REGIÃO – O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) sugeriu na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (15), a inclusão do Aeroporto de Canela na rota dos vôos anunciados semana passada pela empresa Gol Linhas Aéreas.
Para o vereador, essa inclusão na rota beneficiaria as duas cidades e movimentaria ainda mais o turismo. “Ia facilitar o transfer. Existem pessoas que preferem se deslocar de avião pela rapidez ao invés de terem que enfrentar as estradas movimentadas”, ressaltou.
O parlamentar disse que apesar da capacidade inicial dos vôos ser de apenas nove passageiros, seria um começo importante. Luia lembrou ainda que o Governo do Estado anunciou um incentivo para aviação gaúcha com a alíquota de ICMS menor.
A confirmação do anúncio foi feita na sexta-feira (12) pela própria Gol em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento. Na audiência, a companhia aérea anunciou que no dia 25 de agosto decolará o primeiro dos seis vôos que colocará em operação no estado, conectando Passo Fundo a Porto Alegre em apenas 55 minutos.
Os vôos anunciados pela empresa área Gol na semana passada, inicialmente irão contemplar apenas seis cidades gaúchas, as rotas vão ligar Porto Alegre a Rio Grande, Bagé, Santana do Livramento, São Borja, Santa Rosa e Passo Fundo.
A novidade se deve a duas alterações no PDAR-RS (Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional) anunciadas pelo governador Eduardo Leite nos últimos dias.
Os vôos serão terceirizados, embora a Gol vá comercializar as passagens e ser responsável pelas rotas regionais, quem vai operar os vôos diretamente será a Two Flex Aviação Inteligente. Os aviões da empresa, inicialmente, terão capacidade para nove passageiros.