REGIÃO – Foi inaugurada na tarde de hoje, quinta-feira (2), no Distrito Industrial de Canela, a duplicação da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), estrutura responsável pelo abastecimento de Canela e Gramado. A obra, que recebeu investimentos de cerca de R$ 20 milhões, dobra a capacidade de tratamento de água de 300 para 600 litros por segundo, ampliando a segurança hídrica e a eficiência do sistema.
Além da modernização, foram implantados novos decantadores, blocos de floculação e filtragem, reservatório elevado de 500 mil litros, casa de produtos químicos e sistema de automação dos filtros, entre outras melhorias.
Lutero Cassol: “Estamos entregando saúde e dignidade”

O superintendente regional de Relações Institucionais da Corsan, Lutero Cassol, destacou que a duplicação da ETA faz parte de um amplo complexo de obras que modernizam todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água das duas cidades.
“Não estamos apenas entregando uma estrutura, estamos entregando saúde, cidadania e dignidade. Essa obra garante abastecimento para a população fixa e flutuante de Canela e Gramado pelas próximas décadas”, afirmou Cassol.
Samanta Taquini: “Um marco para a qualidade do serviço”

A diretora-presidente da Aegea/Corsan, Samanta Takimi, ressaltou a importância da entrega como etapa decisiva no processo de modernização do sistema Hortênsias.
“Abrir a torneira parece simples, mas envolve um grande processo. Hoje [quinta-feira] celebramos a garantia de continuidade e qualidade na prestação do serviço. A obra é um marco, mas nosso compromisso é permanente com a população”, declarou.
Nestor Tissot: “Água em abundância e fim de antigos problemas”

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, relembrou as dificuldades históricas no abastecimento, principalmente em períodos de alta temporada, como o Natal Luz.
“Há poucos anos chegamos a viver hotéis sem água em dezembro. Agora, com essa estrutura, teremos segurança hídrica para receber milhões de visitantes. Gramado e Canela dão um salto para o futuro”, comemorou.
Gilberto Tegner (Tolão): “Água é vida, e esta é uma obra histórica”

Representando o município de Canela, o vice-prefeito Gilberto Tegner, o Tolão,frisou que a ampliação da ETA e o projeto de esgotamento sanitário representam as duas obras mais importantes da história recente da região.
“Um destino turístico precisa de estrutura básica. Sem água, luz e esgoto, não há qualidade para moradores nem visitantes. Água é saúde, é vida. Esta obra é fundamental para o presente e o futuro de Canela e Gramado”, disse.
Integração regional
A nova estrutura integra o sistema de abastecimento das duas cidades, com captação de água em São Francisco de Paula, reforçando a interligação entre os municípios. Os investimentos incluem ainda adutoras e reservatórios de grande porte, previstos para conclusão até o final do ano.
Com a duplicação da ETA 2, Canela e Gramado avançam em infraestrutura essencial, garantindo qualidade de vida à população e suporte ao crescimento econômico e turístico da região.