Nicolas Felippetti
GRAMADO – O município vive mais uma edição do Natal Luz, evento que ilumina a cidade e atrai turistas de todo o país, consolidando-se como um dos destinos mais procurados durante as festas de fim de ano. Na Praça das Etnias, a Vila de Natal reúne artesãos que apresentam suas criações em um ambiente que mistura encanto e tradição. Entre eles, Mara Couto, com mais de 20 anos dedicados ao artesanato, reflete sobre sua trajetória e o impacto da valorização dessa arte.
“Iniciei no artesanato há mais de 20 anos atrás. Comecei o artesanato aqui na cidade de Gramado. Sou encantada pelo Papai Noel, adoro fazer bonecas, mas o boneco que mais me atrai é o Papai Noel.”
A participação no evento é um retorno esperado por Mara, que já integrou a programação por seis anos consecutivos e, após uma pausa, retorna cheia de entusiasmo. “Participei durante 6 anos seguidos aqui do Natal Luz, fiz um intervalo de alguns anos sem participar e agora tenho a minha retomada nessa festa e me sinto muito feliz de estar aqui presente. Podendo participar da feira, da Vila de Natal, podendo ter contato direto com os turistas, agradeço a presença de todos que estão prestigiando o Natal.”
Turistas encantados
A cidade, que vive um fluxo constante de visitantes nesta época do ano, encanta a artesã pela movimentação e pela troca com o público. “Essa retomada do Natal Luz está sendo maravilhosa. Nós temos a cidade cheia de turistas, as pessoas estão passeando, estão visitando os artesãos. Acho muito importante falar para vocês a importância da valorização do nosso artesanato de Gramado. Porque o artesanato de Gramado é muito lindo.”
Sobre a dinâmica do turismo, Mara destaca a renovação constante de pessoas, o que contribui para o clima mágico do evento. “O movimento está muito bom, pois o turista chega, fica de três a cinco dias e depois vão embora e chega outros turistas. Então é mágico, né? É mágico poder estar aqui, com as pessoas. O Natal Luz sempre será uma festa única que quem não vem participar já está perdendo”, declarou.
Além da interação com o público, a Vila de Natal oferece atividades culturais que enriquecem a experiência dos visitantes. “Nós estamos aqui na Praça das Etnias. Todos os dias às 16h, temos um show de teatro, e o movimento tem sido muito especial.”
Produtos únicos e alta demanda
Mara também comenta sobre os produtos mais procurados e como eles refletem a essência do Natal. “Aqui nesse momento as pessoas buscam mais o Papai Noel e tem tido uma procura muito grande também pela boneca Mamãe Noel. Inclusive a minha já esgotou e também a de outras artesãs já esgotaram. São muitas crianças passeando, muitas crianças gostam de comprar os ursinhos. Agora está na moda a capivara. Temos aqui algumas artesãs que fizeram as capivaras, e está vendendo muito também.”
Ela acrescenta que o artesanato, além de ser um trabalho, tem um papel terapêutico e transformador. “Tenho aqui a boneca ginger, uma boneca de mel, sabor chocolate. Essa boneca ela faz muito sucesso. Nós temos também Papai Noel, cada boneco tem um nome, e olha o charme desses bonecos. Todos esses bonecos têm os projetos para as pessoas fazerem, porque o que eu faço como pessoa é estimular as mulheres a fazer o artesanato. O artesanato como uma fonte de renda, o artesanato como terapia. É o encontro com a criança interior. Outra coisa que eu tenho aqui e sai bastante são os bonecos pequenos, os anjinhos, que são lembranças e representam muito nossa cidade. É mágico poder mostrar o seu trabalho e poder ensinar e divulgar o que se faz, o artesanato.”
Solidariedade que inspira
Além do sucesso comercial, Mara liderou um movimento solidário que mostra o impacto do artesanato além da economia. “Inclusive com as enchentes que aconteceram no nosso Rio Grande, nós fizemos um movimento que se chama Movimento Pedacinho de Amor, onde várias artesãs e professoras do Brasil todo enviaram para a minha casa em Gramado bonecas de doação. Nós estamos chegando a quase 2 mil bonecas doadas. Muitas já foram distribuídas e a gente continua distribuindo.”
Mara também elogia o trabalho da GramadoTur, destacando a importância da organização para o sucesso do evento. “O apoio da GramadoTur tem sido perfeito. No setor de informações para os turistas, é fantástico. Eu sou assim encantada, adoro participar do Natal Luz, adoro estar presente aqui e deixo meus votos de parabéns para a organização e para a Prefeitura também.”
Expectativas para os próximos dias
Com o Natal se aproximando, as perspectivas são promissoras. “O Natal se aproxima e as expectativas são ótimas. É muito bom estar recebendo muitas pessoas na nossa cidade novamente.”