InícioNotíciasGeralRS aposta em app para frear roubos de celular

RS aposta em app para frear roubos de celular

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – Um novo recurso do aplicativo Celular Seguro, do governo federal, permite que qualquer pessoa verifique se um celular tem registro de roubo ou furto antes de fechar a compra de um aparelho usado.

A consulta é simples e pode ser feita diretamente pelo app, a partir do número do IMEI, uma espécie de CPF do aparelho — ou seja, um código único que identifica cada dispositivo.

  • Como funciona a consulta: para usar a ferramenta, basta baixar o aplicativo Celular Seguro e digitar o número do IMEI do aparelho que pretende adquirir. O sistema verifica se há alguma restrição ou ocorrência policial vinculada ao dispositivo.

Esse recurso é especialmente útil para quem compra celulares usados, já que muitos aparelhos roubados acabam sendo revendidos no mercado informal. Lojistas do RS, inclusive, usam o sistema para evitar venda de produtos que passaram pelas mãos de criminosos.

“A gente faz o controle de todos os IMEIs, tanto de aparelhos novos quanto seminovos, justamente pra garantir que o cliente leve um produto de procedência segura”, explicou Gabriel Camboim Ourique, dono de uma loja de celulares em Porto Alegre.

Passo a passo: como usar o Celular Seguro para consultar um aparelho usado

  1. Baixe o aplicativo Celular Seguro na Google Play Store ou na App Store;
  2. Cadastre-se com a conta gov.br;
  3. Acesse a função “celulares com restrição” no menu inicial. Digite o número do IMEI do celular que pretende comprar ou escaneie o código de barras;
  4. Para descobrir o IMEI, digite #06# no discador do aparelho. O número também aparece na caixa do aparelho;
  5. O sistema vai mostrar se há alguma restrição, roubo ou furto vinculado ao número.

Bloqueio remoto ajuda a proteger dados

Além da consulta prévia, o aplicativo também oferece uma função de bloqueio remoto do celular, caso ele seja levado. O usuário pode, por outro dispositivo, impedir o acesso a dados pessoais, aplicativos bancários e à linha telefônica.

“A pessoa que tiver o aplicativo habilitado pode emitir um alerta a partir de outro dispositivo, informando que o celular foi roubado. A partir disso, pode decidir se quer bloquear tudo”, explicou Eibert Moreira Neto, delegado do Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos do RS.

Segundo o delegado, esse tipo de bloqueio também ajuda na investigação e na recuperação do celular.

Crescimento do uso no RS

Mais de 2 milhões de usuários já se cadastraram na plataforma do governo federal em todo o país. No Rio Grande do Sul, são 103 mil celulares vinculados ao app, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A expectativa da segurança pública é que a adesão crescente ajude a reduzir o número de roubos e furtos.

“O aparelho vai ficar sem utilidade para o mercado negro. Não tem como revender”, afirma o delegado Eibert.

Dicas de segurança

Mesmo com o uso do aplicativo, especialistas recomendam manter cuidados básicos de proteção:

  • Usar bloqueio por biometria, senha ou padrão de desenho;
  • Evitar salvar senhas em navegadores;
  • Memorizar dados de acesso a aplicativos e sites sensíveis.

“Se as senhas estiverem salvas, quem roubar o celular pode acessar tudo com facilidade”, alerta o professor Maurício Rodrigues Cerqueira, especialista em telecomunicações do Senai Porto Alegre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido