, explicou.

A procura pelo atendimento cresceu significativamente, especialmente na reta final do prazo. De acordo com o chefe do cartório, somente neste ano mais de 1.300 jovens já solicitaram o primeiro título. “É uma procura muito grande, principalmente de jovens que querem participar pela primeira vez. Isso mostra o interesse da população em exercer seu direito de voto”, destacou.

Além disso, o número de eleitores aptos também apresentou crescimento. Atualmente, Canela e Gramado somam mais de 69 mil eleitores, com números bastante semelhantes entre os dois municípios. “A gente conseguiu recuperar muitos títulos que estavam cancelados por ausência nas últimas eleições, e agora vemos um aumento expressivo na procura, especialmente nos últimos dias”, afirmou.

Outro ponto ressaltado por Cavagnoli foi a necessidade de atenção antes de buscar atendimento presencial. Ele orienta que os eleitores consultem sua situação no site do Tribunal Superior Eleitoral. “Muita gente recebeu mensagens e acabou vindo ao cartório sem necessidade. A primeira dica é consultar a situação. Se for apenas multa, por exemplo, ela pode ser paga pela internet, sem precisar vir até aqui”, explicou.

Para quem precisa realizar procedimentos como transferência ou regularização, o atendimento pode ser feito online, desde que o eleitor já tenha biometria cadastrada. Caso contrário, é necessário comparecer presencialmente. “Quem não tem biometria, como no caso do primeiro título, precisa vir ao cartório. Mas boa parte dos serviços pode ser feita de casa, com mais comodidade”, completou.

O atendimento no cartório foi ampliado para dar conta da demanda. Em Canela, o funcionamento ocorre das 11h às 19h, na rua Dona Carlinda, nº 500, na Galeria Azaléa, próximo da Prefeitura. Já em Gramado, o atendimento é realizado junto ao Fórum. Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência. No caso do primeiro título, não é aceita carteira de habilitação, sendo exigido documento de identidade.

Cavagnoli também destacou o trabalho de conscientização realizado nas escolas dos dois municípios, aproximando os jovens do processo eleitoral. “É muito interessante ver o quanto eles querem participar. Eles entendem que têm voz e que podem escolher os representantes que vão governar o país”, afirmou.

Quem precisa regularizar

Devem ficar atentos ao prazo jovens que irão votar pela primeira vez, eleitoras e eleitores que mudaram de cidade e precisam transferir o título, pessoas com o título cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais. O prazo também se aplica a presas e presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, que devem regularizar a situação eleitoral na unidade da federação onde se encontram para garantir o direito ao voto.

Consequências para quem perder o prazo

Quem não regularizar a situação até o fim do prazo ficará impedido de votar nas eleições deste ano e poderá enfrentar restrições administrativas, como dificuldades para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas. 

Orientação da Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores não deixem o atendimento para a última hora, a fim de evitar filas nos cartórios e possíveis instabilidades no sistema on-line devido ao grande volume de acessos. A regularização dentro do prazo é essencial para garantir o exercício do direito ao voto e evitar transtornos futuros.

Contato (WhatsApp)

51 2312.2015

Consulta online

https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#

PASSO 1

PASSO 2

UBS Central de Canela amplia horário de atendimento

CANELA – Com a chegada das baixas temperaturas e o aumento da incidência de síndromes gripais, iniciou ontem, segunda-feira (4), o turno estendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. O atendimento ao público será realizado das 17h às 20h.

O serviço, oferecido pela Secretaria de Saúde, é voltado a casos urgentes e sintomas gripais. A previsão é de que o horário ampliado seja mantido, inicialmente, até o mês de julho.

De acordo com o secretário de Saúde, Jean Spall, a medida tem como objetivo ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) , especialmente aos trabalhadores que muitas vezes acabam tendo dificuldades de consultas nos horários normais da UBS, visando  atendimentos de queixas agudas, situações que demandam avaliação e resolução no mesmo dia, como febre, sintomas gripais, dores súbitas, infecções leves, entre outras condições clínicas de urgência leve. “Com este atendimento, buscamos diminuir a demanda do Hospital de Caridade de Canela, evitando a superlotação”, destaca.

