InícioGeralGramado e Canela“Tudo o que tem de bom ou ruim foi Nestor e Luia”,...

“Tudo o que tem de bom ou ruim foi Nestor e Luia”, diz vice em raio-X da gestão

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Durante poucos dias à frente da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Luia Barbacovi, que assumiu o cargo interinamente durante as férias do prefeito Nestor Tissot, fez um amplo balanço sobre os desafios e avanços do município nos últimos anos. Em entrevista ao Jornal Integração, Luia destacou que, mesmo diante de crises sucessivas, Gramado conseguiu manter a estabilidade e seguir investindo em diferentes áreas.

Nós viemos desde 2020 com sofrimento. A pandemia nos colocou em situação de vítimas, e depois, quando a gente começou a querer muito que melhorasse, acabou vindo mais uma tragédia, que foram as enchentes, que nos deixaram ilhados no que se fala em turismo”, recordou o prefeito em exercício.

Luia explicou que, mesmo com o impacto de eventos climáticos e da pandemia, o município não parou. “Nos primeiros quatro anos do mandato passado, nós tivemos um ano normal. Só que é um ano normal pra tu recuperar um ano e meio, dois, da pandemia. Isso realmente pesou muito, mas nós, como município, se for olhar, foi fantástico o que tivemos de realizações de 21 até final de 24”, afirmou.

Turismo em retomada e Natal Luz com boas perspectivas

O prefeito em exercício destacou que a principal engrenagem econômica de Gramado, o turismo, está se recuperando. “O município de Gramado, apesar de tudo, andou quase que normalmente. Quem vem a Gramado não sentia todos os problemas, porque, felizmente, o sítio turístico nosso não foi atingido. Parques, hotéis e restaurantes não foram afetados”, disse.

Segundo Luia, o setor vive um novo momento. “A partir de maio, a gente observou a movimentação da cidade e também a arrecadação voltando ao fluxo normal. Mesmo assim, inauguramos escolas, estamos concluindo o posto de saúde do bairro Carniel, começando outro na Várzea Grande e investindo no hospital”, relatou.

O vice-prefeito ressaltou também o otimismo com a temporada do Natal Luz, que começou com boas vendas. “As reservas estão boas, e a venda de ingressos do Natal Luz, segundo a GramadoTur, está superior ao ano passado. Tivemos um mês de junho bom, um julho bom, setembro, que historicamente é fraco, não foi ruim. E as reservas para o Natal também estão boas”, afirmou.

Luia lembrou ainda das ações de promoção internacional do evento. “Nós estivemos na Argentina e no Uruguai, fizemos encontro na Embaixada do Brasil, em Buenos Aires, com mais de 100 agentes de viagem. Todos disseram que a vinda de argentinos para o Brasil vai ser recorde, e muitos estão direcionando para a nossa região”, destacou.

“Tudo o que tem de bom e de ruim foi feito pelo Nestor e pelo Luia”

Ao ser questionado sobre o exercício temporário do cargo, Luia explicou que sua atuação é continuidade do governo. “Na realidade, eu vou ficar seis dias úteis só como prefeito. Vice-prefeito e prefeito somos eleitos juntos. Então, a administração de Gramado é do Nestor e do Luia. Tudo o que tem de bom, nós fizemos, foi o Nestor e o Luia; e o que tem de ruim, foi o Nestor e o Luia”, afirmou.

Ele também respondeu às críticas do vereador Rafael Ronsoni que sugeriu que o vice, enquanto prefeito interino, decretasse medidas emergenciais na saúde. “Fazer qualquer coisa, uma lei, um decreto, um projeto, você tem que consultar o IGAM, tem que consultar a parte jurídica, e isso não se faz em 24 horas. Eu sou fiel ao meu parceiro Nestor. O que é feito, ou deixar de fazer, é de comum acordo”, explicou.

Saúde: “Gramado tem que ter orgulho”

Um dos temas mais sensíveis abordados na entrevista foi a saúde. Luia reconheceu que há reclamações pontuais, mas destacou o desempenho do sistema municipal. “Quem analisa saúde de Gramado tem que ter orgulho. Uma cidade de 40 mil habitantes que oferece tantas condições de saúde, tanto a nível de hospital, unidades de saúde, profissionais médicos e servidores”, disse.

Ele explicou que muitos dos atrasos em cirurgias e exames são decorrentes de limitações do sistema estadual. “Muitas vezes não tem como ser executado aqui, e tu entra na lista do Estado. Tem que ficar na fila. Algumas especialidades não são atendidas em Gramado e dependem de hospitais de outras regiões. A gente cumpre essa lista”, observou.

O prefeito em exercício destacou também novos investimentos e parcerias. “Ontem eu estive com a secretária de Saúde do Estado, Arita, e ela anunciou, além da hemodiálise, que vai ser instalada aqui no hospital, também um apoio para criarmos atendimento dermatológico. A hemodiálise deve começar no início do ano que vem, a parte burocrática está ok e o recurso está garantido”, afirmou.

