Programação começa com Central do Brasil (Divulgação, Reprodução)
Central do Brasil, filme brasileiro que deu Urso de Prata para Fernanda Montenegro e ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlin em 1998, além de levar a atriz brasileira a concorrer ao Oscar, é o título que abre a seleção do projeto Cinema de Verão 2020, que chega à sétima edição. O filme dirigido por Walter Salles será exibido na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, na segunda (27), às 20h.
Nesta edição, a mostra tem uma seleção de 27 filmes, todos clássicos do cinema dos anos 1990, com exibições gratuitas e ao ar livre, na Praça Dante Alighieri e nos bairros de Ana Rech, Desvio Rizzo, Galópolis, Forqueta, Vila Seca, Santa Lúcia do Piaí e São Pelegrino, além de exibições no SESC Caxias do Sul e na Associação Casa Paralela. A seleção inclui O Quatrilho, filme dirigido por Fábio Barreto e baseado no livro de José Clemente Pozenato.
O projeto Cinema de Verão tem como objetivo a formação de público para cinema pela apreciação de obras audiovisuais históricas, contemplando a ocupação dos espaços públicos com cultura, além da promoção da descentralização da arte. A realização é da Varsóvia Educação e Cultura, Sesc Caxias do Sul e Fecomércio/RS, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e apoio cultural de Marcopolo, Focco Informática, Orquídea, Fabbrica e Ambar Administradora.
Programação para o período de 27 a 31 de janeiro
CENTRAL DO BRASIL: segunda (27), às 20h, na Praça Dante Alighieri
PULP FICTION: terça (28), às 19h30, no Sesc Caxias do Sul
EDWARD MÃOS DE TESOURA: terça (28), às 20h, na Praça de Ana Rech
BELEZA AMERICANA: quarta (29), às 19h30, no Sesc Caxias do Sul
GHOST – DO OUTRO LADO DA VIDA: quarta (29), às 20h, na Lagoa do Desvio Rizzo
MATRIX: quinta (30), às 19h30, no Sesc Caxias do Sul
ESQUECERAM DE MIM: quinta (30), às 20h – na Praça de Galópolis
THE COMMITMENTS – LOUCOS PELA FAMA: sexta (31), às 19h30, no Sesc Caxias do Sul
DEBI & LÓIDE: sexta (31), às 20h, na Praça de Forqueta
UM DRINK NO INFERNO: sexta (31), às 22h, na Associação Casa Paralela
PÂNICO: sexta (31), 23h59, na Associação Casa Paralela