Para pacientes com doenças crônicas, consultas de rotina ou acompanhamentos, a orientação da Secretaria é que o atendimento siga sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde de referência, mediante agendamento das 7h30 às 13h30 e das 13h às 17h, munidos do cartão do SUS.

Além das consultas clínicas, o turno estendido também contará com atendimento de enfermagem de segunda a quarta e funcionamento da sala de vacinas inicialmente nas quartas-feiras das 17h às 20h.

Os dados da vacinação e o alerta para imunizar

REGIÃO – Com a chegada do frio, a Secretaria de Saúde de Canela faz um alerta para pessoas dos públicos prioritários para receber a vacina contra a Influenza, pois precisam procurar as salas de vacina do município para fazer a aplicação do imunizante.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, idosos e gestantes são os principais grupos que precisam se proteger neste momento, pois são os que apresentam maiores complicações nos casos de síndromes respiratórias agudas graves.

A campanha de vacinação contra a gripe já mobilizou milhares de canelenses, mas a adesão ainda pode avançar. Até o momento, 2.421 idosos foram imunizados, o que representa 31,5% do público estimado. Entre as gestantes, 135 já estão protegidas (30%), enquanto 386 crianças receberam a dose, ampliando a cobertura entre os pequenos. Os dados são do painel do Ministério da Saúde e incluem também aplicações na rede particular.

A Secretaria de Saúde buscando ampliar esses números, está realizando ações contínuas de orientação. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Canela, Magali Cavinatto, destaca que está sendo reforçada a importância da vacinação para se proteger contra a Influenza durante as consultas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde, além de informar o público que utiliza os serviços de saúde nos atendimentos.

“Nesta semana, as equipes começaram a visitar as escolas infantis do Município, para aumentar o contingente de crianças vacinadas. Com isso, as famílias não precisam se deslocar até os postos para que os pequenos sejam protegidos”, destaca a enfermeira.

A vacina aplicada na Campanha Nacional de Contra a Influenza em 2026 – que vai até o dia 30 de maio – é do tipo trivalente, e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Para recebê-la, é necessário apresentar a carteira de vacinas e um documento de identidade. 

GRAMADO

Conforme informou a Secretaria da Saúde de Gramado, o número de doses aplicadas em idosos é de 2748 (38,22%). Já crianças, 445 foram imunizadas, o que corresponde a 15,34% e 147 doses foram aplicadas em gestantes, totalizando 32,74%.

Aprovado projeto da Nova Centralidade de Gramado

GRAMADO – Em debate na Câmara Municipal desde março deste ano, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 001/2026 é uma das proposições mais relevantes encaminhadas pelo Executivo em 2026. A matéria trata de um tema estratégico para o município, com potencial de impactar não apenas o presente, mas também o futuro das próximas gerações.

O projeto propõe a criação da Nova Centralidade do Município, também denominada Projeto Urbanístico Relevante (PUR) Nova Centralidade – Região Norte de Gramado. A iniciativa prevê o planejamento e a estruturação de uma nova área de desenvolvimento urbano no bairro Mato Queimado, ao norte da cidade, abrangendo cerca de 900 hectares, com conexão facilitada ao Centro e aos municípios vizinhos, como Canela e Nova Petrópolis.

De autoria do Executivo Municipal, por meio das Secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente, em conjunto com a Procuradoria do Município, o projeto surge como resposta a desafios já percebidos pela população, como o crescimento acelerado da cidade, os congestionamentos frequentes, o déficit habitacional e a pressão sobre a infraestrutura urbana.

A proposta apresenta um modelo de expansão planejada, com foco na sustentabilidade, na inclusão social e na qualidade de vida. Entre os principais objetivos estão a descentralização de serviços e moradias, a redução da pressão sobre a área central, a criação de novas oportunidades habitacionais, especialmente para as faixas de renda média e baixa, e o fortalecimento de um novo polo econômico e turístico.

“O planejamento da Nova Centralidade está estruturado em cinco pilares: sustentabilidade ambiental, mobilidade e conectividade, desenvolvimento econômico e atratividade, equidade e qualidade de vida, e gestão inteligente e participativa.”, apresentou o secretário de planejamento, Rafael Bazzan.

“Entre as diretrizes do projeto, estão a preservação de áreas ambientais, a criação de parques, praças, corredores ecológicos e ciclovias, além da integração entre urbanização e natureza. Também estão previstas soluções para mobilidade urbana, como transporte público estruturado, incentivo à mobilidade ativa e a implantação de um terminal intermodal, com possibilidade de integração entre diferentes modais.”, enfatizou Cristiane Bandeira, Secretária de Meio Ambiente.

No campo social e econômico, o projeto contempla a implantação de habitação social, um complexo hospitalar de alta complexidade, espaços culturais multifuncionais e áreas destinadas à inovação nos setores de saúde, educação e tecnologia. A proposta também prevê o estímulo a parcerias público-privadas e a manutenção das características arquitetônicas que preservam a identidade de Gramado.

Antes de seguir para votação em plenário, o projeto foi amplamente debatido com a comunidade, passando por duas audiências públicas, uma promovida pelo Executivo e outra pela Câmara Municipal, garantindo espaço para diálogo, escuta e participação popular.

“A transparência também foi um dos pilares do processo, com a disponibilização de estudos técnicos, mapas, zoneamentos e demais documentos, permitindo que a população acompanhe e contribua com a construção da proposta.”, comentou o presidente da Câmara, Neri Nascimento. Com a aprovação pelo Legislativo, o projeto segue agora para sanção do prefeito, que terá prazo legal para transformá-lo em lei.

23 mil participantes

Gramado Summit deve receber 23 mil visitantes

Crescimento em relação a edição de 2025 chega a 23% e 70% dos participantes é de fora do Rio Grande do Sul

A partir desta quarta-feira (4), Gramado volta a ser palco de um dos maiores eventos de inovação do país. O Gramado Summit segue até sexta-feira (6), no Serra Park, com números que reforçam o crescimento acelerado do encontro.

Segundo o fundador do evento, Marcus Rossi, esta é a maior edição já realizada. “O evento está incrível. A maior edição. Para você ter uma ideia, os três pavilhões do Serra Park estão ocupados”, destacou. O crescimento é expressivo: a feira teve aumento de 32% nos espaços ocupados em relação ao ano passado, impulsionada principalmente pela expansão das áreas de exposição e patrocínios.

A programação também impressiona. Serão mais de 500 palestrantes, distribuídos em cerca de 12 trilhas de conteúdo, abordando temas que vão de empreendedorismo e tecnologia a comportamento, ciência, finanças e entretenimento. A expectativa é de público superior a 20 mil pessoas ao longo dos três dias, sendo que aproximadamente 70% dos participantes vêm de fora do Rio Grande do Sul, reforçando o caráter nacional — e cada vez mais internacional — do evento. “O evento está lindo e a gente está esperando mais de 23 mil pessoas durante os três dias de Gramado Summit, sendo que praticamente 70% do público vem de fora do estado do Rio Grande do Sul”, comemora Marcus.

Entre os nomes confirmados estão referências como Luiza Helena Trajano, João Branco, Gabi Comazzetto, Marcos Piangers, Michel Alcoforado, Maria Homem, Gustavo Cerbasi, Sérgio Sacani, Gustavo Zerbino e Miguel Falabella.

Além do conteúdo, o evento aposta em estrutura e experiência. Os três pavilhões recebem uma feira robusta de negócios, com empresas de tecnologia apresentando soluções e ampliando conexões. Para atender o público, espaços como cabines acústicas para reuniões, estações de trabalho, áreas de café e pontos de recarga de celulares integram a estrutura, permitindo conciliar networking, conteúdo e atividades profissionais.

Para Marcus Rossi, o crescimento consolida o evento no cenário continental. “A gente se consolida com toda certeza como um dos mais importantes eventos de inovação da América Latina”, afirmou.

Com números recordes e estrutura ampliada, o Gramado Summit reafirma seu papel como plataforma de negócios, conteúdo e conexões, colocando a Serra Gaúcha no centro do debate sobre inovação.

UBS’s de Gramado superam a marca de 70 mil atendimentos

GRAMADO – A Secretaria da Saúde, apresentou nesta segunda-feira (4), um balanço dos serviços realizados no primeiro quadrimestre deste ano. Entre janeiro e abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realizaram mais de 70 mil atendimentos. O número refere-se às consultas e procedimentos clínicos, sem contabilizar os atendimentos odontológicos, que ainda estão sendo apurados e elevarão ainda mais as estatísticas.

