CANELA – Lixos revirados, rasgados e até cães avançando. O proprietário da empresa Serra Ambiental, Eduardo Kroetz, relatou as dificuldades que os garis enfrentam para realizar a coleta de lixo, após os vereadores criticarem a atuação da prestadora de serviço, na segunda-feira (19).
Kroetz não tinha ciência da crítica dos vereadores, mas tratou de defender a empresa e apresentar o que é passado pelos garis. “Eles encontram sacos de lixo rasgados, as pessoas abrem para tirar o que interessa e deixam revirado. Tem até lixo solto dentro das lixeiras, sacos com excesso de peso, lixo orgânico misturado com o seco”, contou. Outra reclamação levantada pelo proprietário é o descarte irregular de resíduos. Conforme ele, cães soltos também acabam atacando os funcionários durante a coleta.
“Há o descarte inadequado de material. Encontramos vidros quebrados e seringas soltas nos sacos de lixo. Além de alguns lugares que tem cães soltos que avançam nos garis”, destacou.
Ele finalizou salientando que a população deve ter mais cuidado na hora de separar o lixo e que os sacos devem ser colocados somente nos dias das coletas para que não fiquem acumulados. A Serra Ambiental conta com uma frota de cinco caminhões de coleta seletiva e orgânica e dois para a coleta verde.
Mais capricho
Em contato com a reportagem do Jornal Integração, a vereadoraEmília Fulcher (REP) voltou a pedir capricho e criticar a atuação da empresa. Para ela, a falta de cuidado começou há pouco tempo
“Gostaria de chamar a atenção para que eles tivessem mais cuidado com os utensílios de lixo, como containeres e tonéis. Pegam e deixam bem no meio do caminho, sabendo que é uma passagem de carros. A pessoa que chega tem que sair do veículo para tirar os containeres. É o que eu vi no meu condomínio e na frente da Prefeitura e da Câmara. Isso começou recentemente, até pouco tempo, não havia esse descaso”, descreveu.
Carla Reis (MDB) também falou sobre o assunto e pontuou que houvesse diálogo com a Serra Ambiental. A edil informou que recebeu um relato de que um dos garis teria sido mordido, no bairro Palace Hotel. “Quem são os donos? Precisamos responsabilizar!”, sublinhou.
Roteiro coleta de lixo
Orgânico – segundas, quartas e sextas em todos os bairros
Seletivo – terça e quinta em todos os bairros
Becos e travessas– segundas, quartas e sextas em todos os bairros.
Interior – último sábado de cada mês
Coleta de resíduos verdes
Segunda – Alpes Verdes, Santa Teresinha, Centro e Serrano.
Terça – Cedro, Leodoro Azevedo, Maggi, Luiza é Suzana.
Quarta – Palace Hotel, Central, Sesi, Eugênio Ferreira, Pinheiros e Suiça.
Quinta –Boeira, Celulose, Bom Jesus, São Luiz, Ulisses de Abreu, São José, Santa Marta e Dante.
Sexta –Saiqui, Jardim das Fontes, Distrito Industrial, São Rafael, Canelinha, São Lucas, Mariana e Hortênsias.
Coleta de óleo de cozinha – Pontos de recolhimento
Escola Cônego João Marchesi
Escola Dante Bertoluci
Escola Rodolfo Schliepper
Escola Severino Travi
Escola Santa Terezinha
Escola BertholdoOppitz
Secretaria do Meio Ambiente
Coleta especial – A coleta especial já está inclusa no trabalho de coleta do município, ou seja, o contribuinte não tem nenhum custo, precisa apenas agendar o recolhimento de eletrodomésticos, móveis, colchões, etc.
Mais informações:
54 99119.6412 – 99676.5994 – 99213.7029 – [email protected]











