GRAMADO – A 53ª Edição do Festival de Cinema de Gramado contará com uma parceria com a EmbraturLAB para promover novas formas de experienciar o turismo em grandes eventos culturais brasileiros. Três startups foram selecionadas através do Desafio Brasil Festivo, iniciativa da Embratur para estarem presentes no evento, que acontece na Serra Gaúcha entre os dias 13 e 23 de agosto, com abertura oficial no dia 15.
A Blitzar Sistemas Digitais Interativos estará presente no evento com o Check Pontos, um aplicativo que irá promover ações de gamificação durante o Festival. Para participar, o visitante deverá escanear o qr code da plataforma, que estará espalhado pela cidade, e realizar o cadastro para participar do passaporte de benefícios. Em seguida, poderá acumular pontos ao capturar qr codes em estabelecimentos comerciais, cinemas e atrações turísticas e, também, participando de atividades interativas no aplicativo. A cada local capturado, o usuário receberá um carimbo digital no passaporte. As recompensas variam de acordo com o dia e serão determinadas pelos estabelecimentos parceiros.
Já a startup Flori Tech desenvolveu uma ativação especial chamada Reciclômetro, que consiste na instalação de três máquinas de coleta para o público descartar seus resíduos sólidos durante o festival. As máquinas irão exibir o ranking de quem mais contribuiu, além da quantidade total de resíduos devidamente descartados, para o público acompanhar a ação em tempo real.
Para fechar a programação, a Sentimonitor levará ao evento uma solução de social listening que irá cruzar diferentes dados e fontes de informação disponibilizados nas redes sociais,em plataformas e fóruns de discussão na internet e na imprensa relacionados à repercussão do festival e, também, à percepção de diferentes públicos, entre turistas, moradores de Gramado e comerciantes locais. A ferramenta permitirá avaliar a opinião pública, reunir e analisar mais dados sobre os frequentadores do festival e promover ainda mais a integração entre o evento e o turismo local.