O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, ressalta que o alto volume de atendimentos reflete o vínculo da comunidade com a rede municipal. “Esses números representam pessoas que fazem o acompanhamento contínuo de sua saúde. Muitas vezes, o paciente retorna mais de uma vez para dar sequência a um tratamento iniciado na própria UBS. Por isso, reforçamos que a unidade de saúde do seu bairro deve ser sempre o primeiro lugar a procurar”, pontua o secretário.

Já o Centro de Atendimento Integrado em Saúde (CAIS) registrou 13 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2026, funcionando como um suporte estratégico para o acolhimento de casos agudos que não puderam ser atendidos pela UBS no mesmo dia. Localizado junto ao Postão, o CAIS funciona diariamente, incluindo sábados e domingos, das 8h às 20h.

O prefeito Nestor Tissot reafirma o compromisso da administração com o bem-estar dos gramadenses. “Gramado investe pesado em saúde porque entendemos que o acolhimento e a agilidade no atendimento são prioridades. Ter uma rede que combina a proximidade das UBSs nos bairros com o suporte do CAIS garante que nossa população esteja sempre assistida, com infraestrutura e profissionais qualificados”, destaca o prefeito.

Incentivo ao mundo da literatura

CANELA – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Terezinha foi palco de uma intensa programação cultural e educativa durante a realização da sua primeira Semana Literária, evento que reuniu alunos, professores, escritores e a comunidade escolar em torno do incentivo à leitura. A iniciativa, que contou com feira do livro, rodas de conversa e diversas atividades pedagógicas, destacou a importância do livro em meio ao avanço das tecnologias digitais.

De acordo com uma das organizadoras, a professora Karen Stack, o projeto foi cuidadosamente planejado com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes. “É com grande satisfação que estamos realizando a primeira Semana Literária da escola. Pensamos esse projeto para incentivar os alunos à leitura, ao senso crítico e também para aproximar a comunidade, trazendo autores da cidade e de fora para contribuir com esse momento”, destacou.

A diretora Gilsa Kerschner ressaltou o desafio de estimular o hábito da leitura em uma geração cada vez mais conectada às telas. “Hoje os alunos vivem no mundo digital. Então, proporcionar esse contato com os livros é essencial. A leitura permite sonhar, imaginar e desenvolver o pensamento crítico. É papel da escola criar essas oportunidades”, afirmou.

Foto: Divulgação – Sophia Lourdes e Arthur Henrique celebraram a parceria para a formatura

Durante a semana, a escola recebeu cerca de 16 convidados, entre escritores e incentivadores da leitura, que participaram voluntariamente das atividades. Segundo a equipe diretiva, a programação contemplou desde alunos das séries iniciais até turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o alcance da proposta.

A vice-diretora Márcia Borowski também destacou o engajamento coletivo para a realização do evento. “Sabemos que é desafiador inserir crianças e adolescentes no mundo da leitura, mas é possível criar alternativas. Tivemos apoio da comunidade e conseguimos promover um espaço rico de troca e aprendizado, formando cidadãos mais críticos e participativos”, enfatizou.

A Feira do Livro transformou a área externa da escola em verdadeira biblioteca do mundo literário, integrada à programação a iniciativa foi um dos pontos altos da semana, reunindo grande movimentação de alunos. Além do foco na literatura, a atividade também teve caráter solidário e colaborativo. Estudantes do 9º ano aproveitaram o espaço para arrecadar recursos para a formatura. Os livros comercializados foram cedidos pela Livraria Bambu, em que parte do valor será destinado para auxiliar na formação dos estudantes.

O aluno Arthur Henrique Ribeiro contou sobre a experiência: “Está sendo muito legal. Todo mundo está ajudando bastante. A feira também é importante para a nossa formatura, então convidamos a comunidade para participar”.

A estudante Sophia Lourdes também destacou o envolvimento dos colegas. “Está sendo cansativo, mas muito importante. Muitas crianças estão ajudando e esperamos que todos consigam se formar”, disse.

Entre os alunos mais novos, o contato com os livros também gerou curiosidade e novas experiências. Mesmo aqueles que ainda não têm o hábito da leitura participaram da feira e adquiriram exemplares, demonstrando o impacto da iniciativa.

