CANELA – O Corpo de Bombeiros Militar de Canela atendem uma ocorrência de incêndio a cada dois dias. Os dados são do levantamento realizado pela corporação contabilizando as ocorrências registradas em 2019. Foram 168 chamados abertos para incêndios e estão contabilizados todos os tipos: princípios, incêndios em vegetação, residenciais, entre outros. “São todas as ocorrências que foram abertos chamados e deslocamos com caminhão para atender”, explica o sargento Roger Martins.
Outro número expressivo é o atendimento pré-hospitalar, realizado em casos de acidentes, quedas, entre outros. Foram 431 atendimentos por ano, mais de um por dia. “Importante destacar que esse número é só dos atendidos pelos Bombeiros. Ainda tem os atendimentos do Samu. Isso mostra a quantidade de pessoas que nos procuram”, avalia Martins.
A média de ocorrências atendidas por mês é 78,5, ou seja, 942 ocorrências atendidas durante todo o ano. Foram realizadas ainda 264 ações preventivas, 2 ocorrências envolvendo produtos perigosos e 62 salvamentos, busca e resgate.
BOMBEIROS AINDA RECEBEM TROTES – Foram quinze trotes passados aos Bombeiros em 2019, número expressivo, principalmente quando os trotes contabilizados são os que de fato enganaram os bombeiros causando o deslocamento desnecessário. “Infelizmente ainda recebemos muitos trotes. O principal problema é que não são crianças, a gente conhece a voz de criança. Esses a gente nem contabiliza. Mas as quinze contabilizadas foram, com certeza, feito por adultos e causaram o deslocamento desnecessário da guarnição”, explica Roger.
TABELA
Ocorrências atendidas em 2019
264 Ações preventivas
431 Atendimento pré-hospitalar
168 Incêndios
2 Produtos perigosos
62 Salvamente, busca e resgate
15 Trotes
TOTAL: 942