CANELA – No tatame o município esteve representado pela Equipe Canelense de Taekwondo,em Igrejinha quando participou no final do mês de julho da 22ª Copa Open com cinco atletas competindo nas modalidades de formas (poonse) e lutas (kyorugui). Pelo formas foram três primeiros colocados e um vice e ainda a terceira colocação no geral por esta categoria. Já na luta, também três conquistas e dois vice-campeonatos e quarto lugar no geral. A competição contou com 12 equipes do Rio Grande do Sul.
Roberto Haag, 36 anos, há 18 atuando na modalidade, é o professor da garotada e ministra as aulas na sede da capela do bairro Ulisses de Abreu, desde 2016. Ele destacou as conquistas para a equipe, mas ressaltou que a meta não é as medalhas e troféus, mas a orientação e disciplina para os alunos.
“Claro que conquistas são importantes, mas propomos aos alunos a disciplina e orientamos eles que a modalidade é uma auto defesa, não pode praticar lutas e tentar brigar na rua ou escola, temos punição para quem faça isso damos conselhos”, comentou.
Haag mencionou que o ritmo de competitividade depende de cada aluno. Não há um limite de períodos de treinamentos para estar apto para ingressar no tatame e representar o clube em campeonatos, depende de cada atleta.
“Para competir depende do atleta se desenvolver nos treinamentos, se está apto pode lutar, às vezes ocorre de um aluno com um mês de academia já participar de competições e outros com mais tempo, necessitam de um período maior”, explicou. Aos interessados em integrar a equipe podem contatar pelo telefone (54) 99919.6908.