REGIÃO – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito presidente da República neste domingo (25), garantindo mais quatro anos de mandato. O resultado oficial foi de 64.256.232 votos, equivalentes a 51,79% dos votos válidos, contra 59.826.041 votos de Flávio Bolsonaro (PL), que alcançou 48,21%. A diferença entre os candidatos foi de 4.430.191 milhões de votos.
Lula chegará aos 85 anos no final do novo mandato, em 2030. O presidente já manifestou que não pretende disputar novas eleições, já que a imediatamente seguinte estará impedido de participar, o que poderá marcar o encerramento de sua trajetória eleitoral na Presidência.
Prorrogação do horário provocou questionamentos
Um dos episódios que marcaram o pleito foi a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de estender até as 19h o horário de votação em todo o país. A medida atendeu a um pedido apresentado pela campanha de Lula, que apontou dificuldades no transporte público em diferentes cidades. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o cumprimento da decisão.
Em Canela e Gramado, a comunicação chegou quando todas as urnas já haviam sido encerradas. O chefe do Cartório Eleitoral da 65ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, Guilherme Cavagnoli, responsável pelos dois municípios, relatou que recebeu a informação informalmente pouco antes das 17h e que o comunicado oficial chegou por volta das 17h30.
Segundo Cavagnoli, como não havia filas nos locais de votação, todas as seções da zona eleitoral concluíram os trabalhos às 17h. Ele explicou que, após o encerramento, a urna eletrônica imprime o boletim de urna e não permite a retomada da votação.
“Uma vez que a urna eletrônica encerra, a gente não consegue reabrir”, afirmou.
O chefe do Cartório também relatou que eleitores indignados procuraram a ExpoGramado e o próprio Cartório Eleitoral, mas não havia possibilidade técnica de reabrir os equipamentos. Naquele momento, às 18h, a equipe estava concluindo a transmissão das mídias com os resultados ao TRE, enquanto recolhia as últimas mídias do roteiro do interior de Gramado.
Apesar da prorrogação determinada nacionalmente, os votos registrados nas urnas já encerradas foram considerados na apuração.
Serra Gaúcha votou majoritariamente em Flávio Bolsonaro
Enquanto Lula venceu nacionalmente, o resultado foi diferente no Rio Grande do Sul e, especialmente, em Canela e Gramado. Flávio Bolsonaro terminou o segundo turno com 57,84% dos votos válidos no Estado.
Confira os resultados:
| Local | Flávio Bolsonaro (PL) | Lula (PT) |
| Brasil | 59.826.041 (48,21%) | 64.256.232 (51,79%) |
| Rio Grande do Sul | 3.874.378 (57,84%) | 2.824.552 (42,16%) |
| Canela | 17.624 (67,24%) | 8.586 (32,76%) |
| Gramado | 20.435 (75,67%) | 6.570 (24,33%) |
Em Canela, Flávio Bolsonaro recebeu 9.038 votos a mais que Lula. Em Gramado, a diferença foi de 13.865 votos. Os dois municípios acompanharam a tendência observada em parte da Serra Gaúcha, onde o candidato do PL obteve votação superior à média estadual.








