A entrega da Carta Aberta de Gramado pelo Turismo ocorreu durante a cerimônia oficial de abertura da Festuris, na noite de quinta-feira (7). Na presença do governador Eduardo Leite, o documento passou às mãos dos diretores da feira, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
A carta tem o objetivo de produzir um documento sugerindo ações para o desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul. O deputado Dalciso Oliveira (PSB), presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo Gaúcho, esteve na tarde de quinta-feira em Gramado coordenando os trabalhos de uma reunião chamada de Diálogos sobre o Turismo Gaúcho e Brasileiro em conjunto com a Comissão de Turismo da Câmara de Deputados, presidida pelo deputado Newton Cardoso Jr. (MDB/MG) e com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Brasil, presidida pelo deputado Herculano Passos (MDB/SP).
O documento propõe o reconhecimento do turismo em todas as suas modalidades como fonte geradora de riquezas, oportunidades de trabalho e emprego. A ideia pede ainda a implementação de um Fórum Permanente de Turismo em nível nacional.
Outro importante ponto é criação de projetos e investimentos em infraestrutura e turismo criativo nas 27 regiões turísticas gaúchas, gerando mais empregos e movimentando a economia local. “Já tínhamos um esboço da carta aberta, mas a participação deles foi importantíssima para inserirmos novas sugestões. Foi uma experiência maravilhosa, de muito aprendizado”, avaliou o deputado Dalciso.
DADOS DO TURISMO – Dados oficiais do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World TravelandTourismCouncil –WTTC) apontaram que, neste ano, a cadeia do turismo representou 10,4% de contribuição ao PIB mundial e 8,1% ao PIB do Brasil. Estudos estimam que o turismo empregue 10,6 milhões de pessoas no Brasil até 2024 (9,7% do total de postos de trabalho).
A Fundação de Economia e Estatística do RS (FEE/RS) apresentou o Valor Adicionado Bruto (VAB) de 2,6% do Turismo na economia gaúcha em 2016. Somado aos dados, informações de que o potencial internacional do turismo no Brasil é um dos menos aproveitados no mundo: 75% dos municípios gaúchos possuem algum potencial ou vocação turística.
Além disso, outros fatores que pesaram para a construção da Carta Aberta de Gramado pelo Turismo foram os dados de 2015, quando o Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre) recebeu mais de 500 mil passageiros em 6 mil voos internacionais. O Rio Grande do Sul tem três municípios – Gramado, Porto Alegre e Bento Gonçalves – selecionados no Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores de desenvolvimento turístico regional, elaborado pelo Ministério do Turismo. Também foram consideradas história, expertise e os resultados positivos já alcançados pelo município de Gramado e região que hoje apresentam demanda excedente de visitas.