CANELA – A relação entre MDB e PDT ficou estremecida após o discurso do vereador Luciano Melo na sessão da Câmara na noite desta segunda-feira. No início da reunião, ao usar a palavra, Melo apresentou um breve panorama de ações que a administração municipal tem feito em meio a pandemia do novo coronavírus.
E já emendou com o que ele definiu como armação e conspiração do partido do secretário Gilberto Tegner contra o MDB. “Tem gente que tem uma gana por assumir o poder na cidade. Eu recebi via whats algumas mensagens que vou ler aqui”, disse. E começou a descrever trechos da conversa de membros da executiva do PDT.
O teor de tal conversa era o Seminário Virtual sobre governança de crise onde houve a participação do prefeito Constantino Orsolin, o secretário de Turismo Ângelo Sanches e o vereador emedebista Luciano Melo. Neste diálogo, os pedetistas sugeriram que o MDB fosse denunciado no Ministério Público por causa da participação do vereador Luciano. “Só tem um vereador nessa cidade?”, começou a conversa relatada por Luciano.
Alguém que faz parte do grupo da executiva do PDT vazou a conversa e o conteúdo chegou ao vereador, que ficou enfurecido com a deliberação. Enquanto trazia alguns trechos à público, Luciano também reproduziu cinco áudios. O primeiro era do secretário Gilberto Tegner dizendo: “Gino, mas não devia ser o PDT, tem que ser outra pessoa pra entrar com isso. Ainda não é hora. Enquanto eu ainda estou ali não é hora, entende?”.
Logo em seguida foi reproduzido um áudio do presidente do partido, Gino Bazzan, e outros dos vereadores Jonas Bernardo e Jerônimo Terra Rolim.
Ainda durante a sessão, a reportagem do Jornal Integração procurou o secretário Tegner, que acompanhava a transmissão pelo Facebook da Câmara. “Sim, a voz é minha, não vou negar, nem tem porque negar. Era toda uma conversa num outro contexto, tem quatro frases minhas. Só não vou aceitar que me botem a pecha de falso, porque eu fui o cara que articulei com o PDT para que apoiasse o prefeito Constantino e que aprovasse duas contas dele. Fiquei triste, pois uma coisa é tu vazar todas as conversas possíveis e daí cada pessoa que tire sua conclusão, outra coisa é tu vazar quatro frases de mais de 800 mensagens”, explicou.
“Politicamente hoje é o dia mais triste pra mim. E o que mais entristece é que de certa forma a gente arquitetou para salvar o Constantino e levamos uma facada pelas costas”, definiu Tegner.
Ismael Viezze, líder da bancada pedetista na Câmara, confirmou que houve a conversa, mas que nenhuma denúncia foi formalizada. “O que eu posso garantir, é que aquela conversa não deu em nada. O evento aconteceu. A gente discutiu ali e decidimos não fazer nada. Não houve nenhuma ação do PDT”, resumiu.
Em seguida, Luciano encerrou a discussão: “É sim uma conspiração, é uma armação. O mínimo que tem que se fazer é pedir desculpas e dizer que cometeram um erro (…) a cidade de Canela, a qual o PDT faz parte, o PSDB faz parte, o PP tá lá dentro também, evoluiu em todas as áreas. De janeiro de 2017 até hoje, Canela é outra”.
O prefeito também foi procurado via Departamento de Comunicação, mas até o fechamento desta matéria ele não havia se manifestado sobre este assunto. O PDT, logo que terminou a sessão, emitiu uma nota oficial.
COMUNICADO OFICIAL – PDT CANELA
O PDT de Canela vem por meio deste repudiar a declaração do vereador Luciano Melo (MDB) e afirmar que jamais conspirou contra a atual administração municipal. Muito pelo contrário, pois desde que foi convidado a integrar a base do governo, o PDT aprovou projetos essenciais para o desenvolvimento da cidade na Câmara de Vereadores, adotando sempre uma postura pacífica e digna do legado que construiu em Canela.
Cabe destacar ainda que as contas da antiga gestão do prefeito Constantino Orsolin, que receberam parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram aprovadas somente graças aos votos dos vereadores do PDT. Caso contrário, o atual Chefe do Executivo correria o risco de ter seu mandato cassado.
O PDT sempre prezou pelo diálogo e transparência, honrando seu compromisso com a cidade e levantando bandeiras como a Educação, área que vem se destacando com o trabalho do Secretário Tolão e toda sua equipe na rede municipal. O partido lamenta que discussões que em nada agregam para a cidade tomem tamanha proporção no cenário de crise que vivemos hoje, onde o olhar para a população deveria ser prioridade.
Desde o início do governo, o PDT esteve ao lado dos canelenses e teve papel fundamental no desenvolvimento de Canela, no trabalho conjunto realizado pela Prefeitura Municipal. Defendemos a pacificação e trabalhamos durante todo este período para isso, mas não vamos tolerar que manchem a nossa imagem por interesses políticos.
Gino Bazzan
Presidente do PDT de Canela