NOVA PETRÓPOLIS – Grupos folclóricos da Colômbia, Pará, Pernambuco, Ijuí, Campina das Missões e Nova Petrópolis brilharam no Palco da Diversidade primeiro final de semana do 47º Festival Internacional de Folclore. O público aproveitou o clima agradável para assistir as apresentações folclóricas, o Desfile de Integração, a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, os jogos germânicos, gastronomia, música e dança.
No sábado, 20 de julho, as diferentes etnias presentes no maior evento cultural da Serra Gaúcha participaram do primeiro Desfile de Integração desta edição. Distintas culturas desfilaram suas cores, ritmos, credos, expressões e movimentos pela Avenida 15 de Novembro.
O 47º Festival Internacional de Folclore também teve momentos de reflexão e inclusão, com a presença do intérprete de Libras Lenon Tarragô. Grupos locais e visitantes trouxeram mensagens de paz, amor e esperança aos participantes durante a Celebração da Paz, da Vida e da Diversidade, realizada no palco da Rua Coberta.
As apresentações de danças folclóricas, que enfeitam o Palco da Diversidade com cores, ritmos, danças e cultura, prosseguem ao longo de toda a semana, com programações diárias e gratuitas. As soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do evento, rainha Andressa Haas, 1ª princesa Sara de Freitas e 2ª princesa Luana Heck, esperam a todos no evento.
Durante os 18 dias do Festival Internacional de Folclore ocorre, também, a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 25 estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também está presente com uma Praça de Alimentação integrada ao evento, diariamente, das 9h às 21h. São quatro estandes de alimentação, cinco food trucks e duas estações de bebidas, permitindo aproveitar todas as delícias gastronômicas e os espetáculos simultaneamente.
Jogos Germânicos – Os jogos germânicos retratam costumes e atividades do passado em uma bonita confraternização entre os grupos folclóricos de diferentes localidades e o CTG. Neste final de semana, ocorreram os jogos germânicos nas modalidades rachar lenha e pregar prego.
Chopp em metro, debulhar milho, arremesso de chopp e circuito de tamanco serão as próximas modalidades dos Jogos Germânicos disputadas. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de julho e 3 e 4 de agosto. O 47º Festival Internacional de Folclore prossegue até 4 de agosto.


“Laços do Tempo” abre Festival
O maior evento cultural da Serra Gaúcha foi oficialmente aberto nesta sexta-feira (19). O 47º Festival Internacional de Folclore teve início com expressivo público na Rua Coberta e Praça das Flores. O espetáculo “Laços do Tempo” emocionou ao revelar a alma dos protagonistas e convidar à reflexão sobre os sonhos.
A encenação foi uma homenagem aos 30 anos da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFNP), entidade realizadora do evento. O espetáculo reuniu, aproximadamente, 250 artistas no Palco da Diversidade. “Laços do Tempo” revelou a alma, expôs gerações, lembrou dos sonhos e convidou à reflexão sobre a condução da vida e do tempo.
Ao longo de quase uma hora de emoção, o espetáculo “Laços do Tempo” uniu canto, dança e teatro, sincronizados com meios audiovisuais e show de luzes. Explorou escudos como elementos representativos dos sete grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), do CTG Pousada da Serra, do Festival Internacional de Folclore e da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.
Crédito das fotos: Mauro Stoffel/Divulgação

Grupo de danças da Colômbia

Grupo do estado do Pará

Grupo de Danças Árabes de Ijuí (RS)

Grupo Folclórico de Campina das Missões (RS)

Desfile de Integração encantou visitantes na avenida central da cidade