Foto: Divulgação – Direção e professoras da Escola Santa Terezinha celebraram o engajamento dos alunos durante a Semana Literária

FOTOS: Os vencedores da Festa Campeira

CANELA – A 6ª Festa Campeira do CTG Querência confirmou, no sábado (2) e domingo (3), a força da tradição e a capacidade de mobilização da entidade ao reunir laçadores, famílias e comunidade no Parque de Rodeios do Saiqui. Este foi o primeiro evento da patronagem da gestão 2026/2028.

Durante dois dias de programação intensa, o público acompanhou disputas em diversas modalidades de laço, contemplando desde as categorias mais jovens até os competidores veteranos, além de provas individuais, em duplas e por equipes. Com mais de R$ 15 mil em premiações, a competição reforçou o protagonismo do Querência no cenário tradicionalista regional.

Foto: Thiago Keller/Divulgação – Patrão do CTG Querência de Canela, Maercelo Fogaça Rodrigues

Um dos destaques foi a retomada do Baile da Melhor Idade, realizado no sábado à tarde, proporcionando um momento especial de confraternização e integração.

O ponto alto da festa foi a homenagem ao Patrão de Honra João Wender. Mais do que um ato simbólico, o momento se transformou em um verdadeiro encontro de gerações, marcado pela gratidão a quem ajudou a construir a história do CTG, inclusive doando a madeira da primeira sede.

Fundador, patrão e referência do tradicionalismo, João Wender segue presente no legado que atravessa o tempo. A presença da família com os filhos, netos e bisnetos reforçou o caráter simbólico da homenagem, conectando passado, presente e futuro. E quando o bisneto Mateus cruzou a cancha, ficou evidente que esse legado segue vivo, pulsando forte de geração em geração.

Para o patrão Marcelo Fogaça Rodrigues, o resultado da festa reforça o compromisso da nova gestão com o fortalecimento da entidade, mesmo diante dos desafios. “Assumimos o CTG com muitas demandas e sabemos dos desafios que temos pela frente, mas eventos como este mostram a nossa capacidade de trabalho e união. Estamos apenas começando. Queremos um Querência forte, preparado para sediar eventos cada vez maiores, à altura da sua história e da sua gente”, destacou.

Dando sequência ao calendário de atividades, o CTG Querência já prepara o próximo: a Noite Gaúcha em homenagem às Mães, que acontece no dia 9, no Salão Pequeno do Parque de Rodeios Saiqui. A programação inicia às 19h30 e contará com apresentações das invernadas artísticas da entidade, além da animação do grupo Torena. Os ingressos têm o valor de R$ 30 para sócios e R$ 40 para não sócios. Mais informações pelo WhatsApp (54) 3282-2666.

Os resultados

Laço Vaqueano

Antônio Oliveira

Antônio Santos

Paulo Celir

Laço Individual

Eder Blaut

Eduardo Vargas

Henrique Oliveira

Jair Oliveira

Jarbas Bertolucci

João Arquimimo Licks

João Monteiro

Léo Monteiro

Pedro Brito

Renato Oliveira

Laço Veterano

Antônio Oliveira

Paulo Celir

Rafael Zanatta

Laço equipe

Força A – nenhuma equipe atingiu o número mínimo de armadas

Força B – P.L. Poncho Serrano

Força C – P.L. Recanto dos Amigos

Força D – CTG Eron da Rata

Prendas (equipe)

1° – CTG Manotaço

2° – P.L Poncho Serrano

Prendas

Claudia Vieira Wiltgem

Kauane Ficher

Larissa Bentti

Lili Tomasini

Renata Adans

FOTOS: Da roça para a avenida

GRAMADO – O Desfile de Tratores da 35ª Festa da Colônia tomou conta da avenida Borges de Medeiros na tarde de domingo (3). Em sua primeira edição, o passeio reuniu mais de 50 máquinas agrícolas, mostrando a força da agricultura familiar e o orgulho dos produtores rurais gramadenses.

Com canteiros e rótulas decoradas, a via central recebeu um grande público, que acompanhou um espetáculo de tradição, cultura e homenagem às origens rurais de Gramado.  O comboio saiu do Complexo de Eventos Expogramado, desfilou pela avenida Borges até a Rótula das Bandeiras e retornou ao Expo.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

O secretário de Agricultura de Gramado, Eliézer Nascimento de Lima, destaca que o desfile reuniu as máquinas que ajudam os colonos na produção. “É uma pequena mostra da força do nosso interior. Temos mais de mil famílias produzindo na zona rural. São os tratores que trabalham no dia a dia lá no interior. Hoje, os produtores desfilam com orgulho na principal avenida do município”, frisa Eliézer.

Com entrada e estacionamento gratuitos, a Festa da Colônia, que continua até o dia 17, funciona diariamente, das 10h às 17h, no Complexo Expogramado. Nesta segunda-feira (4), às 15h, ocorre o 2° Concurso de Melhor Cuca da Festa da Colônia. Equipes que trabalham nos fornos da festa estão empenhadas em preparar receitas diferenciadas de cuca numa saborosa competição.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Romaria de Caravaggio abre sobre o lombo dos cavalos

CANELA – A tradição voltou a pulsar forte, reunindo emoção, devoção e identidade na retomada de uma das mais belas manifestações de fé. Marcando a primeira romaria da 66ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, a Cavalgada da Fé realizada na sexta-feira (1º), voltou a encantar a comunidade e reuniu cavalarianos que partiram da Igreja Matriz rumo ao Santuário.

Ao longo do percurso de 7km, não faltaram olhares atentos, aplausos e o respeito de quem reconhece na tradição gaúcha uma expressão legítima de espiritualidade. Na chegada ao Santuário, o momento foi marcado por uma linda celebração tradicionalista, carregada de simbolismo, que reforçou o elo entre cultura e religiosidade.

A retomada da Cavalgada reuniu representantes de várias entidades tradicionalistas de Canela e região, com apoio do CTG Querência e Associação Tradicionalista de Canela. A programação do evento segue com a Novena que acontece entre os dias 14 e 22, sempre às 19h30, na Cripta do Santuário.

E o momento mais esperado do evento, as tradicionais romarias que mobilizam milhares de fiéis. No dia 23, ocorre a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, com concentração às 8h30 na Igreja Matriz, saída às 9h e Missa campal às 11h45, no Santuário. Já no dia 24, será realizada a Romaria Motorizada e de Ciclistas, com saída às 8h30 da Matriz e celebração ao meio-dia.

No dia 25 de maio, o Terço Luminoso promete um momento especial de oração e contemplação, com início às 19h30, saindo da Cripta do Santuário em direção ao Monumento da Prece. Encerrando a programação, no dia 26, acontece a tradicional Romaria a Pé, com saída às 8h30 da Igreja Matriz, Missa campal às 11h no Santuário e Missa final às 15h, na Cripta.

Programação da Novena

Cripta do Santuário, às 19h30

Dia 14 – Dom Osvino José Both – Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil

1ª Noite: Maria, Filha Predileta do Pai

Dia 15 – Pade Eric Pozzobon dos Santos – Paróquia Nossa Senhora Medianeira – São Leopoldo

2ª Noite: Maria, Mãe do Verbo Encarnado

Dia 16 – Padre Delcio Miguel Reiter – Paróquia São Lourenço Mártir – Nova Petrópolis

3ª Noite: Maria, Esposa do Espírito Santo

Dia 17 – Padre. Eurípedes Ferreira Nascimento – Paróquia São João Batista – Parobé

4ª Noite: Maria, Porta do Céu

Dia 18 – Padre Rafael Barbieri – Paróquia São José de Anchieta – São Leopoldo

5ª Noite: Maria, Saúde dos Enfermos

Dia 19 – Padre Roger Mesquita Haag – Seminário Menor Maria Auxiliadora – Dois Irmãos

6ª Noite: Maria, Refúgio dos Pecadores

Dia 20 – Padre José Francisco da Rosa Júnior – Paróquia São José – Novo Hamburgo

7ª Noite: Maria, Auxílio dos Cristãos

Dia 21 – Padre Éverton Lopes de Souza – Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Rolante

8ª Noite: Maria, Estrela da Evangelização

Dia 22 – Padre. José Monteiro Filho – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Canela

9ª Noite: Maria, Nossa Senhora de Caravaggio