CANELA – A Delegacia de Polícia de Canela/2ªDPRI realizou, na manhã de hoje, terça-feira (24), uma operação policial voltada ao enfrentamento de grupos criminosos com atuação na cidade e região, especialmente direcionada ao combate a homicídios e tráfico de drogas.
A ação está mobilizando 85 policiais civis. A operação cumpriu simultaneamente 46 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva e 44 de busca e apreensão. As prisões e as buscas focaram em residências e locais utilizados pelos criminosos para a prática de tráfico de drogas.
Na ação, foram presos dois investigados. Ainda, foram apreendidos veículos utilizados para a comercialização de entorpecentes, além de drogas e outros objetos que servem para embasar as investigações policiais. Também foram bloqueadas contas-bancárias utilizadas pelo grupo para movimentar valores oriundos do tráfico de drogas.
Além da operação realizada hoje, terça-feira (24), outras medidas estratégicas vêm sendo adotadas, como a transferência de líderes criminosos para presídios de alta segurança, sob regime diferenciado de cumprimento de pena e isolamento em estabelecimentos prisionais distantes da região. Tais providências visam enfraquecer as estruturas dos grupos investigados e dificultar sua atuação e comunicação com comparsas fora dos presídios.
Identificação de suspeitos
As investigações policiais, conduzidas pela Delegacia de Polícia de Canela, identificaram cerca de 49 suspeitos, sendo a maioria com antecedentes policiais. Eles respondem pelos crimes de participar ou liderar organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e outros delitos.
O delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, ressalta a seriedade e o rigor da atuação policial.
“A Delegacia de Polícia de Canela tem agido com rigor contra a criminalidade no município, com foco especial nos grupos criminosos que rivalizam pela disputa do tráfico de drogas. Nosso compromisso é manter a ordem, garantir a segurança da comunidade e responsabilizar todos os envolvidos, das bases às lideranças. Com a ação de hoje, a Polícia Civil de Canela demonstra que, quanto mais os grupos criminosos agirem com violência, maior será a resposta das forças de segurança. Temos cerca de 99% de índices de esclarecimento nos crimes cometidos na cidade nos últimos 10 anos e seguiremos responsabilizando, com prisões, apreensões de bens e transferência de líderes sempre que tivermos fatos graves em Canela”, disse.
O delegado Gustavo Celiberto Barcellos, titular da 2ª Região Policial, reafirma a postura firme e enérgica das forças de segurança frente à criminalidade na região.
“Não serão tolerados atos de violência praticados por grupos rivais, como homicídios, coações e intimidações. Estamos intensificando as ações policiais de repressão qualificada e adotando todas as medidas necessárias para garantir segurança e tranquilidade à sociedade. Buscamos e seguiremos buscando a transferência de lideranças que determinam homicídios, adotando, em conjunto com as demais forças de segurança, todas as medidas pertinentes de dissuasão focada. Estamos atacando a venda de drogas e o patrimônio destes grupos, causando prejuízo financeiro as suas operações ilícitas, tornando muito onerosas as suas escolhas. Cometeu homicídio na região, sofrerá as consequências mais severas possíveis”, enfatizou.
A Polícia Civil ressalta, ainda, que age integrada com a Brigada Militar e a Susepe, ressaltando as ações de sufocamento e saturação de área e as revistas gerais no Presídio Estadual de Canela na sexta e segunda-feira.