InícioGeralGramado e CanelaParque dos Pinheiros tem registro aprovado no Sistema Estadual de Unidades de...

Parque dos Pinheiros tem registro aprovado no Sistema Estadual de Unidades de Conservação

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O Parque Natural Municipal dos Pinheiros teve seu registro validado no cadastro do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). Sua inserção possibilitará ao município, acessar recursos e o ICMS Ecológico Estadual, junto a Câmara Estadual de Compensação Ambiental (CECA). Além de receber da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), apoio técnico e acompanhamento na implementação da Unidade de Conservação.

O reconhecimento pelo Estado é uma conquista para a Secretaria do Meio Ambiente. A instituição da área como Unidade de Conservação foi uma demanda da comunidade municipal, na intenção de preservar a área natural, que apresenta vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.

Próximos passos a serem tomados

O município realizará a inclusão do Parque Natural Municipal dos Pinheiros no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), o que possibilitará a inserção do município nas Políticas Públicas Nacionais de Conservação e oferecerá visibilidade para a Unidade de Conservação concorrer a editais de fundos nacionais e internacionais de meio ambiente.

Os próximos passos incluem, também, a regulamentação do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal dos Pinheiros e a elaboração do Plano de Manejo, documento que estabelecerá as diretrizes, normas, programas e ações necessárias para o atendimento dos objetivos da Unidade de Conservação.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente analisa a viabilidade de incorporação de áreas do entorno para ampliação do Parque Municipal.

Sobre o Parque dos Pinheiros

O Parque dos Pinheiros é a primeira Unidade de Conservação instituída pelo município, situada a 5 km do centro de Gramado, tem hoje cerca de 133,9 hectares, com predominância de Floresta Ombrófila Mista, com representação de espécies típicas dessa formação ecológica, incluindo representantes da fauna e flora ameaçadas de extinção.

Seu ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilita a visitação pública para fins de atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. Ainda, é possível a realização de estudos e pesquisas relacionadas com o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos científicos, incentivos à pesquisa acadêmica e educação ambiental continuada.

Visitação

Devido às medidas de prevenção e combate à pandemia de COVID-19 e em função dos riscos de contágio, a visitação ao parque está suspensa por tempo indeterminado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido