REGIÃO – A equipe organizadora da 19ª Cavalgada de Prendas de Cambará do Sul já tem data para o evento: 17 de setembro. A equipe de Redação do JI conversou com uma das integrantes. “Estamos esperando de 380 a 400 mulheres à cavalo e o almoço será gratuito às prendas”, disse Ana Paula Isoppo, que organiza o evento junto com Erica Titoni, Josiane Detânico, Lisiane Dresch, Roberta Dal Rolt, Samira Aguiar e Suelen Fonseca.
Ana Paula afirmou que o percurso é pelos campos do município e terá aproximadamente 23 quilômetros. Além disso, durante o evento, as participantes farão atividades que exigem conhecimentos culturais e campeiros. E, conta com a participação de prendas de todas as idades, desde a mais jovem até a terceira idade.
A atividade busca a conservação e o fortalecimento do papel da mulher na cultura gaúcha. “A iniciativa das mulheres é para mostrar que elas têm garra, amor as tradições e uma conquista de liberdade e igualdade. Proporcionando as participantes poder vivenciar a cultura gaúcha”, explicou Ana Paula.
Um apreciador da cultura gaúcha, o empresário Zenis Coelho recebeu as prendas integrantes da organização e acredita que Canela e Gramado precisa colaborar com o crescimento do turismo e cultura local dos municípios do interior.
“Elas pediram meu apoio. Acho muito importante o trabalho que elas fazem, ainda mais que no mês de setembro é comemorado o dia do Gaúcho. Precisamos divulgar e incentivar os atrativos dos municípios do nosso interior”, comentou Coelho.

Por fim, a última edição ocorreu em 2019 e teve a participação de 12 mulheres de Canela e seis de Gramado. Devido a pandemia do coronavírus, a Cavalgada das Prendas de Cambará do Sul foi suspendida em 2020 e 2021.
A primeira Cavalgada de Prendas
Tudo começou no ano de 2000, quando decidiram realizar um passeio entre amigas. Uma prenda foi convidando outra, até que chegaram a reunir 86 mulheres na primeira edição. Elas cavalgaram pelos Campos de Cima da Serra com muita neve, pois era mês de setembro daquele ano, por exemplo.
A experiência deu certo, o evento só foi tendo sucesso nos próximos anos, chegando a somar até 600 prendas, de diversas cidades, estados e até países. Para as mulheres que organizam o evento, a cavalgada é uma grande reunião de amigas, que num ‘ambiente familiar’, se dedicam a mostrar suas habilidades no lombo do cavalo, experimentar essa vida rural e promover uma grande integração.
Mais informações sobre a Cavalgada de Prendas pelo telefone (54) 9980.3396 ou pelas redes sociais, Facebook (19ª Cavalgada de Prendas) e Instagram (cavalgadadeprendas2022).