Segundo Luia, a sensibilidade do tema exige empatia. “A saúde é muito sensível. Qualquer familiar ou amigo que precisa de atendimento e demora um pouquinho, é meio traumático. A gente entende e respeita, mas há coisas que não dependem exclusivamente da secretaria ou do hospital, e sim do governo do Estado”, completou.

Transporte coletivo: “Temos que manter o serviço funcionando”

Luia também comentou a situação do transporte coletivo urbano, que voltou a ser tema de debate após uma votação apertada na Câmara. “A responsabilidade do transporte coletivo é do município. Essa empresa tem uma concessão provisória. Conforme relatórios e estudos, é demonstrado que ela está trabalhando com prejuízo”, explicou.

Segundo o prefeito em exercício, a redução de passageiros é o principal motivo. “Em cinco anos, caiu quase 60 a 70%. Chegou a ter quatro, cinco mil pessoas por dia; hoje não passa de 1.500. O pessoal passou a usar aplicativo, a se juntar em carro, e isso reduziu o público”, disse.

Por isso, a Prefeitura tem feito repasses para equilibrar as contas da concessionária. “Mandamos projetos para a Câmara para autorizar o município a fazer o repasse. Agora, finalmente, vamos fazer a licitação do transporte coletivo, que deve sair ainda neste mês. Está tudo pronto. É uma notícia boa”, declarou.

Sobre a votação recente, ele confirmou que o projeto foi aprovado por maioria simples, mas aguarda homologação. “Foi aprovado por 3 a 2. Quem não compareceu teve seus motivos. Se a gente não puder repassar os recursos, o transporte vai sentir dificuldade, porque a empresa não consegue manter o serviço com prejuízo”, explicou.

Luia disse que a Prefeitura está convencida da necessidade do repasse. “Antes de ir para a Câmara, o projeto passa pela Secretaria de Trânsito, pela Procuradoria e pelos setores competentes. Está dentro da legalidade. O município tem o máximo interesse em economizar, mas não pode prejudicar o cidadão”, afirmou.

Obras e infraestrutura: recapeamento e rede de esgoto

Luia também comentou sobre a situação das ruas da cidade e os danos causados por obras de concessionárias. “Estamos com um pedido junto ao governo do Estado de R$ 4 milhões para ser colocado só em recapeamento na cidade. Estamos com muitas ruas danificadas, algumas pelo dia a dia e pelo clima, mas muito também por concessionárias que abrem e depois não fazem um bom serviço”, disse.

Segundo ele, o investimento deve alcançar diversas vias. “Queremos investir esses R$ 4 milhões e pouco para fazer o recapeamento em todas as ruas necessárias. Temos pressionado para que o recurso saia logo”, completou.

Coleta de lixo: ajustes e nova gestão

Outro tema abordado foi a coleta de lixo, que passou por mudanças administrativas. “Até pouco tempo atrás, ela estava sob a gestão do Meio Ambiente. Agora, o recolhimento passou para a Secretaria de Obras. Está sendo feita toda uma alteração no sistema, apresentada pelo secretário William, exatamente para corrigir falhas”, explicou.

O prefeito em exercício afirmou que o objetivo é garantir que o processo de separação do lixo seja respeitado. “A população estava reclamando que o lixo era separado, mas depois era misturado na coleta. Isso está sendo revisto, para fazer corretamente o que queremos, que é a questão ambiental e da sustentabilidade”, disse.

Participação da comunidade

Luia encerrou a entrevista reforçando a importância da participação popular. “A administração precisa que as pessoas usem o Fala Cidadão para nos alertar. Quem nos avisa muitas vezes é o cidadão. A cidade é muito dinâmica, a gente acha que sabe de tudo, mas não sabe”, comentou.

Ele também fez um apelo à população. “Gramado cresceu porque a população fica atenta. Ela cuida da flor, da luz, da segurança, do asfalto, do interior da cidade. Então, continue cuidando da cidade e cobrando da administração”, concluiu o prefeito em exercício.

A entrevista completa está no Facebook do Jornal Integração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prawer celebra o Dia das Crianças com evento no Parque Knorr

GRAMADO – Hoje, sábado (11), a Prawer promove uma ação especial alusiva ao Dia das Crianças, no histórico Parque Knorr. Das 9h às 16h,...

Parque do Palácio recebe crianças com atrações gratuitas no domingo

CANELA – Com uma fórmula que deu sinais positivos no ano passado, os ingredientes serão repetidos neste 2025, para celebrar no domingo (12), o...

Palestrante renomada do espiritismo estará amanhã em Gramado

GRAMADO - Reconhecida por suas palestras e vídeos no YouTube, a carioca, mas residente em Brasília, Mayse Braga de Oliveira estará, amanhã, sábado (11),...

Brigada Militar de Gramado recebe nova viatura

GRAMADO - Uma viatura Toyota Corolla Cross, totalmente equipada, foi entregue na manhã de hoje, quinta-feira (9) à Brigada Militar (BM). O ato de...

Consulta Popular mobiliza região e incentiva participação cidadã

Tiago Manique [email protected] REGIÃO – Hoje é o último dia para votar nas prioridades das demandas sobre a Consulta Popular 2025, uma iniciativa do Governo do...
error: Conteúdo protegido