Bloco da Velha comemora seu 10º Carnaval com expectativa de reunir 50 mil foliões (Foto Manu Zatti, Divulgação/Banco de Dados)
A programação de Carnaval, em Caxias do Sul, começa na noite de sexta, dia 21, a partir de 23h. É o Carnaval Shiva, nas dependências da casa noturna localizada na Rua Osmar Meletti, 275, no Bairro Cinquentenário. O último evento está marcado para 8 de março. Ao longo de toda a próxima semana, excetuando-se a quinta, 27, haverá atividades diárias envolvendo blocos e escolas de samba. As comemorações ocorrem em diferentes pontos da cidade.
As entidades organizadoras têm a parceria da Prefeitura para estruturas, como palcos, banheiros químicos e bretes, e segurança, com a Guarda Municipal, e apoio da Brigada Militar, Fiscalização de Trânsito, Codeca, Samae e ambulâncias. O termo de cooperação, assinado em janeiro pelos representantes dos eventos, estabelece regras de normatização para o bom funcionamento dos cortejos durante as festividades.
A programação envolve os blocos com festas em local único ou em cortejos pela cidade. Os maiores eventos são organizados pelos blocos da Velha, da Ovelha, Luizinho e Afro. O Carnaval de Rua anima as comunidades no dia 29 de fevereiro. As escolas de samba Incríveis do Ritmo, Pérola Negra e Protegidos da Princesa terão apresentações das suas baterias e a escola Acadêmicos do Arsenal está preparando um desfile para o dia. As comemorações do Carnaval de Rua 2020 ocorrem na Rua Sinimbu, a partir das 17h.
Programação
CARNAVAL SHIVA
Rua Osmar Meletti, 275 – Cinquentenário
BLOCO DA OVELHA
Sábado, 10h
BLOQUINHO DA OVELHA NEGRA
Sábado e domingo, 15h
BLOCO DO LUIZINHO
Sábado, 16h

Foto Jenifer Abreu, Divulgação/Banco de Dados
Há quatro anos o bloco de carnaval Acadêmicos do Luizinho arregimenta milhares de foliões em Caxias do Sul. Idealizado pelo empresário Leonardo dos Santos, este ano a tradicional folia estima reunir mais de 20 mil pessoas, no sábado, a partir das 16h, em frente ao Bar do Luizinho, na Rua Jacob Luchesi, 3074, Bairro Santa Lúcia. A animação terá o comando do grupo caxiense Pura Curtição, do quarteto Sem Razão e da Bateria do Grupo Samba Show. Por ser um evento gratuito, não será permitida a entrada com bebidas. A festa estará equipada com bares oficiais para a venda de bebidas e alimentação.
BLOCO DA VELHA
Domingo, 14h
Este será o 10º Carnaval do Bloco da Velha, que começou com 250 foliões em 2011 e espera reunir 50 mil neste ano. Na edição comemorativa, serão lembradas todas as ações que elucidam a cultura do Carnaval na cidade: o surgimento de outros blocos como, da Ovelha, do Luizinho, do Zanuzi, Maracaxias e Afro Navio Negreiro; a ocupação de diversos locais públicos, como o entorno da Maesa, o Centro de Cultura Ordovás, o Largo da Estação e a Praça da Bandeira; e, principalmente, a participação de toda a comunidade, representada por pessoas que contribuíram ao longo desses 10 anos.
A festa ocorrerá na Rua Dom José Barea, no entorno da Maesa. A animação será da banda Bloco da Velha, do DJ Mono, do grupo Mixturado e da Dona Bastiana, Haverá, ainda, performance do Carnival Parade. A estrutura tem nova área de alimentação, espaço kids ampliado, palco maior, melhor capacidade de sonorização, segurança e serviço de limpeza contratada para iniciar imediatamente após o evento.
Quem desejar curtir a folia com mais conforto, há opção da compra de camarotes Open Bar com área reservada, sombra e banheiros exclusivos, em local próximo ao palco. O abadá está sendo vendido a R$ 40, juntamente com um copo personalizado do evento. As entradas serão controladas pelas Ruas 13 de Maio e Tronca, esquina com Vereador Mario Pezzi.
INCRÍVEIS DO RITMO
Domingo, 15h
Concentração na Rua Luiz Francescutti, 2044, no Bairro Pioneiro
BLOCO ARCO ÍRIS
Segunda, 14h
BLOQUINHO AGORA VAI
Terça, 14h
BOSS PUB CHOPERIA
Terça, 17h
Show com a Banda Bloco da Velha e DJ Mono.
FERRARO KIDS
Quarta, 19h
BLOCO AFRO NAVIO NEGREIRO
Sexta, 20h
Foto Tatieli Sperry, Divulgação/Banco de Dados
O encontro sairá da Praça Dante percorrendo as ruas de Caxias até a Estação Férrea. A alegoria do nome do bloco propõe a ressignificação de um navio carregado de preciosidades que também traduz a riqueza, a ciência, a arte, a cultura e os seres pensantes que vieram da Mãe África para o Brasil. Assim, vai para a avenida mais do que a mistura de cores e ritmos de inspiração africana. A proposta é agregar elementos significativos para afirmação da arte, cultura e resistência negra, ultrapassando as fronteiras da folia. Nesse contexto, o projeto vai além do desfile que se realizará pela segunda vez em Caxias, integrando-se à já tradicional programação dos blocos de Carnaval caxienses. As atividades se estendem durante todo o ano trabalhando a construção de identidade e afirmação do povo negro.
PAPA LANCHES
Domingo (1º), 14h
Festa na Rua José Arlindo Fadaneli, no Bairro Esplanada
FILHOS DE JARDEL
Domingo (8/3)
Festa no Bairro Jardelino Ramos