InícioGeralGramado e CanelaCanela recebe Mostra Consciencine com cinema indígena e programação gratuita

Canela recebe Mostra Consciencine com cinema indígena e programação gratuita

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O projeto Canela Cineclube apresenta neste mês a Mostra Consciencine, iniciativa realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo. A programação encerra as atividades do projeto Conciencine, que promove o cinema como ferramenta de reflexão social, ambiental e cultural no município.

Com uma curadoria especial dos cineastas indígenas Morzaniel Ɨramari Yanomami (Acre) e Patrícia Ferreira Pará Yxapy Mbya Guarani (Missões), a mostra propõe uma imersão na cinematografia indígena e em temáticas voltadas à diversidade cultural, questões ambientais e sociais.

Morzaniel Ɨramari Yanomami é do estado do Acre. Crédito: Divulgação

Serão cinco dias de exibições e debates, realizados tanto em aldeias indígenas Kaingang e Mbya Guarani. A proposta é integrar diferentes públicos em um espaço de discussão, crítica e experimentação cinematográfica.

Programação aberta ao público

As sessões abertas e gratuitas acontecem sexta-feira (17) e sábado (18), às 18h, no Espaço Nydia Guimarães, no Centro. A cada noite, serão exibidos cinco curtas e um longa-metragem, totalizando cerca de três horas de projeção, com intervalo para café e debate final às 21h.

Na sexta, o destaque é o filme “Fuá, o Sonho”, produção das mulheres Kaingang de Canela, vencedora do prêmio de Melhor Direção na Mostra de Curtas-Metragens do Festival de Cinema de Gramado 2025, além de “A Queda do Céu”, premiado filme Yanomami reconhecido internacionalmente em Nova York.

Já no sábado (18), a programação traz o curta “Itsuni Uguno: A febre da mata” e o longa “Yõg Âtak: Meu pai, Kaiowá”, que exploram o olhar indígena sobre identidade e território.

Sessões nas aldeias

Entre domingo (19) e terça-feira (21), a Consciencine realiza sessões fechadas, exclusivas para o público indígena, nas aldeias Kaingang e Mbya Guarani. As exibições ocorrerão nos idiomas dos povos locais, com mediação dos caciques durante os debates.

Curadoria e coordenação

A seleção dos filmes foi feita pelos curadores Morzaniel Ɨramari, cineasta Yanomami e três vezes vencedor do Kikito no Festival de Gramado, e Patrícia Ferreira (Pará Yxapy), professora, realizadora audiovisual e fundadora do coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. A coordenação de conteúdo é de Izaias Reginatto da Costa.

Com entrada franca e programação diversa, a Mostra Consciencine 2025 reforça o papel do cinema como ponte entre culturas, convidando o público a ouvir e enxergar o mundo pela lente dos povos originários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Farmácias Associadas projeta negócios milionários a partir de hoje em Gramado

GRAMADO – Começa hoje, quarta-feira (15) e segue até sexta (17), no Serra Park, a 18ª Convenção e Feira de Negócios da Rede de...

“Tudo o que tem de bom ou ruim foi Nestor e Luia”, diz vice em raio-X da gestão

GRAMADO - Durante poucos dias à frente da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Luia Barbacovi, que assumiu o cargo interinamente durante as férias do...

Prawer celebra o Dia das Crianças com evento no Parque Knorr

GRAMADO – Hoje, sábado (11), a Prawer promove uma ação especial alusiva ao Dia das Crianças, no histórico Parque Knorr. Das 9h às 16h,...

Parque do Palácio recebe crianças com atrações gratuitas no domingo

CANELA – Com uma fórmula que deu sinais positivos no ano passado, os ingredientes serão repetidos neste 2025, para celebrar no domingo (12), o...

Palestrante renomada do espiritismo estará amanhã em Gramado

GRAMADO - Reconhecida por suas palestras e vídeos no YouTube, a carioca, mas residente em Brasília, Mayse Braga de Oliveira estará, amanhã, sábado (11),...
error: Conteúdo protegido