ESTADO – Foi realizado nesta quinta-feira (17) o sorteio da CNH Social 2025, política pública que oferece a primeira habilitação gratuita para pessoas de baixa renda no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na sede da Procergs, em Porto Alegre, com coordenação técnica da companhia. Lista será divulgada na segunda-feira (21).
Por meio do aplicativo Nota Fiscal Gaúcha, foram sorteadas 6 mil pessoas: 3 mil para vagas imediatas e 3 mil para cadastro de reserva. O sorteio utilizou números da loteria federal como chave para a geração dos bilhetes.
Agora, o DetranRS vai fazer a verificação dos requisitos dos sorteados com base na Base Nacional de Condutores, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Serão eliminados candidatos que não cumprirem aspectos listados no edital, como:
- Pessoas com habilitação em aberto;
- Envolvidas em processo de suspensão ou cassação da CNH;
- Condenadas por crime de trânsito.
Segundo o chefe da Divisão de Habilitação do DetranRS, Egídio Neri Nunes, a filtragem será feita até segunda-feira: “Contemplados que estão dentro das regras poderão procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) para abrir os serviços de habilitação”, afirma.
Próximos passos:
- A lista oficial será publicada na segunda-feira (21) no site do DetranRS e no Diário Oficial do Estado;
- Os inscritos poderão consultar sua situação pela Central de Serviços do DetranRS e receberão aviso por e-mail;
- Os selecionados terão até 5 de setembro para iniciar o processo de habilitação em um CFC de sua escolha;
- Será necessário apresentar a documentação exigida, comprovar residência mínima de dois anos no RS e declarar ciência e responsabilidade sobre as informações prestadas.