InícioNotíciasEsportesHandbike busca a inclusão da pessoa com deficiência no ciclismo

Handbike busca a inclusão da pessoa com deficiência no ciclismo

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

No Parapan deste ano, Brasil conquistou oito medalhas, sendo três ouros, uma prata e quatro bronzes

Tiago Manique

[email protected]

 

REGIÃO – Uma ação inovadora na região que pretende inserir a pessoa com deficiência física no esporte começa dar suas primeiras pedaladas. O projeto denominado de “Improvisar, adaptar e superar no esporte”, liderado pelo morador de Gramado Guilherme Rocha da Silva, busca incluir a modalidade do paraciclismo, conhecido como o handbike, que é uma espécie de triciclo pedalado com as mãos. No velódromo, as bicicletas não têm marchas e a competição acontece em uma pista oval que varia entre 250 e 325 metros de extensão.

Velocidade em todas as provas é fundamental. Na estrada, os ciclistas de cada categoria largam ao mesmo tempo. As competições são as mais longas da modalidade, com até 120 km de percurso.

As disputas contra-relógio exigem mais velocidade que resistência. Os atletas largam de um em um minuto, pedalando contra o tempo. Nesta prova a posição dos ciclistas na pista não diz, necessariamente, a colocação real em que se encontram, pois tudo depende do tempo. No Brasil, a modalidade é organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), sendo também um esporte paralímpico.

Neste primeiro momento o objetivo não é reunir competidores. Conforme o titular do projeto,houve a recente aprovação para receber auxílio financeiro do Governo do Estado pelo Programa Pró-Esporte, sendo o primeiro aprovado para esta modalidade no Rio Grande do Sul.

“Nossa finalidade é a inclusão social e proporcionar para que as pessoas com algum tipo de deficiência participem de atividades esportivas, que elas saibam quem procurar e é isso que queremos com o handbike, mostrar que temos potencial na região”, disse ele que recentemente realizou eventos, em Gramado dia 7na Vila Olímpica e em Canela sábado (14), no Parque do Lago.

 

Parque do Lago, em Canela, teve a mostra do handbike na semana passada

 

A Associação Canelense de Pessoas com Deficiência (ACPDF) é uma das entidades parceiras do projeto. Para Jonas Ludwig, vice-presidente, um dos maiores desafios é fazer com que as pessoas participem das ações, além de buscar parcerias conscientizando o poder público da região em realizar melhorias nos acessos e incentivar junto aos departamentos esportivos de Gramado e Canela e assistências sociais.

“Não dá para fazer nada sem incentivo, então precisamos unir forças que vamos conseguir esta mobilização. Ainda tem uma carência na região de estrutura para pessoas com deficiência e vamos também com o handbike conversar, conscientizar e buscar melhorias”, ressaltou Ludwig, citando que conforme mapeamento da ACPDF, mais de 50 pessoas possuem algum tipo de deficiência.

Além de Gramado e Canela, Três Coroas também fará parte do projeto com evento a ser programado no Vale do Paranhana até março de 2020. Além das parcerias já concretizadas, o grupo conta com o apoio do educador físico Flávio Agassiz.

 

Em Gramado foi realizada a apresentação do projeto na Vila Olímpica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido