A quarta-feira (18) começou com uma tragédia na divisa entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Um jovem de 22 anos morreu depois que o carro que ele dirigia caiu no Rio Caí, na região da Ponte da Cooperação, estrutura que conecta a localidade de Linha Sebastopol, em Caxias, à comunidade de São José do Caí, em Nova Petrópolis.
O acionamento das equipes de resgate ocorreu por volta das 6h42min. Ao chegarem no local, os Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis encontraram um VW Gol, com placas de Nova Petrópolis, capotado no leito do rio e parcialmente submerso. No interior do veículo, estava o corpo do condutor, já sem vida. A identidade da vítima ainda não foi oficialmente confirmada pelas autoridades.
De acordo com a Prefeitura de Caxias do Sul, uma parte da cabeceira da ponte foi levada pela força das águas do Rio Caí, que subiu rapidamente com as chuvas intensas iniciadas na terça-feira (17). O volume e a pressão da correnteza comprometeram a estrutura, o que pode ter contribuído para o acidente.
A Ponte da Cooperação, como é conhecida, foi construída recentemente através de uma parceria entre os municípios e a empresa Pontes do Sul – a mesma responsável pela reconstrução da ponte de Nova Roma do Sul, na RS-448, sobre o Rio das Antas. A conexão entre Caxias e Nova Petrópolis havia sido restabelecida há poucos meses, após o rompimento de uma ponte anterior durante as cheias de maio de 2024, que danificaram um pilar da estrutura na BR-116.
O trânsito na ponte está totalmente bloqueado devido a danos na sua estrutura. Equipes trabalham na remoção do veículo e na avaliação das condições da ponte. A causa exata do acidente ainda será apurada pelas autoridades.