InícioGeralGramado e CanelaEmoção marca o encerramento do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova...

Emoção marca o encerramento do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Tempo de leitura: < 1 minuto

NOVA PETRÓPOLIS – A emoção marcou os últimos momentos do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O maior evento cultural do Município teve encerramento neste domingo, 30 de julho, com público estimado em mais de 200 mil pessoas. Nas redes sociais do Festival, o público alcançado foi superior a 2 milhões de usuários. 

“Para nós é motivo de muita alegria e de muito orgulho receber tantas pessoas nestes 19 dias de espetáculos, de um grandioso evento”, afirmou o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, durante a cerimônia de encerramento do Festival. “Aqui neste palco transmitimos um pouco daquilo que só a nossa cidade tem, que é a nossa riqueza cultural”, acrescentou. 

O ato final do 50º Festival Internacional de Folclore coube à corte do Folclore Alemão. A rainha Ângela Nicole Fuhr e as princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador, acompanhadas das embaixatrizes Andrielly Larissa Wildner da Rocha, Gabriela Kich e Jessica Fernanda Schaab, extinguiram a Chama Folclórica na noite do domingo, 30 de julho, após a apresentação do espetáculo “50 anos de emoções”.  

O 50º Festival Internacional de Folclore contou com 19 dias de programação, proporcionando mais de 170 apresentações gratuitas no palco da Rua Coberta. Ao todo mais de 2 mil dançarinos participaram das atividades, que incluíram ainda apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, em escolas, entidades e empresas patrocinadoras. Destaque também para as cinco noites culturais em bairros e localidades e três desfiles de integração na Av. 15 de Novembro.  

A estimativa da comissão organizadora é de que mais de 200 mil pessoas tenham participado do evento, com público mais acentuado nos finais de semana. Nos três sábados e domingos, estima-se que 85 mil pessoas tenham passado pela Praça das Flores e Rua Coberta.

“A nossa gratidão a todos que se empenharam para que hoje a gente possa encerrar este evento com chave de ouro. O Festival não se encerra. A gente dá uma pausa nele até 18 de julho de 2024, quando teremos a 51º edição, que será ainda maior que a de 2023”, disse o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas. 

De forma inédita, a programação do 50º Festival Internacional de Folclore abrangeu o 1º Encontro Mundial de Coreógrafos IOV, cujas atividades motivaram a presença do presidente mundial da entidade, Alli Abdulah Khallifa. Residente no Bahrein, no Oriente Médio, o líder cultural esteve no Brasil pela primeira vez. “Os brasileiros são muito queridos e receptivos. Vocês são pessoas maravilhosas. Parabéns por este alto trabalho cultural, que foi muito bem organizado, pelos grupos de dançarinos e pelo evento que foi muito bem-sucedido”, afirmou.

Nos meios digitais, o 50º Festival Internacional de Folclore registrou crescimento médio de 30% na comparação com a edição de 2022. No total, foram impactadas 2 milhões de pessoas, ante 1,5 milhão no ano anterior. 

Em 2023, o site oficial do evento recebeu mais de 84 mil acessos durante o mês de julho. As câmeras da empresa RBT, que transmitiram as apresentações na Rua Coberta ao vivo, registraram mais de 50 mil acessos. E o perfil do Festival Internacional de Folclore no Instagram (@festivaldefolclorenp) contabilizou mais de 1,1 milhão de impressões em julho. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido